A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leis de Mendel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leis de Mendel."— Transcrição da apresentação:

1 Leis de Mendel

2 Gregory Mendel: o pai da Genética
Nasceu em 1822. ordenou-se padre (Mosteiro Agostiniano São Tomás). Estudou em Viena. Formou-se em Física. Em 1853, retornou a Viena, onde começou seus estudos com as ervilhas.

3 Os cruzamentos realizados por Mendel: a escolha das ervilhas
pistilo estame flor-de-ervilha sementes

4 Geração parental P: autofecundação de plantas que originavam somente plantas iguais a si
Geração F1: descendência imediata da geração P Geração F2: descendência resultante da autofecundação de F1

5 Os cruzamentos realizados por Mendel:
Linhagem pura Linhagem híbrida Caráter dominante Caráter recessivo

6 Cruzamento: característica escolhida – cor da semente

7 Resultado - 3 sementes verdes: 1 semente amarela

8 1ª Lei de Mendel É a Lei da Segregação dos fatores, em que “os fatores que condicionam uma característica segregam-se na formação dos gametas; estes, portanto, são puros com relação a esse fator.”

9 Genótipo x fenótipo Genótipo: expressão dos genes; constituição genética de um indivíduo. Fenótipo: expressão física do genótipo com influência do meio em que o indivíduo vive.

10 Heredogramas Localizar Geração P, F1 e F2 Homozigotos e heterozigotos
Casamentos consanguíneos Criança

11 Dominância Incompleta: é o termo utilizado para descrever situações em que o fenótipo dos indivíduos heterozigóticos é intermediário entre os fenótipos dos dois homozigotos. Exemplo: (AA) pétala vermelha; (Aa) pétala rosa; (aa) pétala branca. Dominância completa: indivíduo heterozigótico tem o fenótipo idêntico ao de um dos homozigóticos. Exemplo: (AA e Aa) semente amarela; (aa) semente verde. Cruzamento teste: cruzamento de um indivíduo (com genótipo indeterminado) com um indivíduo de fenótipo recessivo, certamente homozigótico.

12 2ª Lei de Mendel É a Lei da Segregação Independente, em que “os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde combinam ao acaso.” AaBb AB B A Ab b B aB a b ab

13 Proporção Fenotípica esperada:
2ª Lei de Mendel Características analisadas A: semente amarela B: semente lisa a: semente verde b: semente rugosa AaBb x AaBb Proporção Fenotípica esperada: 9 sementes lisas e amarela(?)/3 sementes rugosas e amarela (?)/3 sementes lisas e verdes/1 semente rugosa e verde


Carregar ppt "Leis de Mendel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google