A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O mendelismo. De acordo com a Primeira Lei de Mendel, todas as características são determinadas por um par de fatores que se segregam durante a formação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O mendelismo. De acordo com a Primeira Lei de Mendel, todas as características são determinadas por um par de fatores que se segregam durante a formação."— Transcrição da apresentação:

1 O mendelismo

2

3

4 De acordo com a Primeira Lei de Mendel, todas as características são determinadas por um par de fatores que se segregam durante a formação dos gametas. Os gametas são sempre puros, ou seja, possuem apenas um fator (gene) de cada par.

5 A Primeira Lei de Mendel, também é conhecida como Lei da Segregação dos Fatores ou Lei da Pureza dos Gametas. Cada caráter é determinado por um par de genes que se separam na formação dos gametas.

6 A nomenclatura genética Alelos ou alelomorfos: os dois genes determinantes de um caráter são chamados de genes alelos. ex.: V e V, v e v ou V e v. Genótipo: a constituição hereditária de um indivíduo forma o genótipo, que é o conjunto de genes que o organismo tem na determinação da característica considerada.

7 Homozigoto e heterozigoto: Um indivíduo é homozigoto ou puro, quando o caráter considerado é determinado por doi alelos iguais. O indvíduo é heterozigoto ou híbrido, quando apresenta o caráter determinado por dois alelos diferentes. Fenótipo: variações de uma característica do organismo que é geneticamente determinadas Ex: característica cor dos olhos, encontramos os fenótipos azul, verde-castanho etc. um determinado fenótipo apresentado pelo organismo depende da interação do genótipo deste ser com o meio ambiente onde vive.

8 O fenótipo não pode ser confundido com fenocópia, que é a manifestação de um caráter não ligado ao gene, ou seja, um caráter adquirido, como por exemplo o nanismo hipofisário, que ocorre devido uma baixa produção do hormônio de crescimento por disfunção da hipófise.

9 Análise de genealogias A carta genealógica é a representação de indivíduos relacionados por ascendência comum. Na representação gráfica, observam-se vários símbolos que indicam características de importância genética.

10

11 Cruzamento teste (testcross) É feito com o objetivo de determinarmos qual o genótipo de um organismo que tem um fenótipo dominante para dada característica considerada, ou seja, descobrirmos se o organismo é homozigoto dominante ou heterozigoto. Para isso, basta cruzá-lo com com o homozigoto recessivo e analisar a proporção fenotípica entre os descendentes.

12 Cálculo de probabilidades A propabilidade de que um acontecimento A ocorra é igual ao quociente do número de casos favoráveis à ocorrência de A, pelo número total de casos possíveis. P(A) = n/m

13 Podemos dizer que a probabilidade é um número que varia de 0 a 1. Assim, se todos os resultados de um experimento forem favoráveis (n = m), a probabilidade de sua ocorrência será igual a 1. Por outro lado, se num experimento o acontecimento esperado for impossível, n = 0.

14 Regra da soma ( OU ) Quando um evento exclui a probabilidade do outro ocorrer são chamados de mutuamente exclusivos e para o cálculo da probabilidade usa-se a soma das probabilidades isoladas.

15 Regra da multiplicação ( regra do E ) Quando dois eventos podem ocorrer simultaneamente e um não influencia a probabilidade do outro ocorrer, são chamados de eventos independentes e no cálculo da probabilidade final, usa-se o produto das probabilidades isoladas.


Carregar ppt "O mendelismo. De acordo com a Primeira Lei de Mendel, todas as características são determinadas por um par de fatores que se segregam durante a formação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google