A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seleção Genética – Um pouco de história. I- Histórico - Início há mais de 10.000 anos – seleção de grãos de plantas e de características de animais –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seleção Genética – Um pouco de história. I- Histórico - Início há mais de 10.000 anos – seleção de grãos de plantas e de características de animais –"— Transcrição da apresentação:

1 Seleção Genética – Um pouco de história

2 I- Histórico - Início há mais de anos – seleção de grãos de plantas e de características de animais – visava atender às necessidades dos seres humanos;

3 1.Como eram feitas as primeiras seleções genéticas - Toda espécie possui variedades genéticas – o homem escolhia aquelas cujas características mais lhe interessavam e passava a interferir na sua reprodução; - As características são determinadas por genes – ao escolher indivíduos com certas características para se reproduzir, o homem acaba selecionando esses genes;

4 - Desvantagens das técnicas clássicas de seleção genética: * não impedem que genes que não são de interesse sejam incorporados; * São lentas e exigem repetidos cruzamentos com ciclos de seleção – torna restrito às espécies de reprodução sexuada. - Geralmente esses seres acumulam características que dificultam sua sobrevivência na natureza.

5 2- A contribuição de Mendel - O conhecimento das bases da hereditariedade acelerou processos de melhoramento genético.

6 II- A biotecnologia moderna e suas aplicações 1. Teste de comprovação de paternidade - O bebê recebe, na fecundação, metade do seu material genético da mãe e a outra metade, do pai; - Nesse teste, faz-se uma análise do DNA da mãe, do filho e do pai – comparam-se essas análises de DNA;

7

8

9 2. Projeto Genoma - Tenta desvendar toda a informação hereditária de um organismo que está em seu DNA ou, em algumas espécies de vírus, em seu RNA, por meio do seqüenciamento do código genético – conhece-se assim a sequência de nucleotídeos do material genético.

10 3. Os transgênicos - Indivíduo transgênico é aquele que recebe e incorpora, sem seu genoma, um gene de outra espécie e é capaz de transferi-lo a seus descendentes.

11 4. Os clones - Clonagem é um processo de reprodução assexuada, pois não se observa troca de material genético, e pode ser natural ou artificial. - Na clonagem produzem-se organismos geneticamente idênticos aos originais.


Carregar ppt "Seleção Genética – Um pouco de história. I- Histórico - Início há mais de 10.000 anos – seleção de grãos de plantas e de características de animais –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google