A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SERES VIVOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SERES VIVOS."— Transcrição da apresentação:

1 SERES VIVOS

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS

3 CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
São formados de células. Necessitam de alimento. Passam por um ciclo de vida. Possuem metabolismo São capazes de se reproduzir. Reagem a estímulos do ambiente. Os seres vivos evoluem.

4 Nutrição dos seres vivos

5 Autótrofos Seres Autótrofos: produzem seu próprio alimento.
É o caso das plantas – realizam fotossíntese.

6 Heterótrofos Seres Heterótrofos: NÃO produzem seu próprio alimento.
É o caso dos animais – se alimentam de substâncias produzidas por outros seres.

7 Alimentação Heterótrofa
HERBÍVOROS: são aqueles que só comem plantas (folhas, sementes); CARNÍVOROS: são aqueles que comem outros animais. ONÍVOROS: são aqueles que se nutrem de plantas e de outros animais.

8 CICLO DE VIDA Os seres vivos nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem. Esse ciclo tem duração variável, de um tipo de ser vivo para outro.

9 CICLO DE VIDA

10 TEMPO DE VIDA ARARA = 60 anos CROCODILO = 80 anos CABRA = 17 anos
ELEFANTE = 100 anos CHIMPANZÉ = 20 anos LEÃO = 20 anos COELHO = 7 anos PORCO = 10 anos CORUJA = 27 anos RATO = 4 anos

11 METABOLISMO

12 Reagem a estímulos

13 SERES VIVOS EVOLUEM

14 SERES VIVOS EVOLUEM

15 FORMAS A forma dos seres vivos está relacionada/adaptada ao seu habitat. Hidrodinâmica Aerodinâmica Achatada Cilíndrica Esférica Segmentada Sem forma definida

16 Forma Hidrodinâmica Tem a forma de um fuso ( largo no meio e estreito nas extremidades). Facilita a deslocação na água. Exemplos: peixes e outros semelhantes.

17 Forma Aerodinâmica Facilita a deslocação no AR.
Exemplos: a maioria das aves.

18 Forma Achatada Favorece o contacto com o meio e facilita a procura de alimentos. Exemplos: estrela-do-mar, escaravelho, escorpião, formiga, aranha, besouros.

19 Forma Cilíndrica Favorece o deslocamento nos mais variados meios .
Exemplos: cobras, lombrigas.

20 Forma Esférica Em forma de esfera, facilita a proteção do animal
Exemplos: tatu, ouriço-do-mar.

21 Forma Segmentada O corpo é formado por segmentos.
Exemplos: tênia, minhoca, sanguessuga.

22 Sem Forma Definida São animais em que não se
consegue determinar a forma. Exemplos: Esponjas.

23 É o local onde os seres vivos “moram”.
HABITAT É o local onde os seres vivos “moram”. São diversos os tipos de habitat. AQUÁTICOS TERRESTRES AÉREOS FLORESTAS LAGOAS ETC...

24 MECANISMOS DE REPRODUÇÃO
Todos os seres vivos têm capacidade de produzir descendentes, através da reprodução. O mecanismo de reprodução nos seres vivos é muito variado. Tanto os seres unicelulares quanto os pluricelulares podem reproduzir-se de duas maneiras: assexuada e sexuadamente.

25 REPRODUÇÃO ASSEXUADA Nesse tipo de reprodução, um único indivíduo origina outros, sem que haja troca de material genético através de células especiais para a reprodução.

26 Existem muitos tipos de reprodução assexuada, entre eles a:

27 Pode ocorrer em organismos unicelulares,e em
REPRODUÇÃO ASSEXUADA POR ESPOROS O indivíduo produz esporos, células que conseguem germinar originando novos indivíduos, sem que haja fecundação. Pode ocorrer em organismos unicelulares,e em organismos pluricelulares.

28 Também ocorre em organismos unicelulares e organismos pluricelulares.
REPRODUÇÃO ASSEXUADA POR BROTAMENTO Também ocorre em organismos unicelulares e organismos pluricelulares. Na Esponja e na Hidra, nasce naturalmente um broto, que pode se destacar e dar origem a outro ser idêntico ao original. 

29 REPRODUÇÃO SEXUADA A reprodução sexuada ocorre quando há troca de material genético normalmente entre duas células sexuais chamadas gametas (espermatozóides e óvulo).

30 REPRODUÇÃO SEXUADA

31 FECUNDAÇÃO Existem dois tipos básicos de fecundação: a fecundação externa e a fecundação interna.

32 FECUNDAÇÃO EXTERNA Os machos lançam seus espermatozóides na água. Ao mesmo tempo, as fêmeas lançam os seus óvulos. O encontro desses gametas ocorre na água e, portanto, fora dos organismos produtores de gametas.

33 FECUNDAÇÃO INTERNA Em outros animais, o macho lança os espermatozóide dentro do corpo da fêmea. O encontro dos gametas ocorre no interior do corpo de um organismo produtor de gametas.

34 Os animais hermafroditas geralmente não se auto fecundam
Existem os animais hermafroditas. Eles são, ao mesmo tempo, macho e fêmea. Um mesmo organismo produz tanto espermatozóides quanto óvulos. Os animais hermafroditas geralmente não se auto fecundam

35 QUESTÕES 1) Um inseto é um ser vivo e uma pedra não. Que características os diferenciam? 2) Um grão de areia levado pelo vento está em movimento; é característica dos seres vivos a capacidade de movimentação. Mas, embora um grão de areia possa se deslocar, ele não é um ser vivo. Por quê?

36 3) Por que o organismo necessita de alimento?
QUESTÕES 3) Por que o organismo necessita de alimento? 4) Os vegetais são seres vivos que produzem seu próprio alimento sem retirá-lo de outro ser vivo. Como eles fazem isso?

37 QUESTÕES 5) Diferencie as formas de nutrição dos animais herbívoros, carnívoros e onívoros? 6) Ao longo de sua vida, uma planta passa por diferentes etapas de desenvolvimento. Indique as semelhanças entre ciclo vital de uma árvore e de um ser humano.

38 7) Diferencie Fecundação Interna de Fecundação Externa.
QUESTÕES 7) Diferencie Fecundação Interna de Fecundação Externa. 8) Cite algumas influências maléficas que alguns seres vivos podem apresentar à natureza (seu ponto de vista).

39 Níveis de organização em Ecologia

40 Níveis ecológicos População
Indivíduos de uma mesma espécie que habita determinada região geográfica.

41 Comunidade Conjunto de populações que coexistem em determinada região, interagindo direta ou indiretamente.

42 Ecossistema Conjunto formado pela interação da biocenose (seres vivos) e do biótipo (não vivos).

43 Biosfera A mais alta hierarquia biológica, camada superficial do Planeta que ocorre vida, que reúne todos os ecossistemas.

44 Figuras e Fotos pesquisados e retirados do Google.
Bibliografia LOPES, Sônia. ROSSO, Sergio. Biologia - Volume único – 1 ed. – São Paulo: Saraiva, 2005. LINHARES, Sergio. GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia: volume único – 1. ed. – São Paulo: Ática, 2005. Figuras e Fotos pesquisados e retirados do Google.


Carregar ppt "SERES VIVOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google