A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observe as imagens 2 3 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observe as imagens 2 3 1."— Transcrição da apresentação:

1 Observe as imagens 2 3 1

2 Surdez, uma característica invisível
Ao nascer um bebê parece saudável. No entanto ele pode ter uma deficiência auditiva que dificulte o desenvolvimento da sua linguagem.Quanto mais rápido for o diagnóstico da surdez nas crianças, mais facilmente desenvolverão capacidades comunicativas. A surdez é a deficiência sensorial humana mais comum. Aos 70 anos 60% da população mundial apresentam algum grau de perda auditiva. No entanto, a proporção de crianças que nascem surdas é muito menor. No Brasil ocorrem 4 casos a cada 1000 nascimentos. É um número ainda alto, comparando com países desenvolvidos. Isso por conta dos casos de rubéola, que representam a maioria dos casos de surdez na infância. Quando este vírus infecta mulheres grávidas, uma das complicações é a perda total da audição. Daí a importância da vacinação da população contra esta doença. Outra vacina capaz de prevenir outro causador da surdez infantil é a da meningite. Todas as crianças devem ser vacinadas até os 2 anos de idade contra esta enfermidade. Nos países desenvolvidos, estes fatores perdem importância, pois a principal causa de surdez entre crianças, correspondente a mais de 50% dos casos, está relacionadas a alterações do material genético. No Brasil, esta causa responde a apenas 20% dos casos.

3 Questionamentos: 1) Qual a importância da audição, segundo o texto?
2) Por que motivo, nos países desenvolvidos, o número de crianças surdas é menor? 3) Quais são as possíveis causas de surdez apresentadas ao longo do texto? 4) Existe alguma relação entre as imagens apresentadas e o texto? Quais?

4 características genéticas hereditárias adquiridas congênitas
Os indivíduos não as apresenta ao nascer Os indivíduos apresentam estas características ao nascer São determinadas pelo material genético do indivíduo Necessariamente são determinadas pelo material genético, podendo ser transmitidas de uma geração para outra. Surdez causada por alterações em alguma informação genética Câncer de pele Surdez hereditária (filhos surdos de casais surdos) - Vitiligo. Surdez da terceira idade. Bronzeado Surdez relacionada a rubéola. Nevo congênito

5 Cor dos olhos - Idioma - cor do cabelo Barba - Gripe - Inteligência
Atividade Classifique as seguintes informações de acordo com as categorias indicadas anteriormente: Cor dos olhos - Idioma - cor do cabelo Barba - Gripe - Inteligência

6 Acondroplasia

7

8 PESQUISE ! Por que algumas características hereditárias, estão presentes em todas as gerações e outras pulam gerações?

9 Algumas palavras importantes Cromossomos Homólogos
Diplóides Haplóides Genes Alelos Homozigoto Heterozigoto Gene Dominante Gene Recessivo Genótipo Fenótipo Penetrância

10 Algumas definições importantes
Cromossomos Homólogos: são cromossomos  iguais entre si que juntos formam  um par. Esses pares só existem nas células somáticas das espécies diplóides Diplóides: São células que possuem 2 conjuntos completos de informações genéticas de uma espécie.

11 Cariótipo humano Cromátides Centrômero

12 Algumas definições importantes
Haplóides: São células que possuem 1 conjunto completo de informações genéticas de uma espécie. Exemplo: Gametas. Genes: Representa um segmento de DNA, contido no material genético que contem informação genética. Alelos: São Variações da informação de um gene. Ex: Olhos azuis ou castanhos, Sangue tipo A, B, AB e O.

13 Algumas definições importantes
Heterozigoto: É o indivíduo que apresenta 2 diferentes alelos de um gene. Homozigoto: É o indivíduo que apresenta 1 único tipo de alelo de um gene em 2 cópias.

14 Algumas definições importantes
Gene Dominante: É aquele que quando presente, expressa a sua informação. Gene Recessivo: É aquele que expressa sua informação apenas na ausência de um gene dominante. Genótipo: Corresponde ao conjunto de genes de um indivíduo

15 Algumas definições importantes
Fenótipo: Corresponde às características observáveis de um organismo. É resultado da interação entre o genótipo e o ambiente. Penetrância: É a capacidade de um gene, quando presente, expressar suas características.

16 Resposta As características genéticas de um indivíduo diplóide, sempre estão presentes em duplicata; uma em cada cromossomo homólogo. Eventualmente o indivíduo pode ser heterozigoto para essa característica, expressando o gene dominante e mascarando a o gene recessivo.

17 CRUZAMENTOS X X F1 F2 CRUZAMENTO I CRUZAMENTO II F1 -100% São Amarelas
- 25% São Verdes

18

19 Cruzamento 1 Cruzamento 2 A a Aa A a AA Aa aa

20 Responda ! Como os fenótipos recessivos podem voltar a aparecer em gerações seguintes?

21 FORMAÇÃO DOS GAMETAS AA aa Genótipo (Homozigoto) Apenas gametas A
Diplóides (2n) Haplóides (n)

22 FORMAÇÃO DOS GAMETAS Aa Genótipo (Heterozigoto) 50% de gametas A
Diplóides (2n) Haplóides (n)

23 FORMAÇÃO DOS GAMETAS Características:
E se considerarmos mais de um locus gênico? Como poderemos saber quais gametas serão formados? Características: Cor da pele: Representado pelos alelos A (peles mais escuras) e a (peles mais claras) Tipo de cabelo: Representada pelos alelos B (cabelos crespos) e b (cabelos lisos).

24 FORMAÇÃO DOS GAMETAS Qual o genótipo de um indivíduo de cabelo liso e pele clara? Resposta: aabb Qual o genótipo de um indivíduo de cabelo liso e pele escura? Resposta: A_bb Qual o genótipo de um indivíduo de cabelo crespo e pele clara? Resposta: aaB_ Qual o genótipo de um indivíduo de cabelo crespo e pele escura? Resposta: A_B_

25 Quais gametas podem se formar do heterozigoto (2n):
FORMAÇÃO DOS GAMETAS Quais gametas podem se formar do heterozigoto (2n): AaBb AB (n) ab (n) Ab (n) aB (n) 25% 25% 25% 25%


Carregar ppt "Observe as imagens 2 3 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google