A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Biologia Evolutiva Origem e impacto do pensamento evolutivo Teoria Lamarckista Teoria Darwinista Recepção às idéias de Darwin Seleção Natural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Biologia Evolutiva Origem e impacto do pensamento evolutivo Teoria Lamarckista Teoria Darwinista Recepção às idéias de Darwin Seleção Natural."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Biologia Evolutiva Origem e impacto do pensamento evolutivo Teoria Lamarckista Teoria Darwinista Recepção às idéias de Darwin Seleção Natural Teoria Sintética Variabilidade genética Distribuição Geográfica Irradiação adaptativa Especiação

2 Mutação Recombinação gênica Fluxo gênico

3 Variabilidade genética

4 IRRADIAÇÃO ADAPTATIVA Diferenciação progressiva entre indivíduos da mesma espécie; evolução em várias direções partindo de um tipo ancestral comum.

5

6 EVOLUÇÃO PARALELA (animais mais aparentados)

7 EVOLUÇÃO CONVERGENTE (parentesco mais distante) Duas (ou mais) formas sofrendo transformações semelhantes, independentemente do curso de suas respectivas histórias evolutivas (conduzem à produção de semelhanças análogas).

8 HOMOLOGIA EM SÉRIE Quando duas ou mais estruturas de um indivíduo são comparadas. A semelhança fundamental de estrutura entre uma parte de uma animal e outra parte do mesmo animal é chamada de homologia seriada. Encontra sua explicação mais razoável em uma teoria de descendência com modificações. Ex: apêndices da lagosta e lagostim

9

10 VESTÍGIOS Partes relativamente pequenas em tamanho e que exercem pequena função determinada (se é que a possuem...). Ex: apêndice, prega semilunar, cauda (cóccix). Vestígios têm funções?

11 EVULUÇÃO REFLETIDA NA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA Por que os continentes não são povoados por animais semelhantes? Estratificação de fauna: relação entre as características dos animais (quantidade de diferenciação sofrida) e o espaço que eles ocupam num dado continente. Acessibilidade: observada nas massas de terra do hemisfério norte. Inacessibilidade: os três continentes do hemisfério sul são muito separados (Austrália é o mais isolado). Ambos desempenham papéis importantes na distribuição dos animais.

12 Pampa gaúcho? Antártica?

13 Deserto de Saara? Litoral do nordeste?

14 Pólo Norte? Amazônia?

15 Serra gaúcha? Egito!

16 Os animais não habitam todas as regiões que lhe são adequadas. Se um animal não habita uma determinda região, não significa que esta lhe seja inadequada. Centro de dispersão: antigo lar, novas espécies se originam de antigas, em certas regiões, e depois migram em busca de novos mundos a conquistar. As transformações são vagarosas, envolvem muitas gerações, são produzidas por muitos fatores, inclusive a superpopulação do antigo lar. Barreiras: físicas (massa de água ou terra, altas cadeias de montanhas, planícies abertas, florestas, fatores climáticos), ou biológicas (ausência de alimento apropriado, presenças de competidores, predadores, etc.)

17 Adaptabilidade: atributo valioso. Animais que a possuem podem estender sua distribuição a regiões que oferecem condições de vida diferentes das existentes no centro de dispersão. Ex: ratos, camundongos, homem. A falta de adaptabilidade impões obstáculos à dispersão (ou a impede).

18 Ilhas Oceânicas As típicas, não estão localizadas em plataformas continentais. Oscilação continental. -Faunas harmônicas: vários habitats e meios de vida são uniformemente preenchidos (continental). -Faunas desarmônicas: muitos nichos ecológicos permanecem inexplorados ou são preenchidos por animais que, na fauna harmônica, possuem hábitos e maios de vida diferentes (nem todas as faunas de ilhas oceânicas são desarmônicas). - Meios de dispersão para as ilhas oceânicas: vento, transporte por algum animal capaz de voar, jangadas naturais e ilhas flutuantes.

19 Ilhas Havaianas, as oceânicas mais antigas. Calcula-se que 5 milhões de anos foram necessários para a evolução das aves drepanídeas. Devido a seu isolamento, as ilhas oceânicas desenvolvem faunas e floras desarmônicas.

20 O grau de ação não depende apenas da natureza da barreira em si mesma, mas da natureza do organismo em questão.

21 A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada. Albert Einstein

22 A humanidade não se divide em heróis e tiranos. Suas paixões, boas ou más, foram-lhes dadas pela sociedade, não pela natureza. CHARLES CHAPLIN

23 "Devemos, no entanto, reconhecer, como me parece, que o homem com todas as suas nobres qualidades... ainda sofre em sua prisão corpórea a indelével marca de sua humilde origem. Charles Darwin


Carregar ppt "Introdução à Biologia Evolutiva Origem e impacto do pensamento evolutivo Teoria Lamarckista Teoria Darwinista Recepção às idéias de Darwin Seleção Natural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google