A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Mundo em nossas mãos!. Nas mãos de quem estará a proteção desse mundo?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Mundo em nossas mãos!. Nas mãos de quem estará a proteção desse mundo?"— Transcrição da apresentação:

1 O Mundo em nossas mãos!

2 Nas mãos de quem estará a proteção desse mundo?

3 Vida e Ambiente

4 Quais são os fatores que compõem o meio ambiente?

5 Fatores Abióticos Também chamados de não vivos, são os fatores ambientais como a água, o solo, a temperatura, a luminosidade e as propriedades físicas e químicas da biosfera. São ausentes da presença de seres vivos. Fatores Bióticos Ocasionados pela presença de seres vivos ou suas relações. Os fatores bióticos são todos os seres vivos da biosfera.

6 Biosfera Conjunto de todos os ecossistemas da terra incluindo as regiões da hidrosfera (as águas) da litosfera (o solo) e da atmosfera (camada gasosa onde existe alguma forma de vida).

7 Características dos seres vivos Ciclo vital Nutrição Reproduzem Dependem do ambiente Interagem entre si e com os fatores abióticos

8 Ciclo Vital Os seres vivos obedecem a um ciclo natural de vida: nascem, crescem, se reproduzem, envelhecem e morrem. Essas diferentes fases da vida de um ser constituem o seu ciclo de vida. Esse ciclo tem duração variável, de um tipo de ser vivo para outro.Veja alguns exemplos que indicam a duração média aproximada de vida de alguns animais. O ciclo de vida pode durar minutos ou centenas de anos, conforme o ser vivo considerado. Algumas bactérias podem completar seu ciclo de vida em cerca de 30 minutos. Outros seres, como as sequóias e alguns tipos de pinheiro, podem viver 4 mil anos ou mais. Arara: 60 anosCrocodilo: 80 anos Cabra: 17 anosElefante: 100 anos Chimpanzé: 20 anosLeão: 20 anos Coelho: 7 anosPorco: 10 anos Coruja: 27 anosRato: 4 anos

9 Nutrição Todos os seres vivos precisam de nutrientes (energia). Alguns seres produzem seu próprio alimento (vegetais, por exemplo/ Seres autótrofos) outros buscam o seu alimento em outros seres vivos (animais, por exemplo/ Seres Heterótrofos).

10 Reprodução Os seres vivos produzem seus descendentes

11 Interação Os seres vivos interagem e dependem de outros seres vivos e dos fatores abióticos para viver.

12 Cadeia Alimentar

13 Este termo ecológico representa o vínculo existente entre um grupo de organismos presentes em um ecossistema, os quais são regulados pela relação predador-presa. É através da cadeia alimentar, que é possível a transferência de energia entre os seres vivos. A cadeia alimentar é constituída pelos seguintes níveis: Produtores São os organismos capazes de fazer fotossíntese, produzem e acumulam energia através de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, gás carbônico e luz. Consumidores São animais que não produz seu próprio alimento, necessitando se alimentar de outro ser vivo, sendo animal ou vegetal. Se classificam: primário, secundário, terciário...

14 Classificação dos consumidores Os produtores estão colocados no 1º nível trófico.Os consumidores primários, aqueles que se alimentam dos produtores, são herbívoros e constituem o 2º nível trófico.Os consumidores secundários compõem o 3º nível trófico, sendo os carnívoros. Após esses existe o 4º nível trófico e assim por diante.

15 DECOMPOSITORES - São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente. Os decompositores, representados pelas bactérias e fungos, são o último elo da cadeia alimentar, fechando o ciclo. Os decompositores ocupam sempre o último nível da transferência de energia formando um grupo especial que degrada tanto produtores quanto consumidores.

16 Teia Alimentar

17 Fotossíntese É com a fotossíntese que se inicia toda a cadeia alimentar. Sem esta, os animais e os outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.cadeia alimentarheterotróficossubstâncias orgânicas

18 A fotossíntese é o processo através do qual as plantas, seres autotróficos, e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e oxigênio gasoso (O2). Através do processo constitui essencialmente os açúcares, como a glicose.plantas autotróficos açúcaresglicose A clorofila é responsável pela absorção de energia luminosa, são encontradas nas folhas, dentro das células vegetais em uma estrutura denominada cloroplasto.

19 As plantas respiram! As plantas também respiram, utilizando o gás oxigênio da atmosfera. Processo pelo qual a glicose e o gás oxigênio são transformados em gás carbônico, água e libera energia.

20 Resumo Fotossíntese Fotossíntese 1-Conceito: É a produção de glicose a partir de água (H2O) e dióxido de carbono (CO2) utilizando como fonte a energia luminosa, que é absorvida pela clorofila, e transformada em energia química. 2- Equação da Fotossíntese 3- Importância: Fornecimento de matéria prima (alimentos), participa da construção dos seres vivos; Produz de substâncias orgânicas, que fornecem a energia necessária para o desenvolvimento das diversas funções vitais dos organismos; Ação purificadora do ar atmosférico.

21 Resumo de Respiração Respiração Celular 1- Conceito: É um fenômeno que consiste basicamente no processo de consumo da energia química acumulada nas moléculas das plantas junto com o oxigênio, produzindo água, gás carbônico e ENERGIA 2- Equação de Respiração Celular: 3- Importância: É importante para a manutenção da vida, pois fornece energia necessária para o desempenho de suas funções vitais.

22 A importância da fotossíntese A importância da fotossíntese para a vida na Terra é enorme. A fotossíntese é o primeiro e principal processo de transformação de energia na biosfera. Ao alimentarmo-nos, parte das substâncias orgânicas, produzidas graças à fotossíntese, entram na nossa constituição celular, enquanto outras (os nutrientes energéticos) fornecem a energia necessária às nossas funções vitais, como o crescimento, a reprodução, etc...Terrabiosfera

23 Renove-se, multiplique-se! Utilize o maior poder que existe dentro de você, que é o seu "Pensamento" Imagine e transforme-se no símbolo da Páscoa... Saia distribuindo os presentes que você recebeu de Deus Transmita sua Alegria aos que choram Doe Esperanças aos que se encontram desanimados Deseje Paz e Luz a um coração atormentado Envie bons fluídos a um amigo ou mesmo aquele não tão amigo Feche os olhos e deseje... Deseje Que seu pensamento chegue em todos os lares Toque todos os corações E que neste Domingo de Páscoa como em todos os outros As pessoas celebrem o milagre da vida! Feliz Páscoa


Carregar ppt "O Mundo em nossas mãos!. Nas mãos de quem estará a proteção desse mundo?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google