A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem. Quando e onde ocorreu A Pré-História corresponde a um longo período de 3,6 milhões de anos. Termina com o surgimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem. Quando e onde ocorreu A Pré-História corresponde a um longo período de 3,6 milhões de anos. Termina com o surgimento."— Transcrição da apresentação:

1 PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem

2 Quando e onde ocorreu A Pré-História corresponde a um longo período de 3,6 milhões de anos. Termina com o surgimento da escrita, há 4 mil anos. Algumas destas datas são aproximadas e discutíveis. Pesquisas indicam que o ser humano surgiu na África, há aproximadamente 4 milhões de anos. O nomadismo fez com que estes seres humanos – a partir da África – criassem redes de migrações para outras regiões do planeta.

3 Sobre o termo O termo Pré-História, apesar de muito utilizado, é inadequado. Isto porque pré significa antes, e passa a ideia de que as populações que viveram neste período não tinham história. No entanto, quando o ser humano passa a transformar a natureza, já está fazendo história.

4 Ciências da Pré-História O que aconteceu nesse vasto período pode ser conhecido pelo estudo dos fósseis e de instrumentos, utensílios, desenhos, restos de habitações e outros vestígios da vida humana. Estes vestígios são objeto de estudo de duas ciências principais: a Arqueologia e a Paleontologia. A Arqueologia é a ciência que estuda a cultura material humana, num dado tempo e espaço. Esta cultura material é pesquisada nos chamados sítios arqueológicos. A Paleontologia, por sua vez, é ciência que estuda, através de fósseis, os organismos que viveram no planeta, ao longo do tempo geológico.

5 Origem do homem Existe um debate entre a ciência e a fé, no que diz respeito à origem do homem. As duas principais vertentes da discussão são o Criacionismo e o Evolucionismo. O Criacionismo é a concepção ligada ao religioso, baseada na idéia da criação do ser humano por um ser divino. Teve grande predominância até o séc. XIX. O Evolucionismo é a concepção ligada à ciência, baseada nos estudos de Darwin sobre evolução humana.

6 Michelangelo. Criação de Adão e Eva : CRIACIONISMO Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono, e enquanto ele dormia tirou-lhe uma costela e fechou-lhe de novo com carne o lugar. Depois, da costela do homem, o Senhor Deus formou uma mulher e aprensentou-a ao homem. E o homem disse: Desta vez é carne de minha carne e osso dos meus ossos. Gênesis 2,

7 EVOLUCIONISMO Diferentemente do criacionismo, o evolucionismo, fruto de um conjunto de pesquisas iniciadas pelo legado deixado pelo cientista Charles Darwin afirma que o homem é resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de 5 milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens, o qual corresponde ao homem com suas características atuais.

8 Evolução Humana O evolucionismo não defende a idéia de que o ser humano evoluiu do macaco. Ambos tiveram um ancestral comum, mas seguiram caminhos evolutivos diferentes. O estudo dos crânios possibilitou a classificação de diferentes etapas da evolução dos primeiros humanos, pois o volume do cérebro foi aumentando à medida que evoluía. As principais etapas da evolução humana são: Australopiteco, Homo Habilis, Homo Erectus e Homo Sapiens. O Australopiteco é considerado o ancestral mais antigo do ser humano. Viveu na África há aproximadamente 3 milhões de anos. O volume de seu crânio era de cerca de 500 cm³, um pouco maior que o dos atuais macacos.

9 Australopiteco Homo Habilis Homo Erectus Homo Sapiens

10 O Gênero Homo O Homo Habilis inventou as primeiras ferramentas e viveu há aproximadamente 2 milhões de anos. O volume de seu crânio era de 800 cm³ - o dobro do crânio do chimpanzé.Homo Habilis O Homo Erectus viveu há aproximadamente 1 milhão de anos. Sabia utilizar alguns instrumentos feitos de pedra e era um hábil caçador. O volume de seu crânio era de cm³, o que equivale ao dobro do crânio dos macacos atuais.Homo Erectus O Homo Sapiens viveu há aproximadamente 200 mil anos. Já era um artesão habilidoso e os seus utensílios eram melhores e mais eficientes do que todos os outros feitos anteriormente. O volume de seu crânio atingia cm³, o mesmo volume do crânio do ser humano moderno.Homo Sapiens No decorrer da evolução humana, a Pré-História se divide em três fases: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Esta divisão foi feita de acordo com o material utilizado pelos primeiros humanos na fabricação de suas ferramentas.

11 Pra ir além! Acesse outros recursos para complementar seus estudos: Filmes sobre a Pré-História Filmes sobre a Pré-História Imagens da Pré-História Imagens da Pré-História Quiz da Pré-História Quiz da Pré-História Vídeo: A Longa Viagem Pelo Tempo Vídeo: A Longa Viagem Pelo Tempo Visita Virtual: Caverna de Lascaux Visita Virtual: Caverna de Lascaux Arqueologia: Além da Sala de Aula Arqueologia: Além da Sala de Aula Como você seria na Pré-História Como você seria na Pré-História


Carregar ppt "PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem. Quando e onde ocorreu A Pré-História corresponde a um longo período de 3,6 milhões de anos. Termina com o surgimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google