A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cruzamentos em Genética

Cópias: 1
Cruzamentos em Genética

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cruzamentos em Genética"— Transcrição da apresentação:

1 Cruzamentos em Genética
-Alterações nas proporções fenotípicas de Mendel -Análise de genealogias -Probabilidades -Sistema sanguíneo ABO Prof. Ana Sílvia

2 Genes Letais Do cruzamentos de ratos amarelos heterozigotos entre obtém-se 2 amarelos e 1 preto.Quais os genótipos dos indivíduos? Os genótipos são: P-Aa x Aa F1-Aa Aa aa 2/3 amarelos:1/3 pretos Amarelo é dado por gene Dominante!! O cruzamento é: Aa x Aa A proporção esperada era a de 2 : 1

3 Análise de Genealogias
Para descobrir se o indivíduo afetado é dado por gene dominante ou recessivo. Pais com fenótipos iguais com filho com fenótipo diferente. Pais 5 e Aa x Aa Filha aa A herança é dada por gene recessivo pois o caráter afetado da filha está presente nos pais só que, em recesso!!

4 A herança abaixo é dada por gene dominante ou recessivo?

5 Probabilidade em Genética -regra do E e regra do OU -Exercícios:
1-Qual a probabilidade de que cobaias pretas heterozigotas cruzadas entre si,tendo 3 filhotes,dois sejam pretos e um marrom? 2-Qual a probabilidade de que cobaias pretas heterozigotas cruzadas entre si,tendo 3 filhotes,pelo menos dois sejam pretos?

6 Probabilidade condicional
Qual é a probabilidade do indivíduo nº 7 ser heterozigoto?

7

8 Sistema Sangüíneo ABO Os aglutinogênios ou antígenos são glicoproteínas que ficam na superfície das hemácias e os anticorpos ou aglutininas,no plasma ou soro. ???????????????????????????????????????? -Numa transfusão,o que passa em maior quantidade para o receptor???????

9 Transfusões sangüíneas possíveis
Em transfusões,deve-se evitar a correspondência entre os aglutinogênios com as aglutininas específicos.

10 Dúvidas sobre as transfusões:
Como o tipo sanguíneo B pode doar para o AB se o tipo B possui no soro anti-A e o receptor AB tem antígenos A em suas hemácias? B AB ??????? E o tipo O AB, se O tem no seu soro anti-A e anti-B??

11 Sobre as transfusões: 1)Não pode haver correspondência entre os antígenos x Anticorpos. 2)O que importa são os Antígenos do doador com os Anticorpos do receptor. 3)A quantidade de anticorpos que passa para o receptor é irrelevante!!! 4)Em doações de grande quantidade deve-se usar o mesmo tipo sangüíneo.

12 Como determinar o tipo sangüíneo de uma pessoa:

13 Para determinação do tipo sanguíneo tem que ocorrer a aglutinação
Entre o sangue testado e o soro anti-A e/ou anti-B.

14 Beijos!!!!


Carregar ppt "Cruzamentos em Genética"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google