A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Primeira lei de Mendel Segunda parte. 1) Um homem normal casou-se duas vezes. Com a primeira mulher, normal, teve 10 filhos normais; com a segunda mulher,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Primeira lei de Mendel Segunda parte. 1) Um homem normal casou-se duas vezes. Com a primeira mulher, normal, teve 10 filhos normais; com a segunda mulher,"— Transcrição da apresentação:

1 Primeira lei de Mendel Segunda parte

2 1) Um homem normal casou-se duas vezes. Com a primeira mulher, normal, teve 10 filhos normais; com a segunda mulher, também normal teve 3 filhos dos quais 2 eram normais e 1 albino. Dar os possíveis genótipos do homem, das duas mulheres e de todas as crianças.

3 2) Talassemia é um tipo de anemia que ocorre nas populações mediterrâneas, podendo se apresentar sobre dois aspectos: Talassemia major, que afeta drasticamente os indivíduos e é letal e Talassemia mijor, menos drástica. Thalassa (θάλασσα) é a palavra grega para o mar, Haema (αμα) é a palavra grega para o sangue

4 Indivíduos com genótipos TT apresentam a Talassemia major e com Tt apresentam a Talassemia mijor, sendo os indivíduos com genótipos tt normais. Uma criança normal tem um irmão com Talassemia major e um tio paterno com Talassemia minor. Quais is possíveis genótipos de seus pais e de seus avós?

5 3) De 5 cruzamentos em plantas de ervilha abaixo mencionados, obtiveram-se os resultados seguintes: I- alta x alta – 162 altas e 58 baixas. II – alta x baixa – 104 baixas. III- alta x alta – 124 altas. IV- alta x baixa – 18 altas e 12 baixas. V – alta x baixa – 10 altas e 8 baixas. Que tipo de herança intervém no caráter e quais os possíveis genótipos das plantas cruzadas e dos seus descendentes?

6 4) No problema anterior, qual seria a proporção fenotípica de descendentes teoricamente esperada para o cruzamento I? I – alta x alta


Carregar ppt "Primeira lei de Mendel Segunda parte. 1) Um homem normal casou-se duas vezes. Com a primeira mulher, normal, teve 10 filhos normais; com a segunda mulher,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google