A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem"— Transcrição da apresentação:

1 PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem

2 Quando e onde ocorreu A Pré-História corresponde a um longo período de 3,6 milhões de anos. Termina com o surgimento da escrita, há 4 mil anos. Algumas destas datas são aproximadas e discutíveis. Pesquisas indicam que o ser humano surgiu na África, há aproximadamente 4 milhões de anos. O nomadismo fez com que estes seres humanos – a partir da África – criassem redes de migrações para outras regiões do planeta.

3 Sobre o termo O termo Pré-História, apesar de muito utilizado, é inadequado. Isto porque “pré” significa “antes”, e passa a ideia de que as populações que viveram neste período não tinham história. No entanto, quando o ser humano passa a transformar a natureza, já está fazendo história.

4 Ciências da Pré-História
O que aconteceu nesse vasto período pode ser conhecido pelo estudo dos fósseis e de instrumentos, utensílios, desenhos, restos de habitações e outros vestígios da vida humana. Estes vestígios são objeto de estudo de duas ciências principais: a Arqueologia e a Paleontologia. A Arqueologia é a ciência que estuda a cultura material humana, num dado tempo e espaço. Esta cultura material é pesquisada nos chamados sítios arqueológicos. A Paleontologia, por sua vez, é ciência que estuda, através de fósseis, os organismos que viveram no planeta, ao longo do tempo geológico. Apostila 01, p. 04. Perguntar aos alunos se, pela imagem, eles conseguem enxergar a diferença entre arqueologia e a paleontologia. Contar como funciona o trabalho do arqueólogo e experiências no Rio de Janeiro. Falar das diferenças entre a arqueologia e a paleontologia. Enquanto a arqueologia estuda a cultura material humana, a paleontologia se esforça por estudar fósseis de animais e vegetais antigos. Ambas são importante para o estudo da Pré-História.

5 Origem do homem Existe um debate entre a ciência e a fé, no que diz respeito à origem do homem. As duas principais vertentes da discussão são o Criacionismo e o Evolucionismo. O Criacionismo é a concepção ligada ao religioso, baseada na idéia da criação do ser humano por um ser divino. Teve grande predominância até o séc. XIX. O Evolucionismo é a concepção ligada à ciência, baseada nos estudos de Darwin sobre evolução humana. Este conteúdo não tem na apostila. Explicar as duas versões sobre a origem do homem. O creacionismo (incluir link) defende a idéia bíblica que o homem (Adão) surgiu no Jardim do Éden. O evolucionismo (link) apregoa que o ser humano vem evoluindo há aproximadamente 5 milhões de anos, se adaptando à natureza e criando novas estratégias de sobrevivência. Fazer uma enquete com os alunos, questionando em qual dos ramos eles acreditam, mas sem entrar em discussões de ordem religiosa.

6 CRIACIONISMO Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono, e enquanto ele dormia tirou-lhe uma costela e fechou-lhe de novo com carne o lugar. Depois, da costela do homem, o Senhor Deus formou uma mulher e aprensentou-a ao homem. E o homem disse: “Desta vez é carne de minha carne e osso dos meus ossos”. Gênesis 2, Michelangelo. Criação de Adão e Eva: 1512.

7 EVOLUCIONISMO Diferentemente do criacionismo, o evolucionismo, fruto de um conjunto de pesquisas iniciadas pelo legado deixado pelo cientista Charles Darwin afirma que o homem é resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de 5 milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens, o qual corresponde ao homem com suas características atuais.

8 Evolução Humana O evolucionismo não defende a idéia de que o ser humano evoluiu do macaco. Ambos tiveram um ancestral comum, mas seguiram caminhos evolutivos diferentes. O estudo dos crânios possibilitou a classificação de diferentes etapas da evolução dos primeiros humanos, pois o volume do cérebro foi aumentando à medida que evoluía. As principais etapas da evolução humana são: Australopiteco, Homo Habilis, Homo Erectus e Homo Sapiens. O Australopiteco é considerado o ancestral mais antigo do ser humano. Viveu na África há aproximadamente 3 milhões de anos. O volume de seu crânio era de cerca de 500 cm³, um pouco maior que o dos atuais macacos. Apostila 01, p. 04.Fazer ou não atividade? Incluir objetos pré-históricos, como armas, instrumentos musicais e ferramentas? Explicar as etapas da evolução humana, destacando que pertencemos ao gênero Homo Sapiens Sapiens. O Homo Habilis, passou a manipular ferramentas, por isso o termo Habilis (habilidade). O Homo Erectus adotou a postura ereta, com a coluna vertebral já desenvolvida. A partir do Homem de Neandertal já se fazia homenagens aos mortos, dotado de consciência da morte. Fazer a brincadeira do “Homo”.

9 Australopiteco Homo Erectus Homo Habilis Homo Sapiens

10 O Gênero Homo O Homo Habilis inventou as primeiras ferramentas e viveu há aproximadamente 2 milhões de anos. O volume de seu crânio era de 800 cm³ - o dobro do crânio do chimpanzé. O Homo Erectus viveu há aproximadamente 1 milhão de anos. Sabia utilizar alguns instrumentos feitos de pedra e era um hábil caçador. O volume de seu crânio era de cm³, o que equivale ao dobro do crânio dos macacos atuais. O Homo Sapiens viveu há aproximadamente 200 mil anos. Já era um artesão habilidoso e os seus utensílios eram melhores e mais eficientes do que todos os outros feitos anteriormente. O volume de seu crânio atingia cm³, o mesmo volume do crânio do ser humano moderno. No decorrer da evolução humana, a Pré-História se divide em três fases: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Esta divisão foi feita de acordo com o material utilizado pelos primeiros humanos na fabricação de suas ferramentas.

11 Pra ir além! Acesse outros recursos para complementar seus estudos:
Filmes sobre a Pré-História Imagens da Pré-História Quiz da Pré-História Vídeo: A Longa Viagem Pelo Tempo Visita Virtual: Caverna de Lascaux Arqueologia: Além da Sala de Aula Como você seria na Pré-História


Carregar ppt "PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google