A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A busca por sua origem sempre intrigou o ser humano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A busca por sua origem sempre intrigou o ser humano."— Transcrição da apresentação:

1

2 A busca por sua origem sempre intrigou o ser humano.

3 Hoje em dia, muitas pessoas creem na Ideia Criacionista. Esta prega a origem do ser humano como criação divina.

4 Isso significa que teríamos sido criados à imagem e à semelhança de Deus. Gênesis.

5 Na perspectiva da ciência, porém, prevalece, atualmente, a Teoria Evolucionista.

6 Qual a posição correta, Criacionista ou Evolucionista? Deixamos que você decida. Uma coisa é certa: o assunto é polêmico. Salientamos, contudo, que nas aulas de Ciências, a abordagem será a Teoria Evolucionista.

7 O que diz a Teoria Evolucionista? A teoria da evolução afirma que as espécies atuais descendem de outras espécies que sofreram modificações, através dos tempos.

8 O que diz a Teoria Evolucionista? Charles Darwin ( ) revolucionou o mundo ao lançar essa teoria em seu livro "A origem das espécies por via da seleção natural".

9 O que diz a Teoria Evolucionista? Os ancestrais das espécies atualmente existentes são considerados descendentes de predecessores diferentes deles, e assim por diante.

10 O que diz a Teoria Evolucionista? O evolucionismo prega o transformismo, explica a grande diversidade de formas de vida e rejeita o fixismo, segundo o qual o número de espécies é fixo e elas não sofrem modificações.

11 Quais são as evidências do processo evolutivo? Anatomia comparada O estudo comparado da anatomia de animais e vegetais mostra a existência de um padrão fundamental similar, na estrutura dos sistemas de órgãos.

12 Note, pelas cores, as semelhanças nos esqueletos de cada espécie (todos mamíferos). Quais são as evidências do processo evolutivo?

13 Órgãos vestigiais Existem vestígios ou rudimentos de órgãos que representam restos inúteis de estruturas de órgãos que são grandes e funcionais em alguns outros animais.

14 Quais são as evidências do processo evolutivo? No homem, o apêndice vermiforme é pequeno e sem função, sendo anexo ao ceco. Em certos herbívoros, o ceco é bem desenvolvido. É útil para armazenar celulose (alimento).

15 O homem descende dos macacos? Para a ciência, o ser humano e outros primatas conhecidos como pongídeos (chimpanzé, gorila e orangotango) têm um ancestral comum.

16 O homem descende dos macacos? Ancestral comum.

17 O homem descende dos macacos? Na verdade, essa ideia (equivocada) que coloca o homem como descendente do macaco surgiu como forma de desmerecer a Teoria Evolucionista.

18 O homem descende dos macacos? Embora semelhantes em muitos aspectos, saliente- se que os pongídeos não apresentam habilidades do ser humano como escrever, trabalhar, tocar instrumentos,...

19 O homem descende dos macacos? Essa diferença fundamental é atribuída ao cérebro humano bastante desenvolvido, com capacidade de raciocínio, pensamentos abstratos, fazer uso da linguagem (fala) e transmitir conhecimentos aos outros. Cérebro humano.

20 Homo sapiens sapiens Considerando-se que a espécie humana evoluiu de outros seres, quais os ancestrais do ser humano? Os principais hominídeos, na ordem de evolução seriam: 1. Astralopithecus; 2. Homo habilis; 3. Homo erectus; 4. Homo sapiens neanderthalensis; 5. Homo sapiens sapiens.

21 Homo sapiens sapiens EVOLUÇÃO

22 Por enquanto...


Carregar ppt "A busca por sua origem sempre intrigou o ser humano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google