A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O gene: herança e evolução

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O gene: herança e evolução"— Transcrição da apresentação:

1 O gene: herança e evolução
Profª Alessandra

2 Heranças e Identidades
Ciências O gene: herança e evolução Heranças e Identidades Por que a célula é chamada de unidade da vida? Por que é também chamada de unidade estrutural, funcional e genética? Qual a diferença entre célula eucariótica e procariótica? Todas as células possuem a mesma forma?

3

4 Ciências O gene: herança e evolução
O interior das células

5 As organelas celulares

6 Exemplos de tipos de células
Ciências O gene: herança e evolução Exemplos de tipos de células

7 O aumento do número de células
Mitose: Processo em que uma célula divide e origina duas células idênticas. Meiose: É um tipo de divisão celular que origina duas células diferentes da célula inicial.

8 Mitose

9 Meiose

10 Ciências O gene: herança e evolução
Divisão celular

11 Os cromossomos e a herança genética
DNA RNA Material Hereditário

12 Ciências O gene: herança e evolução
O DNA ou ADN (ácido desorribonucléico) é uma grande molécula portadora das informações da célula.

13 O DNA e as Bases nitrogenadas
ADENINA GUANINA TIMINA CITOSINA

14 O DNA e as Bases nitrogenadas

15 Ciências O gene: herança e evolução
O DNA é uma fita dupla e muito longa. Se pudesse ser esticado em linha reta atingiria dois metros de comprimento. O DNA é a substância que forma os genes. Então gene é um trecho do DNA que contém a informação hereditária para uma característica. O DNA é constituído de um açúcar(desoxirribose), de fosfato e das bases nitrogenadas: adenina com timina e citosina com guanina. Genoma: Conjunto de todos os nossos genes. No caso do ser humano, há um gene para a altura, outro para a cor da pele, um terceiro para o fio do cabelo e assim por diante.

16 Ciências O gene: herança e evolução
Importante! Todas as células tem o mesmo conjunto de genes, só que alguns são ativos e outros não. E ainda, algum gene inativo após sofrer estímulos do ambiente podem ser ativados.

17 Ciências O gene: herança e evolução
Como o DNA pode caber em uma microscópica célula? Aí é que entram os cromossomos. Eles são estruturas presentes em cada uma das 100 trilhões de células do organismo que servem para armazenar o DNA. Dentro dos cromossomos a fita enorme fica super condensada.

18 Cromossomos

19 O RNA ou ARN(ácido ribonucléico) é uma molécula de cadeia simples
O RNA ou ARN(ácido ribonucléico) é uma molécula de cadeia simples. O RNA é constituído de um açúcar(ribose), por fosfato e pelas bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina e uracila. Ele é responsável por fazer um tipo de leitura do DNA. Existem nas células além de DNA e RNA, proteínas e outras substâncias que entram no controle das atividades das células.

20 O RNA e as Bases nitrogenadas
ADENINA URACILA GUANINA CITOSINA

21 Genômicas Os projetos “Genoma” são pesquisas sobre o conjunto de genes de uma espécie. Esse estudo pode revelar muitas doenças relacionadas aos genes,como o câncer por exemplo. Células tronco: São células com características embrionárias, capazes de originar diversos tipos de células.

22 Ciências O gene: herança e evolução
O seres humanos tem 23 pares de cromosso-mos, os nossos gametas 23 cada. A célula com número total de pares é denominada diplóide, ou 2n. Nos gametas formados por meiose, esse número é reduzido pela metade, portanto tem 23 cromossomas. Por meio da técnica do cariótipo , o conjunto de cromossomos de uma célula humana podem ser fotografados, para posteriormente saber se estão em número e forma corretos.

23 Ciências O gene: herança e evolução

24

25 Ciências O gene: herança e evolução
Os cromossomos determinam o sexo Nos humanos, o sexo é determinado pela composição de cromossomos. Quando o último par de cromossomos(23) é XX é sexo feminino, quando é XY é masculino. Os cromossomos X e Y são chamados cromossomos sexuais.

26 Cromossomos especializados determinam o sexo
Ciências O gene: herança e evolução Cromossomos especializados determinam o sexo

27 Ciências O gene: herança e evolução

28 Ciências O gene: herança e evolução
Alterações no número de cromossomos Síndrome de Klinefelter: Caracteriza-se por ter um cromossomo a mais XXY. Sendo os portadores do sexo masculino, podem apresentar braços e pernas longas e dificuldade de aprendizagem. Síndrome de Down: O indivíduo portador tem, uma trinca de cromossomos do número 21.

29 Síndrome de Klinefelter
Ciências O gene: herança e evolução Síndrome de Klinefelter 

30 Ciências O gene: herança e evolução
Síndrome de down

31 Ciências O gene: herança e evolução
Mendel e a origem da genética O Monge austríaco Mendel, realizou várias pesquisas com ervilhas no passado, para entender porque a mesma planta produzia sementes de cor verde e de cor amarela. Foi a partir de suas descobertas que outros cientistas puderam atentar para os estudos da genética.

32 Mendel observava fatos Mendel,era um monge austríaco que viveu no século XIX. Ele estudou o cruzamento de plantas chamadas de ervilhas-de-cheiro, a fim de compreender porque a mesma planta produzia sementes de cor verde e de cor amarela. A partir de seus estudos é que iniciou o estudo da genética.

33 Ciências O gene: herança e evolução
Observações: Cultivares de sementes verdes, quando cruzadas com sementes verdes, sempre produziam sementes verdes. Ele as chamou de puras. Cultivares de sementes amarelas, cruzadas com amarelas, só produziam sementes amarelas. Essas eram puras também. Cruzando cultivares de sementes verdes “puras” com as de sementes amarelas “puras”, só resultavam sementes amarelas. Em alguns cruzamentos de sementes amarelas com amarelas, eram produzidas sementes amarelas e verdes. Observou então que isso só acontecia quando cruzava entre si os cultivares de sementes amarelas que foram resultado do cruzamento de ervilhas com sementes amarelas “puras” com sementes verde “puras”.

34 Ciências O gene: herança e evolução
Cultivares de sementes amarelas, cruzadas com amarelas, só produziam sementes amarelas. Essas eram puras também. Observou então que isso só acontecia quando cruzava entre si os cultivares de sementes amarelas que foram resultado do cruzamento de ervilhas com sementes amarelas “puras” com sementes verde “puras”. Em alguns cruzamentos de sementes amarelas com amarelas, eram produzidas sementes amarelas e verdes. Cruzando cultivares de sementes verdes “puras” com as de sementes amarelas “puras”, só resultavam sementes amarelas.

35 Ciências O gene: herança e evolução

36 Explicação: Cada característica, como a cor das sementes, é sempre determinada por um mesmo par de fatores (hoje chamados de alelos). No cruzamento de sementes amarelas com amarelas, as sementes apresentavam um alelo para a cor verde e outro alelo para a cor amarela. Essas sementes foram chamadas de híbridas. A característica “cor amarela” encobria a característica “cor verde”.

37 Ciências O gene: herança e evolução
Conclusões dos experimentos de Mendel Um par de alelos determina a cor das sementes de ervilha. Letras iguais representam um par de alelos homozigotos, isto é, um par de alelos que determinam a mesma característica. No caso das ervilhas, a característica amarela encobre a característica verde. Assim os alelos para amarelo são dominantes e os alelos para verde são recessivos. Indivíduos AA são homozigotos dominantes e são amarelos. Os homozigotos recessivos aa apresentam cor verde. Os indivíduos que têm um alelo de cada tipo Aa são heterozigotos.

38 Ciências O gene: herança e evolução
A genética atual A genética hoje é uma ciência muito desenvolvida, utilizada na obtenção de novos tipos de plantas, seleção de cultivares de milho ou feijão, resolver problemas na agricultura, produção de hormônios dentro outros fins.

39 Ciências O gene: herança e evolução
Hereditariedade humana A partir das descobertas de Mendel, foram observados no seres humanos características hereditárias com relação a dominância e a recessividade(característica que pode ficar oculta).

40 Ciências O gene: herança e evolução

41 Famílias A genealogia é o estudo das origens familiares.
Ciências O gene: herança e evolução Famílias A genealogia é o estudo das origens familiares.

42 Ciências O gene: herança e evolução
Importante! Genótipo: É a composição dos genes do indivíduo. Fenótipo: É a forma como a hereditariedade se manifesta no indivíduo.


Carregar ppt "O gene: herança e evolução"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google