A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Primeira lei de Mendel monoibridismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Primeira lei de Mendel monoibridismo."— Transcrição da apresentação:

1 Primeira lei de Mendel monoibridismo

2 1) Suponhamos que, numa planta, a cor vermelha da flor é condicionada por um gene dominante B e a cor branca pelo seu alelo recessivo b. Que tipos de gametas produzem as plantas BB, Bb e bb?

3 2) Que tipos de gametas produzem as plantas nos cruzamentos abaixo citados e quais os genótipos de seus descendentes? I. Bb X Bb II. BB X Bb III.Bb X bb

4 3) Cruzando-se duas plantas homozigotas de flor vermelha e branca, respectivamente, pergunta-se: I. Como serão os genótipos de F1 e F2? II. Como serão genótipos dos descendentes F1 retrocruzados com os tipos parentais vermelho e branco?

5 4) Uma planta de flor vermelha cruzada com outra de flor branca produz a metade dos descendentes com flor vermelha e outra metade com flor branca. Quais os genótipos dos tipos parentais?

6 5) Se cruzarmos entre si as plantas de flores vermelhas do problema anterior, quais serão os genótipos dos descendentes?

7 6) Quais os fenótipos dos descendentes do cruzamento de plantas homozigotas de flor vermelha com plantas heterozigotas de flor vermelha?

8

9 ) Um homem normal casou-se duas vezes
) Um homem normal casou-se duas vezes. Com a primeira mulher, normal, teve 10 filhos normais; com a segunda mulher, também normal teve 3 filhos dos quais 2 eram normais e 1 albino. Dar os possíveis genótipos do homem, das duas mulheres e de todas as crianças.

10


Carregar ppt "Primeira lei de Mendel monoibridismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google