A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecologia Conceitos básicos, cadeias e teias alimentares, fluxo de matéria e energia no ecossistema.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecologia Conceitos básicos, cadeias e teias alimentares, fluxo de matéria e energia no ecossistema."— Transcrição da apresentação:

1 Ecologia Conceitos básicos, cadeias e teias alimentares, fluxo de matéria e energia no ecossistema.

2 A Terra é um sistema vivo, dispondo de mecanismos de auto-regulação, ou seja, homeostase: mecanismos gerados e regulados pelos processos vitais, que propiciam a manutenção das condições ambientais necessárias à Vida. Esse modo holístico de se olhar para o nosso planeta, enquadra a nós, humanos, como parte integrante de um todo, onde tudo age interligado a tudo. HIPÓTESE GAIA "O Universo se parece mais com um grande pensamento do que com uma grande máquina." Sir James Jeans ( ) Astrofísico inglês

3 Ecologia : conceito OIKÒS – CASA LOGOS –Estudo. Estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente.

4 Habitat e nicho ecológico O lugar que um organismo ocupa no ecossistema é o seu habitat ; o seu papel, o seja, a sua função, é o seu nicho ecológico.

5 Objeto de estudo População Comunidade Ecossistema Biosfera.

6 Cadeia alimentar É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de uma comunidade.

7 COMPONENTES DE UMA CADEIA ALIMENTAR: PRODUTORES: AUTÓTROFOS: FOTOSSÍNTESE QUIMIOSSÍNTESE CONSUMIDORES: HETERÓTROFOS: HERBÍVOROS CARNÍVOROS ONÍVOROS DECOMPOSITORES: SAPRÓFAGOS: (FUNGOS E BACTÉRIAS)

8 Um conjunto de cadeias alimentares. Teia alimentar

9 Nível trófico Posição do organismo numa cadeia alimentar. Produtor 1º nível trófico Herbívoro 2º nível trófico Carnívoro 4º nível trófico 3º nível trófico

10 Pirâmides ecológicas Representação gráfica das transferências de matéria e de energia nos ecossistemas, mostrando as relações entre os diferentes níveis tróficos em termos de quantidade. Como há perda de energia e matéria adquirem forma de pirâmides.

11 Pirâmide de números Representa o nº de indivíduos em cada nível trófico.

12 Pirâmide de biomassa Expressa a quantidade de matéria orgânica por unidade de área, em um dado momento.

13 Pirâmide de energia Indica a biomassa acumulada em calorias(Kcal).

14

15 Fluxo de Matéria e Energia

16 Fluxo Unidirecional de Energia A ENERGIA FLUI DE PRODUTORES PARA DECOMPOSITORES UNIDIRECIONAL A ENERGIA DECRESCE A CADA NÍVEL TRÓFICO POR ISSO: AS CADEIAS ALIMENTARES SÃO NORMALMENTE COMPOSTA DE POUCOS NÍVEIS TRÓFICOS

17

18 Biogeoquímica Ciência que estuda a troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. Todos os elementos químicos naturais apresentam um movimento dinâmico nos ecossistemas transitando constantemente entre o meio físico e os organismos.

19 Ciclo da Água

20

21

22 O HOMEM AFETA O CICLO DA ÁGUA:

23

24 Ciclo do Carbono

25

26

27 O HOMEM AFETA O CICLO DO CARBONO AQUECIMENTO GLOBAL Após a revolução industrial, a emissão de poluentes derivados da queima de combustíveis fósseis têm aumentado muito, intensificando o efeito estufa. Isso é, os poluentes permitem a passagem de luz até a superfície terrestre mas, aprisiona o calor emanado por essa superfície, alterando a temperatura média do planeta.

28

29 Ciclo do Nitrogênio

30

31 O HOMEM AFETA O CICLO DO NITROGÊNIO QUEIMADAS As queimadas constantes matam os microrganismos do solo, prejudicando a decomposição, a fixação biológica do nitrogênio e todas as outras etapas do ciclo do nitrogênio, já que todas elas são feitas pelas bactérias presentes no solo.

32 Ciclo do oxigênio

33 Ciclo do fósforo

34 Ciclo do cálcio

35 Ciclo do enxofre

36 Revisão final Reisila Mendes Realização


Carregar ppt "Ecologia Conceitos básicos, cadeias e teias alimentares, fluxo de matéria e energia no ecossistema."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google