A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genética 1º Lei de Mendel. Quem foi Mendel O monge Gregor Mendel (1822 – 1884) realizou experimentações com ervilhas cultivadas em seu jardim, no mosteiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genética 1º Lei de Mendel. Quem foi Mendel O monge Gregor Mendel (1822 – 1884) realizou experimentações com ervilhas cultivadas em seu jardim, no mosteiro."— Transcrição da apresentação:

1 Genética 1º Lei de Mendel

2 Quem foi Mendel O monge Gregor Mendel (1822 – 1884) realizou experimentações com ervilhas cultivadas em seu jardim, no mosteiro de Brunn, na Áustria. O trabalho de Mendel, apresentado em 1865, passou despercebido pelo mundo científico, pois na mesma época Darwin apresentava sua terioria da seleção natural.

3 1º Lei de Mendel monoibridismo

4 A pesquisa Mendel usou as variedades de Pisum sativum, (sub espécie da ervilha de jardim). Motivos: - fácil cultivo; - Variedade com características fáceis de identificar e diferenciar a olho nu; -ciclo de vida curto, menor que um ano; - Formação de numerosos descendentes (cada pé gera centena de sementes); -Elevados índices de fertilidade no cruzamento entre variedades diferentes; - apresentam flores hermafroditas, que realizam autofecundação, produzindo variedades puras.

5 O trabalho prático

6

7 Os caracteres estudados por Mendel

8 O cruzamento R= lisa r = Rugosa RRrr Rr Rr Rr x Rr Rr

9 Outra forma R= lisa r = Rugosa rrRR rR Rr R r R r RR Rr Rrrr

10 P Fenótipo: amarelas Gametas: VV Genótipo:V F1F1 X Exemplo 2 V = amarela V = verde

11 X P F1F1 vv Genótipo: Gametas: v v Fenótipo: verde Cruzamento de verdes com verdes V = amarela V = verde

12 Cruzamento de amarela e verdes P F1F1 VV vv Genótipo: Gametas: Vv Vv Genótipo: Fenótipo: amarelas Gametas : Vv V = amarela V = verde

13 F2F2 Proporção genotípica: 1 VV : 2 Vv : 1 vv Proporção fenotípica: 3 amarelas : 1 verde Gametas: v vVV Vv F1F1 X VV Vv vv

14 Conceitos fundamentais Gene : unidade hereditária localizada nos cromossomos, que ao interagir com outros genes e com o ambiente, determina o desenvolvimento e a manifestação de uma característica. Ex. A, B, a e b. Genes alelos : genes situados em cromossomos homólogos e que atuam sobre uma mesma característica. Separam-se na formação dos gametas. Genótipo : é a constituição herdada, a soma dos genes que um indivíduo recebe de seus pais. Fenótipo : manifestação de uma característica. É determinada pelo genótipo mais o ambiente.

15 Conceitos fundamentais Homozigoto: dois alelos que determinam uma característica são iguais. Ex. AA, BB aa e bb. Heterozigoto: dois alelos que determinam uma característica são diferentes. Ex. Aa e Bb Caráter dominante: é o que se manifesta com a presença de apenas um gene. Ex. sementes amarelas dominante sobre sementes verdes. Caráter recessivo: somente se manifesta quando o gene que o determina está em dose dupla. Monoibridismo: herança que envolve apenas um caráter.

16 A importância do trabalho de Mendel foi reconhecida somente trinta anos após a publicação de seu papel seminal, quando Hugo de Vries em 1900, William Bateson em 1902, Franz Correns em 1900 e em Erich Tschermak em 1901, reconheceram o legado de Mendel, como o pai verdadeiro do genética clássica.


Carregar ppt "Genética 1º Lei de Mendel. Quem foi Mendel O monge Gregor Mendel (1822 – 1884) realizou experimentações com ervilhas cultivadas em seu jardim, no mosteiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google