A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genética 1º Lei de Mendel. Quem foi Mendel O monge Gregor Mendel (1822 – 1884) realizou experimentações com ervilhas cultivadas em seu jardim, no mosteiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genética 1º Lei de Mendel. Quem foi Mendel O monge Gregor Mendel (1822 – 1884) realizou experimentações com ervilhas cultivadas em seu jardim, no mosteiro."— Transcrição da apresentação:

1 Genética 1º Lei de Mendel

2 Quem foi Mendel O monge Gregor Mendel (1822 – 1884) realizou experimentações com ervilhas cultivadas em seu jardim, no mosteiro de Brunn, na Áustria. O trabalho de Mendel, apresentado em 1865, passou despercebido pelo mundo científico, pois na mesma época Darwin apresentava sua terioria da seleção natural.

3 1º Lei de Mendel monoibridismo

4 A pesquisa Mendel usou as variedades de Pisum sativum, (sub espécie da ervilha de jardim). Esta planta tinha sido recomendada por outros biólogos,por causa de suas flores significativamente grandes e escala de variações larga, tais como o comprimento e a cor da haste, etc... Além disso o Pisum sativum (ervilha) é uma planta de cultivo fácil, de ciclo reprodutivo curto e que produz muitas sementes.

5 O trabalho prático

6 Os caracteres estudados por Mendel

7 O cruzamento R= lisa r = Rugosa RRrr Rr Rr Rr x Rr Rr

8 Outra forma R= lisa r = Rugosa rrRR rR Rr R r R r RR Rr Rrrr

9 P Fenótipo: amarelas Gametas: VV Genótipo:V F1F1 X Exemplo 2 V = amarela V = verde

10 X P F1F1 vv Genótipo: Gametas: v v Fenótipo: verde Cruzamento de verdes com verdes V = amarela V = verde

11 Cruzamento de amarela e verdes P F1F1 VV vv Genótipo: Gametas: Vv Vv Genótipo: Fenótipo: amarelas Gametas : Vv V = amarela V = verde

12 F2F2 Proporção genotípica: 1 VV : 2 Vv : 1 vv Proporção fenotípica: 3 amarelas : 1 verde Gametas: v vVV Vv F1F1 X VV Vv vv

13 Importância do trabalho A importância crucial da experimentação de Mendel com ervilhas encontra-se nestes fatos fundamentais: os caracteres ou os traços dos pais passam como "unidades", os fatores individuais de "Mendel" (que nós chamamos agora "genes") às gerações sucessivas de acordo com relações do jogo. Os indivíduos possuem dois jogos dos fatores: um de cada um recebido de um ou outro pai. Não faz nenhuma diferença se qualquer um caráter for herdado do macho ou da fêmea: ambos contribuem na mesma maneira. Além disso estes fatores são expressados às vezes e escondidos às vezes, mas nunca perdido.

14 A importância do trabalho de Mendel foi reconhecida somente trinta anos após,pois na época os cientistas estavam ocupados com a teoria da evolução biológica. Hoje Mendel é reconhecido como o pai verdadeiro da genética clássica. A comprovação da hipótese e recessividade nos vários experimentos efetuados por Mendel levou à formulação da 1.ºLei de Mendel :Cada característica é determinada por dois fatores que se separam na formação dos gametas, onde ocorrem em dose simples.


Carregar ppt "Genética 1º Lei de Mendel. Quem foi Mendel O monge Gregor Mendel (1822 – 1884) realizou experimentações com ervilhas cultivadas em seu jardim, no mosteiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google