A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS FÓSSEIS, POR EXEMPLO, SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS PARA QUE POSSAMOS ENTENDER NOSSAS ORIGENS. "CONHECENDO OS FÓSSEIS PODEMOS, POR EXEMPLO, SABER COMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS FÓSSEIS, POR EXEMPLO, SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS PARA QUE POSSAMOS ENTENDER NOSSAS ORIGENS. "CONHECENDO OS FÓSSEIS PODEMOS, POR EXEMPLO, SABER COMO."— Transcrição da apresentação:

1 OS FÓSSEIS, POR EXEMPLO, SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS PARA QUE POSSAMOS ENTENDER NOSSAS ORIGENS. "CONHECENDO OS FÓSSEIS PODEMOS, POR EXEMPLO, SABER COMO SE DEU A EVOLUÇÃO DESDE O SURGIMENTO DOS ORGANISMOS MAIS SIMPLES ATÉ A ORIGEM DO HOMEM DENTRO DO GRUPO DOS PRIMATAS", EXPLICA. Os Vestígios dos seres vivos Angela/História 6º ABCDE

2 A EXPRESSÃO "BERÇO DA HUMANIDADE" É, MUITAS VEZES, USADA PELAS PESSOAS PARA SE REFERIREM À ÁFRICA. ISSO PORQUE, SEGUNDO OS CIENTISTAS, LÁ TERIA SURGIDO O PRIMEIRO HOMEM DA TERRA.

3 MAS COMO OS CIENTISTAS CONSEGUEM DESVENDAR ESSAS INFORMAÇÕES? Os fósseis, por exemplo, são importantes instrumentos para que possamos entender nossas origens. Conhecendo os fósseis podemos, por exemplo, saber como se deu a evolução desde o surgimento dos organismos mais simples até a origem do homem.

4 Pesquisamos também através da análise de objetos e materiais encontrados em escavações, uma vez que nessa época ainda não havia registros escritos. Eles trazem consigo importantes indícios sobre a vida na Terra e fazem parte do que chamamos de cultura material, ou seja, artefatos construídos por sociedades antigas, que refletem seu modo de viver.

5 O PÉTRÓLEO NADA MAIS É DO QUE O RESTO DE ALGAS E OUTRAS PEQUENAS CRIATURAS MARINHAS QUE, SOB CONDIÇÕES ESPECIAIS, SOFRERAM REAÇÕES QUÍMICAS AO LONGO DE CENTENAS DE MILHÕES DE ANOS. POR ISSO ELE É CHAMADO DE "COMBUSTÍVEL FÓSSIL". Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis: o carvão, o petróleo e o gás natural. Os três foram formados há milhões de anos atrás na época dos dinossauros, daí o nome de combustível fóssil. Os combustíveis fósseis são resultado de um processo de decomposição das plantas e dos animais.

6 Lucy é um fóssil de Australopithecus afarensis de 3,2 milhões de anos, descoberto em 1974 pelo professor Donald Johanson e pelo estudante Tom Gray em Hadar, no deserto de Afar, na Etiópia quando uma equipe de arqueólogos fazia escavações. Chama-se Lucy por causa da canção "Lucy in the Sky with Diamonds" da banda britânica The Beatles, tocada num gravador no acampamento, e por a terem definido como uma fêmea.

7 IDADE DOS FÓSSEIS ESTRATIGRAFIA É uma técnica de identificação da idade da Terra! Os fósseis normalmente são encontrados em um tipo de solo chamado de sedimentar, que é, como o próprio nome diz, formado por camadas de sedimentos. As camadas de cima são mais jovens e as de baixo, mais velhas. Aí é só ver em que camada de solo estava o fóssil, comparar com as outras e descobrir a idade !

8 A técnica do carbono-14 foi descoberta nos anos quarenta por Willard Libby. Ele percebeu que a quantidade de carbono-14 dos tecidos orgânicos mortos diminui a um ritmo constante com o passar do tempo. Assim, a medição dos valores de carbono-14 em um objeto fóssil nos dá pistas muito exata dos anos decorridos desde sua morte.

9 O Australopithecus cujo o nome significa " macaco do sul ", apareceu há cerca de 5 milhões de anos atrás. O gênero media uns 105 centímetros de altura e seu cérebro era mais ou menos do tamanho do de um chimpanzé. O Australopithecus já andava ereto e talvez usasse ferramentas rudimentares como paus e pedras ( sem modificá-los ), mas provavelmente não falava.

10 O Homo habilis cujo o nome significa " homem habilidoso ", surgiu há aproximadamente 2 milhões de anos, confeccionava e utilizava ferramentas, começando talvez por uma simples pedra. De cérebro grande ( pouco menos da metade do nosso ) e mãos habilidosas, o Homo habilis levava uma vida nômade nas savanas do leste da África, alimentando-se de carne, obtida talvez caçando e carne de animais mortos, além de frutos e outros vegetais.

11 O Homo erectus cujo o nome significa " homem hereto ", surgiu há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás. Com a altura de um homem moderno e um cérebro do tamanho da metade do nosso o Homo erectus era bem inteligente e dominava o uso de uma das mais importantes ferramentas que o homem já teve o fogo e com tudo isso já era possível manter uma estrutura social complexa e viver agrupados em comunidades. O uso do fogo distinguiu o Homo erectus de todas as espécies que haviam surgido antes, ossos carbonizados de animais foram encontrados em sítios arqueológicos em muitos lugares.

12 Possuíam basicamente 6 tipos de ferramentas, raspadeiras ( para confeccionar vestimentas ), machadinhas, facas ( que também eram usadas como pontas de lanças ), laminas (que eram mais afiadas que bisturis cirúrgicos ) e lanças ( feitas com galhos ). O Homo neanderthalensis cujo nome lembra o local onde foi encontrado, surgiu há aproximadamente 200 mil anos atrás,, sua garganta era projetada para a fala, eles possuíam uma linguagem própria, viviam em grupos familiares formados de 8 à 25 pessoas no máximo, seu corpo era mais baixo, mais forte e mais atarracado que o nosso ( bem adaptado ao clima frio em que viviam), eram inteligentes, sua população era algo em torno 100 mil pessoas e sua alimentação era constituída 85% de carne, enterravam seus mortos. Os Homo neanderthalensis tinham uma vida agita e cheia de riscos, sua caça se baseava no combate corpo a corpo, metade de suas crianças não chegava aos 12 anos e 4 a cada 5 homens não chega a 40 anos, as mães neandertais amamentavam seus filhos até 5 anos de idade.

13 O Homo sapiens ( nossa espécie ) surgiu há aproximadamente 150 mil anos atrás, possivelmente na África, como resultado de adaptações de Homo erectus ao meio em que eles viviam. Desde então o Homo sapiens vem evoluindo e aumentando seu número cada vez mais, extinguindo todas as espécies que se opunham a ele, se tornando o " animal " dominante do planeta.


Carregar ppt "OS FÓSSEIS, POR EXEMPLO, SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS PARA QUE POSSAMOS ENTENDER NOSSAS ORIGENS. "CONHECENDO OS FÓSSEIS PODEMOS, POR EXEMPLO, SABER COMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google