A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 2 3. Ao nascer um bebê parece saudável. No entanto ele pode ter uma deficiência auditiva que dificulte o desenvolvimento da sua linguagem.Quanto mais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 2 3. Ao nascer um bebê parece saudável. No entanto ele pode ter uma deficiência auditiva que dificulte o desenvolvimento da sua linguagem.Quanto mais."— Transcrição da apresentação:

1 1 2 3

2 Ao nascer um bebê parece saudável. No entanto ele pode ter uma deficiência auditiva que dificulte o desenvolvimento da sua linguagem.Quanto mais rápido for o diagnóstico da surdez nas crianças, mais facilmente desenvolverão capacidades comunicativas. A surdez é a deficiência sensorial humana mais comum. Aos 70 anos 60% da população mundial apresentam algum grau de perda auditiva. No entanto, a proporção de crianças que nascem surdas é muito menor. No Brasil ocorrem 4 casos a cada 1000 nascimentos. É um número ainda alto, comparando com países desenvolvidos. Isso por conta dos casos de rubéola, que representam a maioria dos casos de surdez na infância. Quando este vírus infecta mulheres grávidas, uma das complicações é a perda total da audição. Daí a importância da vacinação da população contra esta doença. Outra vacina capaz de prevenir outro causador da surdez infantil é a da meningite. Todas as crianças devem ser vacinadas até os 2 anos de idade contra esta enfermidade. Nos países desenvolvidos, estes fatores perdem importância, pois a principal causa de surdez entre crianças, correspondente a mais de 50% dos casos, está relacionadas a alterações do material genético. No Brasil, esta causa responde a apenas 20% dos casos.

3 1) Qual a importância da audição, segundo o texto? 2) Por que motivo, nos países desenvolvidos, o número de crianças surdas é menor? 3) Quais são as possíveis causas de surdez apresentadas ao longo do texto? 4) Existe alguma relação entre as imagens apresentadas e o texto? Quais?

4 Os indivíduos não as apresenta ao nascer Os indivíduos apresentam estas características ao nascer São determinadas pelo material genético do indivíduo Necessariamente são determinadas pelo material genético, podendo ser transmitidas de uma geração para outra. -Surdez da terceira idade. - Bronzeado -Surdez relacionada a rubéola. - Nevo congênito -Surdez causada por alterações em alguma informação genética - Câncer de pele -Surdez hereditária (filhos surdos de casais surdos) - Vitiligo.

5 Classifique as seguintes informações de acordo com as categorias indicadas anteriormente:

6

7

8 Por que algumas características hereditárias, estão presentes em todas as gerações e outras pulam gerações?

9 Cromossomos Homólogos Diplóides Haplóides Genes Alelos Homozigoto Heterozigoto Gene Dominante Gene Recessivo Genótipo Fenótipo Penetrância

10

11 Cromátides Centrômero

12

13

14

15

16 As características genéticas de um indivíduo diplóide, sempre estão presentes em duplicata; uma em cada cromossomo homólogo. Eventualmente o indivíduo pode ser heterozigoto para essa característica, expressando o gene dominante e mascarando a o gene recessivo.

17 X X CRUZAMENTO I CRUZAMENTO II F1 F2 F1 -100% São Amarelas F2 - 75% São Amarelas - 25% São Verdes

18

19 A a A a AA Aa aa A A a a Aa Cruzamento 1Cruzamento 2

20 Como os fenótipos recessivos podem voltar a aparecer em gerações seguintes?

21 Genótipo (Homozigoto) AA Diplóides (2n) aa Apenas gametas A Apenas gametas a Haplóides (n)

22 Genótipo (Heterozigoto) Aa Diplóides (2n) 50% de gametas A 50% de gametas a Haplóides (n)

23 E se considerarmos mais de um locus gênico? Como poderemos saber quais gametas serão formados? Características: - Cor da pele: Representado pelos alelos A (peles mais escuras) e a (peles mais claras) -Tipo de cabelo: Representada pelos alelos B (cabelos crespos) e b (cabelos lisos).

24 Qual o genótipo de um indivíduo de cabelo liso e pele clara? Resposta: aabb Qual o genótipo de um indivíduo de cabelo liso e pele escura? Resposta: A_bb Qual o genótipo de um indivíduo de cabelo crespo e pele clara? Resposta: aaB_ Qual o genótipo de um indivíduo de cabelo crespo e pele escura? Resposta: A_B_

25 Quais gametas podem se formar do heterozigoto (2n): AaBb AB (n) Ab (n) aB (n) ab (n) 25%


Carregar ppt "1 2 3. Ao nascer um bebê parece saudável. No entanto ele pode ter uma deficiência auditiva que dificulte o desenvolvimento da sua linguagem.Quanto mais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google