A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exploração genética: Drosófilas, cromossomos, DNA e cia. Prof. Luiz Fernando C.Oliveira MSN:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exploração genética: Drosófilas, cromossomos, DNA e cia. Prof. Luiz Fernando C.Oliveira MSN:"— Transcrição da apresentação:

1 Exploração genética: Drosófilas, cromossomos, DNA e cia. Prof. Luiz Fernando C.Oliveira MSN:

2

3 DNA

4

5 O DNA serve como o armazenador da informação hereditária dentro de uma célula e como carregador dessa informação de uma geração para outra.

6

7 Conceito Gerais Gene: fragmento de DNA que pode ser transcrito na síntese de proteínas. Locus (Loco): local, no cromossomo, onde se encontra o gene.

8 Conceito Gerais Genótipo: conjunto de genes de um indivíduo. Fenótipo: características observáveis de uma espécie, que são determinadas por genes e que podem ser alteradas pelo ambiente. Gene Letal: com efeito mortal.

9 Conceitos Gerais Gene Dominante: aquele que sempre que está presente se manifesta. Gene Recessivo: aquele que só se manifesta na ausência do dominante. Homozigoto ou Puro: indivíduo que apresenta alelos iguais para um ou mais caracteres. Heterozigoto ou Híbrido: indivíduo que apresenta alelos diferentes para um ou mais caracteres.

10 Genética Mendeliana Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o pai da genética. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha (Pisun sativum) observando a transmissão hereditária de várias características. Em 1865 publicou o artigo "Experiments with Plant Hybrids" que foi ignorado. A partir de 1900 vários pesquisadores confirmaram seus resultados. Suas duas leis ainda hoje são base para os estudos genéticos.

11 Genética Mendeliana Por que ervilhas? Fácil cultivo em canteiros. Várias características contrastantes e de fácil observação. Ciclo vital curto e grande número de descendentes (sementes). Predomina reprodução por autofecundação, portanto linhagens naturais são puras.

12

13 1 a Lei de Mendel Pureza dos Gametas As características dos indivíduos são condicionadas por pares de fatores (genes), que se separam durante a formação dos gametas, indo apenas um fator do par para cada gameta.

14 Monoibridismo com Dominância Herança condicionada por um par de alelos. Dois fenótipos possíveis em F 2. Três genótipos possíveis em F 2. Proporção fenotípica 3:1 Proporção genotípica 1:2:1 Ex.: cor das sementes em ervilhas. P amarelas x verdes F 1 100% amarelas F 1 amarelas x amarelas F 2 75% amarelas 25% verdes VVvv Vv VV vv

15 Drosophila melanogaster um par de asas membranosas metamorfose completa: ovo, larva, pupa e adulto Alimento: açúcares – sugadores Cosmopolitas Genoma : genes contidos em 4 cromossomos Média de vida de 50 dias

16 Fruit fly

17

18 Ciclo de vida de Drosophila

19

20 A forma que predomina na natureza: –Selvagem (normal) Ex: fêmea

21 Mutação

22 de corpo amarelo machos () de corpo escuro de asas vestigiais de olhos brancos MUTANTES


Carregar ppt "Exploração genética: Drosófilas, cromossomos, DNA e cia. Prof. Luiz Fernando C.Oliveira MSN:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google