A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Janice Alencar Fundamentos da Ecologia. O que a Ecologia estuda? Ambiente SeresVivos Ramo das Ciências que estuda as interações dos seres vivos entre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Janice Alencar Fundamentos da Ecologia. O que a Ecologia estuda? Ambiente SeresVivos Ramo das Ciências que estuda as interações dos seres vivos entre."— Transcrição da apresentação:

1 Janice Alencar Fundamentos da Ecologia

2 O que a Ecologia estuda? Ambiente SeresVivos Ramo das Ciências que estuda as interações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem.

3 Conceitos Básicos da Ecologia 1

4 Espécie: seres vivos semelhantes capazes de cruzar entre si e gerar descendentes férteis. População: conjunto de organismos da mesma espécie que ocupam determinada região na mesma unidade de tempo.

5 Comunidade: conjunto de populações presentes em um determinado local. Habitat: região onde mora a espécie. Nicho ecológico: modo de vida da espécie (profissão).

6 Ecossistema: conjunto das interações dos seres vivos de uma comunidade, entre si e diversos fatores físico-químicos. A interação entre os fatores bióticos e abióticos Biosfera: conjunto formado por todos os ecossistemas da Terra.

7 Equilíbrio Ecológico Situação de estabilidade dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem. O homem vem promovendo desequilíbrios através de suas ações: desmatamentos, queimadas, caça predatória, entre outras.

8 Componentes de um Ecossistema 2

9 Habitat Fatores Bióticos e Abióticos BIÓTICOS - compreende todos os seres vivos que vivem em uma determinada área. Produtores - seres autótrofos capazes de fabricar seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas obtidas do ambiente. Ambiente aquático – algas (fitoplâncton) Ambiente terrestre – plantas clorofiladas. Consumidores – seres heterótrofos – incapazes de produzir seu alimento. Nutrem-se de seres produtores ou de outros consumidores.

10 Tipos de consumidores Primários -1ª ordem nutrem-se de produtores. Secundários – 2ª ordem: nutrem-se de consumidores primários. Terciários – 3ª ordem: nutrem-se de consumidores secundários. Decompositores – nutrem-se de organismos mortos, indispensáveis para ciclagem da matéria

11 ABIÓTICOS – fatores físico-químicos do ambiente que atuam diretamente sobre o mundo vivo. Temperatura – atua principalmente sobre as atividades das enzimas. Água – atua no organismo como solvente de inúmeros compostos orgânicos e inorgânicos. Luz – componente de extrema importância, pois além de ser fonte de energia para fotossíntese, serve de informação para os organismos aquáticos.

12 Cadeias e Teias alimentares. 3

13 CADEIA ALIMENTAR O processo de transferência da energia e da matéria contida nos alimentos, desde os produtores até os decompositores, passando ou não pelos consumidores.

14

15 TEIA ALIMENTAR O conjunto de cadeias alimentares que interagem em um ecossistema.

16

17

18 Constituem maneiras de expressar, graficamente, a estrutura dos níveis tróficos de uma cadeia alimentar. Os retângulos são organizados uns sobre os outros, representando os níveis tróficos, de forma proporcional à quantidade de energia ou biomassa ou ao número de indivíduos presentes nos níveis tróficos. PIRÂMIDES ECOLÓGICAS

19 Pirâmide de biomassa Mostra a quantidade de biomassa ou de matéria acumulada nos seres vivos em cada nível trófico da cadeia alimentar.

20 Pirâmide de energia Mostra a quantidade de energia acumulada nas substâncias orgânicas em cada nível trófico.

21 Pirâmide de números Expressa a quantidade de indivíduos presentes em cada nível trófico da cadeia alimentar.


Carregar ppt "Janice Alencar Fundamentos da Ecologia. O que a Ecologia estuda? Ambiente SeresVivos Ramo das Ciências que estuda as interações dos seres vivos entre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google