A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DARWIN E A BIOLOGIA. BIOGRAFIA Nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shrewsburry, Inglaterra. Quando criança, cultivava o hábito de colecionar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DARWIN E A BIOLOGIA. BIOGRAFIA Nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shrewsburry, Inglaterra. Quando criança, cultivava o hábito de colecionar."— Transcrição da apresentação:

1 DARWIN E A BIOLOGIA

2 BIOGRAFIA Nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shrewsburry, Inglaterra. Quando criança, cultivava o hábito de colecionar besouros e acabou ficando obcecado por isso. Seu pai temia que não seria capaz de fazer nada além de caçar ratos e besouros e que acabasse por desgraçar o nome da família. Por ser um hábil caçador, aprendeu a observar o hábito dos animais. Concluiu que o prazer de observar era maior do que o prazer de caçar. Nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shrewsburry, Inglaterra. Quando criança, cultivava o hábito de colecionar besouros e acabou ficando obcecado por isso. Seu pai temia que não seria capaz de fazer nada além de caçar ratos e besouros e que acabasse por desgraçar o nome da família. Por ser um hábil caçador, aprendeu a observar o hábito dos animais. Concluiu que o prazer de observar era maior do que o prazer de caçar.

3 VIAGENS Muitas das observações que levaram Charles Darwin a elaborar sua teoria evolucionista ocorreram durante a viagem ao redor do mundo, como naturalista do navio inglês H. S. S. Beagle. Durante os cinco anos que durou a viagem, iniciada em 1831, Darwin visitou diversos locais da América do Sul (inclusive o Brasil) e da Austrália, além de vários arquipélagos tropicais. Porém, o lugar onde ele concretizou a sua teoria evolucionista foi nas ilhas de Galápagos. Muitas das observações que levaram Charles Darwin a elaborar sua teoria evolucionista ocorreram durante a viagem ao redor do mundo, como naturalista do navio inglês H. S. S. Beagle. Durante os cinco anos que durou a viagem, iniciada em 1831, Darwin visitou diversos locais da América do Sul (inclusive o Brasil) e da Austrália, além de vários arquipélagos tropicais. Porém, o lugar onde ele concretizou a sua teoria evolucionista foi nas ilhas de Galápagos.

4 DARWIN TORNA-SE ADEPTO AO EVOLUCIONISMO Darwin só se tornou verdadeiramente evolucionista vários meses após regressar de sua viagem, em cerca de Pois tinha receio de publicar seus pensamentos sem nenhuma lógica ou provas que amparava a sua idéia Evolucionista e ser rejeitado pela sociedade e pelos cientistas. Darwin só se tornou verdadeiramente evolucionista vários meses após regressar de sua viagem, em cerca de Pois tinha receio de publicar seus pensamentos sem nenhuma lógica ou provas que amparava a sua idéia Evolucionista e ser rejeitado pela sociedade e pelos cientistas.

5 GALÁPAGOS As ilhas de Galápagos são de origem vulcânicas, estão situadas a 1.000KM a oeste do Equador. A tripulação BEAGLE chegou a Galápagos e 15 de setembro de 1835, e permaneceu no arquipélago durante cinco semanas. As ilhas de Galápagos são de origem vulcânicas, estão situadas a 1.000KM a oeste do Equador. A tripulação BEAGLE chegou a Galápagos e 15 de setembro de 1835, e permaneceu no arquipélago durante cinco semanas. As ilhas apresentavam entre si variedades morfológicas. O que colaborou para as pesquisas de Darwin e a seguinte conclusão; essas diferenças proporcionava uma plena semelhança na fauna e flora. Darwin acabou concluindo que a flora e a fauna de ilhas próximas são semelhantes porque se originam de ancestrais comuns, provenientes dos continentes próximos. Em cada uma das ilhas, as populações colonizadoras sofrem adaptações específicas, originando diferentes variedades de espécies. As ilhas apresentavam entre si variedades morfológicas. O que colaborou para as pesquisas de Darwin e a seguinte conclusão; essas diferenças proporcionava uma plena semelhança na fauna e flora. Darwin acabou concluindo que a flora e a fauna de ilhas próximas são semelhantes porque se originam de ancestrais comuns, provenientes dos continentes próximos. Em cada uma das ilhas, as populações colonizadoras sofrem adaptações específicas, originando diferentes variedades de espécies.

6 Exemplo encontrado por Darwin na Ilha de Galápagos que o ajudou a selecionar a teoria da seleção natural

7 SELEÇÃO NATURAL A ação da seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição. A ação da seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição. A expressão mais adaptado refere-se à maior probabilidade de determinado indivíduo sobreviver e deixar descendentes em determinado ambiente. Resumindo em cada grupo, alguns indivíduos sobrevive e outros são eliminados, e a escolha é realizada pelas condições que o ambiente oferece. A expressão mais adaptado refere-se à maior probabilidade de determinado indivíduo sobreviver e deixar descendentes em determinado ambiente. Resumindo em cada grupo, alguns indivíduos sobrevive e outros são eliminados, e a escolha é realizada pelas condições que o ambiente oferece.

8 AS 2 FASES DA SELEÇÃO NATURAL 1ª FASE A DIVERSIFICAÇÃO DA ESPÉCIE: 1ª FASE A DIVERSIFICAÇÃO DA ESPÉCIE: Em suas observações Darwin constatou que todos os membros de uma mesma espécie são semelhantes, mas não idênticos; ou seja, os indivíduos pertencentes a uma certa espécie apresentam, ao nascer, algumas variações em relação aos outros de sua espécie; essas características poderão ser favoráveis á sobrevivência. 2ª FASE A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA: 2ª FASE A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA: O indivíduo através destas características concebidas, tentará sobreviver às ações que a natureza lhe proporcionará, até porque os recursos existentes não são suficientes para todos os organismos que nascem, todas as espécies animais e vegetais estão em permanente competição umas com as outras pela sobrevivência e pela perpetuação nas gerações sucessivas.

9 SELEÇÃO ARTIFICIAL Um dos argumentos apresentados por Darwin em favor da seleção dos mais aptos baseou-se no estudo das espécies cultivadas pelo homem. Sabia-se que pelo menos alguns animais domésticos e vegetais cultivados pertenciam a espécie com representantes ainda em estado selvagem. Os exemplares domésticos, entretanto, diferiam em tantas características dos selvagens que podiam, quanto ao seu aspecto geral, até ser classificados como espécies diferentes. Resumindo é aquela característica que o homem seleciona reprodutores de uma determinada variedade ou raça, permitindo que apenas os que têm a característica desejadas se reproduzam. Um dos argumentos apresentados por Darwin em favor da seleção dos mais aptos baseou-se no estudo das espécies cultivadas pelo homem. Sabia-se que pelo menos alguns animais domésticos e vegetais cultivados pertenciam a espécie com representantes ainda em estado selvagem. Os exemplares domésticos, entretanto, diferiam em tantas características dos selvagens que podiam, quanto ao seu aspecto geral, até ser classificados como espécies diferentes. Resumindo é aquela característica que o homem seleciona reprodutores de uma determinada variedade ou raça, permitindo que apenas os que têm a característica desejadas se reproduzam.

10 LAMARCK X DARWIN LAMARCK X DARWIN

11 CONCLUINDO E EXEMPLIFICANDO Conclusão geral de Lamarck: Para ele o ambiente é o elemento estimulador de mudanças adaptativas e herdáveis para uma espécie. Conclusão geral de Lamarck: Para ele o ambiente é o elemento estimulador de mudanças adaptativas e herdáveis para uma espécie. Conclusão geral de Darwin: Para ele o ambiente é agente de seleção natural, atuando sobre a diversidade da espécie. Conclusão geral de Darwin: Para ele o ambiente é agente de seleção natural, atuando sobre a diversidade da espécie.

12

13 WALLACE X DARWIN Em junho de 1858, Darwin recebeu uma carta do naturalista inglês Alfred Russel Wallace (1823 – 1913), que continha conclusões fundamentalmente semelhantes às suas. Wallace havia estudado as faunas da Amazônia e das Índias Orientais, chegando à conclusão de que as espécies se modificavam por seleção natural. Darwin ficou assombrado com as semelhanças do trabalho de Wallace em relação ao seu próprio trabalho, entre outras coisas pelo fato de Wallace ter também se inspirado em uma mesma fonte não biológica, o livro de Malthus, Ensaio sobre a lei da população. Darwin escreveu, então, um resumo de suas idéias, que foram publicadas juntamente com o trabalho de Wallace, em 1º de julho de Um ano mais tarde, Darwin publicou o trabalho completo no livro A origem das espécies. As anotações de Darwin confirmaram que ele concebeu a sua teoria de evolução cerca de 15 anos antes de ter recebido a carta de Wallace, e este admitiu que Darwin tinha, realmente, sido o pioneiro.


Carregar ppt "DARWIN E A BIOLOGIA. BIOGRAFIA Nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shrewsburry, Inglaterra. Quando criança, cultivava o hábito de colecionar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google