A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo"— Transcrição da apresentação:

1 1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
HEREDITARIEDADE 1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo

2 Como explicar?

3 Gregor Mendel Segredo do sucesso?

4 O material biológico Ervilha (Pisum sativum)

5 O material biológico Características favoráveis:
facilidade de cultivo; ciclo de vida curto; grande número de descendentes por geração; órgãos reprodutores facilmente identificáveis; autopolinização/ controle da fecundação; caracteres bem definidos e contrastantes (sete):

6 O material biológico Vv

7 O método Cruzar duas linhagens puras geração parental (P)
Descendência geração F1 Autofecundação geração F2

8 Exemplo 100% lisas

9 Exemplo 75% lisas; 25% rugosas

10 E os resultados se repetem...

11 Interpretação de Mendel
Existem dois fatores alternativos para a expressão de um dado caracter; Para cada caracter, um organismo herda dois fatores, um de cada progenitor; Se dois fatores são antagônicos, um é dominante e é totalmente responsável pelo aspecto manisfestado, enquanto o que o outro é recessivo e não interfere na aparência do indivíduo; Na formação dos gametas os dois fatores separam-se – cada gameta fica só com um de cada par (princípio da segregação fatorial).

12 De Mendel à atualidade

13 De Mendel à atualidade Fatores de Mendel – são, atualmente, designados por genes. Cada caracter é determinado por um par de formas alternativas do mesmo gene – genes alelos, situados no mesmo local relativo (lócus) em cromossomos homólogos.

14 De Mendel à atualidade Genótipo – constituição genética de um indivíduo em relação à(s) característica(s) considerada(s). Fenótipo – características observáveis (morfológicas ou funcionais) do indivíduo, resultante da expressão do genótipo (em interação com o ambiente).

15 De Mendel à atualidade

16 De Mendel à atualidade Indivíduo homozigótico – os alelos do par são idênticos e os seus gametas geneticamente semelhantes; Indivíduo heterozigótico – os alelos do par são diferentes e os seus gametas portadores de um alelo ou de outro.

17 De Mendel à atualidade

18 De Mendel à atualidade

19 De Mendel à atualidade

20 Interpretação moderna dos resultados de Mendel
No cruzamento parental os progenitores são homozigóticos dominantes (RR) ou recessivos (rr); Cada progenitor forma gametas contendo um só tipo de alelo; Os indivíduos da geração F1 são 100% heterozigóticos (Rr); Os indivíduos da geração F2 são: 25% homozigóticos dominantes ( RR); 50% heterozigóticos (Rr); 25% homozigóticos recessivos (rr); 75% manifestam o fenótipo dominante e 25% manifestam o caráter recessivo.


Carregar ppt "1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google