A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genética – Conceitos Básicos Paulo Marques. O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em: -Genética.

Cópias: 1
Genética – Conceitos Básicos Patrícia Araújo. O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em: -Genética.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genética – Conceitos Básicos Paulo Marques. O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em: -Genética."— Transcrição da apresentação:

1 Genética – Conceitos Básicos Paulo Marques

2 O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em: -Genética Clássica Mendel (1856 – 1865) -Genética Moderna Watson e Crick (1953).

3 Gene -Genética Clássica unidade fundamental da hereditariedade. -Genética Moderna pedaço de DNA que codifica uma proteína.

4 Proteína

5 Genótipo Constituição gênica do indivíduo, isto é, são os genes que ele possui em suas células e que foram herdados dos seus pais. Representado por letras. Ex.: A, z, T, b...

6 Fenótipo São as características manifestadas por um indivíduo. São características morfológicas, fisiológicas ou comportamentais. É determinado pelo fenótipo, mas pode ser modificado pelo ambiente.

7 Fenótipo F = G + A (Fenótipo é igual ao genótipo do indivíduo mais a ação do ambiente). Ex.: cor de pele, textura do cabelo, tipo sangüíneo, etc.

8 Cromossomos Homólogos São cromossomos que apresentam genes para as mesmas características para as mesmas posições. Um homólogo veio do pai e outro da mãe.

9 Óvulo n Espermatozóide n Zigoto 2n

10 Tamanho do Pé Cor de Cabelo Tipo Sanguíneo Temperamento Tamanho do Pé Cor de Cabelo Tipo Sanguíneo Temperamento

11 P c IAIA a P C IBIB a Genes alelos

12 Genes Alelos Genes presentes nos mesmos locais nos cromossomos homólogos.

13 Homozigose Seres diplóides apresentam duas cópias de cada gene cada um em um cromossomo homólogo. O indivíduo homozigoto apresenta dois alelos de um gene iguais, sejam eles genes dominantes ou recessivos. Ex: AA, bb, ZZ, pp....

14 Heterozigose DIFERENTESIndivíduos que apresentam dois alelos DIFERENTES de um gene são chamados heterozigotos. Ex.: Aa, Bb, Pp, I A I B, Zz......

15 Dominância Alelos que se expressam da mesma forma nas condições homozigótica e heterozigótica são chamados dominantes. Ex: Indivíduos RR e Rr para o fator Rh são Rh +.

16 Recessividade Alelos que não se expressam na condição heterozigótica são denominados recessivos. Ex.: o alelo r, uma vez que um indivíduo rr é Rh -.

17 Conceito Gerais Gene: fragmento de DNA Locus (Locu/Lóci): local, no cromossomo, onde se encontra o gene. Alelos: genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos. São representados por letras. Homólogos: cromossomos que possuem genes para as mesmas características.

18 Conceito Gerais Genótipo: conjunto de genes de um indivíduo. Fenótipo: características observáveis de uma espécie, que são determinadas por genes e que podem ser alteradas pelo ambiente. Fenótipo= genótipo+meio Fenocópia: fenótipo modificado semelhante a um existente. Gene Letal: com efeito mortal.

19 Conceitos Gerais Gene Dominante: aquele que sempre que está presente se manifesta. Representado por letras maiúsculas. Ex:AA,Aa,TT,Tt Gene Recessivo: aquele que só se manifesta na ausência do dominante. Representado por letras minúsculas. para um ou mais caracteres. Ex: aa,tt

20 Conceitos Gerais Homozigoto ou Puro: indivíduo que apresenta alelos iguais para um ou mais caracteres. Ex: AA,aa,CC,cc Heterozigoto ou Híbrido: indivíduo que apresenta alelos diferentes para um ou mais caracteres. Ex:Aa,Cc

21 Conceitos Gerais Genes Codominantes: os dois genes do par manifestam seu caráter. Polialelia: mais de dois alelos para um mesmo caráter. Pleiotropia: um par de genes determina vários caracteres. Polimeria: vários pares de genes determinam um só caráter. Epistasia: interação em que genes inibem a ação de outros não alelos.

22 Conceitos Gerais Forma de ação dos genes: –Um par de genes pode determinar apenas uma característica. –Pares de genes determinam apenas uma característica. Polimeria –Altura –Peso –Cor da pele Epistasia –Sangue O do sistema ABO –Um par de genes determinam varias características. Pleiotropia (síndrome de Marfan) Síndrome de Lawrence-Moon

23 Produção de Gametas Aa Que tipo de gametas um indivíduo Aa pode produzir? Aa Ovogônia (2n) A a

24 Que tipo de gametas os indivíduos abaixo podem produzir? AA Bb AABB aabb AAbb AaBb

25 Qual é a probabilidade de: Um indivíduo homozigoto dominante formar um gameta A? Um indivíduo heterozigoto formar um gameta A?

26 Cruzamentos A partir dos cruzamentos os geneticistas podem prever a transmissão dos genes em uma família. É utilizado o quadro de Punnett.

27 Gametas produzidos pelo pai Gametas produzidos pela mãe Cruzamento

28 Cruzamento de AA com aa:

29 Como fazer um cruzamento? 1.Leia com cuidado o enunciado e faça uma legenda respondendo a pergunta: qual é a característica em questão? 2.Destaque qual característica é condicionada pelo gene dominante e qual é pelo gene recessivo. 3.Descubra qual é o genótipo dos pais (caso não tenha sido dito no problema). 4.Descubra quais tipos de gametas os pais podem produzir.

30 Como fazer um cruzamento? 5.Coloque os gametas produzidos pelos pais no quadro de Punnett. 6.Faça o cruzamento. 7.Monte o genótipo. 8.Monte o fenótipo (a legenda te ajuda nesse passo) 9.Responda a questão.

31 EXERCÍCIO 1 A aO gene A determina cor de olho castanho e o gene a determina cor de olho azul. Um homem de olho azul se casa com uma mulher heterozigota de olhos castanhos. Qual é a probabilidade deste casal ter filhos de olhos azuis?

32 EXERCÍCIO 2 Um homem normal, filho de pai normal e mãe albina, casou-se com uma mulher normal heterozigota. Qual a probabilidade de nascerem filhos albinos nesse casamento?

33 Probabilidades Regra do e Regra do ou

34 Probabilidade em Genética Regra do E A probabilidade de dois ou mais eventos independentes ocorrerem simultaneamente é igual ao produto das probabilidades de ocorrerem separadamente. Regra do OU A probabilidade de dois ou mais eventos mutuamente exclusivos ocorrerem é igual a soma das probabilidades de ocorrerem separadamente. Probabilidade é a relação entre um ou mais eventos esperados e o número de eventos possíveis. P = eventos esperados eventos possíveis

35 Um casal, ambos polidáctilos e de visão normal, tem uma criança normal para polidactilia, mas míope. Considerando-se que ambas as anomalias são autossômicas e os respectivos genes estão em cromossomos diferentes, responda: a)Qual a probabilidade do casal ter outra criança normal para polidactilia e míope? b)Qual a probabilidade do casal ter outra criança normal para polidactilia ou míope? c)Qual a probabilidade do casal ter outra criança normal para as duas características?

36 Heredogramas

37 O que é um heredograma? Também chamado do pedigree ou genealogia. Representa as relações de parentesco entre indivíduos. Representa o padrão de certa herança em uma família.

38 Símbolos Homem normal Mulher normal Homem afetado Mulher afetada Casamento Filhos Sexo indeterminado Gêmeos verdadeiros Gêmeos falsos ou dizigóticos

39 Genealogias ou Heredogramas sexo masculino sexo feminino sexo desconhecido casamento ou cruzamento casamento ou cruzamento consangüíneo indivíduos que apresentam o caráter estudado filhos ou descendentes gêmeos dizigóticos gêmeos monozigóticos

40 Como montar um heredograma? Como fica esse heredograma? Um homem normal, cujo pai era afetado e a mãe era normal, casa-se com uma mulher normal cujos pais também eram normais. Esse casal tem seis filhos: duas mulheres e um homem afetados, uma mulher normal, um homem e uma mulher afetados nessa ordem.

41

42 Afetados Normais

43 Um homem normal, cujo pai era afetado e a mãe era normal, casa-se com uma mulher normal cujos pais também eram normais. Esse casal tem seis filhos: duas mulheres e um homem afetados, uma mulher normal, um homem e uma mulher afetados nessa ordem.

44 Genética Mendeliana Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o pai da genética. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha (Pisun sativum) observando a transmissão hereditária de várias características. Em 1865 publicou o artigo "Experiments with Plant Hybrids" que foi ignorado. A partir de 1900 vários pesquisadores confirmaram seus resultados. Suas duas leis ainda hoje são base para os estudos genéticos.

45 Genética Mendeliana Por que ervilhas? Fácil cultivo em canteiros. Várias características contrastantes e de fácil observação. Ciclo vital curto e grande número de descendentes (sementes). Predomina reprodução por autofecundação, portanto linhagens naturais são puras. Querem saber a verdade?

46

47 1 a Lei de Mendel Pureza dos Gametas As características dos indivíduos são condicionadas por pares de fatores (genes), que se separam durante a formação dos gametas, indo apenas um fator do par para cada gameta.

48 Monoibridismo com Dominância Herança condicionada por um par de alelos. Dois fenótipos possíveis em F 2. Três genótipos possíveis em F 2. Proporção fenotípica 3:1 Proporção genotípica 1:2:1 Ex.: cor das sementes em ervilhas. P amarelas x verdes F 1 100% amarelas F 1 amarelas x amarelas F 2 75% amarelas 25% verdes VVvv Vv VV vv

49 Monoibridismo sem Dominância Herança condicionada por um par de alelos. Três fenótipos possíveis em F2. Três genótipos possíveis em F2. Proporção fenotípica 1:2:1 Proporção genotípica 1:2:1 Ex.: cor das flores em Maravilha. P vermelhas x brancas F1 100% rosas F1 rosas x rosas F2 25% vermelhas 50% rosas 25% brancas VVBB VB VV VB BB

50 Genes Letais Provocam a morte ou não desenvolvimento do embrião. Determinam um desvio nas proporções fenotípicas esperadas, geralmente 2:1. Aa aaAA

51 Cruzamento-Teste Utilizado para se saber se um indivíduo com fenótipo dominante é homozigoto ou heterozigoto. Consiste em cruzar o indivíduo em questão com um indivíduo com fenótipo recessivo e analisar as proporções fenotípicas nos descendentes. Obtendo-se 100% de indivíduos dominantes, o testado é, com certeza, homozigoto. Obtendo-se 50% de dominantes e 50% de recessivos, então o testado é heterozigoto. Quando é utilizado o genitor recessivo para o teste o processo é chamado de retrocruzamento ou back-cross.

52 Determinação do Sexo na Espécie Humana A espécie humana apresenta 23 pares de cromossomos. 22 pares são autossomos e não tem relação direta com a determinação do sexo. Um par, chamado de alossomos (X e Y), são os cromossomos sexuais. A mulher apresenta dois alossomos X e é chamada de sexo homogamético, pois seus gametas sempre terão o cromossomo X. O homem apresenta um X e um Y e é o sexo heterogamético, pois seus gametas serão metade com cromossomo X e metade com cromossomo Y. Na mulher, um dos cromossomos X em cada célula permanece inativo e se constitui na cromatina sexual ou corpúsculo de Barr.

53 Prováveis Tipos de Herança Autossômica recessiva Autossômica dominante Ligada ao Y (holândrica)

54 Prováveis Tipos de Herança Ligada ao X recessiva Ligada ao X dominante


Carregar ppt "Genética – Conceitos Básicos Paulo Marques. O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em: -Genética."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google