A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências do Ambiente NECESSIDADES BÁSICAS DOS SERES VIVOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências do Ambiente NECESSIDADES BÁSICAS DOS SERES VIVOS."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências do Ambiente NECESSIDADES BÁSICAS DOS SERES VIVOS

2

3 O PLANETA DEVE OFERECER MEIOS QUE SATISFAÇAM AS NECESSIDADES BÁSICAS DOS SERES VIVOS NUTRIÇÃO PROTEÇÃO REPRODUÇÃO

4 NUTRIÇÃO Consiste na obtenção de matéria e energia pelos seres vivos; Extremamente importante na estrutura das comunidades, uma vez que boa parte da vida dos seres vivos é utilizada na nutrição; Meio ambiente fator preponderante para que os seres possam produzir ou sintetizar seu próprio alimento; Tipos: Autotrófica (ex.: vegetais clorofilados); Heterotrófica (ex.: animais).

5 NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO HETEROTRÓFICA O homem se destaca como o consumidor heterotrófico mais relevante, chegando a consumir mais compostos orgânicos do que a quantidade usada como alimento. CONSEQUÊNCIAS: desmatamento; poluição hídrica; poluição do ar; extinção de espécies; etc.

6 PROTEÇÃO Mecanismo utilizado pelos seres vivos para se protegerem dos seus inimigos e das intempéries. VEGETAIS crescimento de espinhos, perda de folhas, desenvolvimento de substâncias urticantes. ANIMAIS agressão, fulga, construção de abrigos, aparência transitória e a camuflagem.

7 REPRODUÇÃO Meio pelo qual os seres vivos geram seus descendentes, dando continuidade a sua espécie; Depende das condições do ambiente (vento, água, temperatura, presença de outros organismos polinizadores ou não); O ambiente deve ser capaz de satisfazer às necessidades de cada espécie para garantir a continuidade da vida; Tipos: Assexuada – não há mistura de genes(ex.: bactérias e alguns protozoários); Sexuada – gera seres a partir de combinação genética (ex.: maioria dos seres vivos).

8 Sol principal fonte de energia (vida); Radiação solar influi diretamente na vida do planeta (fonte de energia para a realização de todas as atividades básicas dos seres vivos); Variação de sua incidência e intensidade propicia a distribuição das diferentes formas de vida; PROCESSOS ENERGÉTICOS DA BIOSFERA

9 4 Todos os seres vivos retiram do ambiente a energia e as substâncias necessárias ao seu metabolismo. 4 BIOSSÍNTESE (síntese ou composição do alimento) –Fotossíntese (c/ energia luminosa); –Quimiossíntese (c/ energia de ligações químicas). 4 BIODEGRADAÇÃO (degradação ou decomposição do alimento) –Respiração Aeróbia (aceptor é o oxigênio); –Respiração Anaeróbia (aceptor é diferente do oxigênio livre); –Fermentação (não existe aceptor).

10 BIOSSÍNTESE Fotossíntese energia utilizada para a síntese do alimento provém da luz. CO 2 + H 2 O Alimento + O 2 Quimiossíntese energia utilizada para a síntese do alimento através da oxidação de substâncias minerais, sem recorrer à luz solar Comp. Inorg. Reduzido + O 2 Comp. Inorg. Oxidado CO 2 + H 2 O Alimento + O 2 Luz Energia Quimíca

11 RECICLAGEM 4 Todo processo de biossíntese deve corresponder um processo de biodegradação; 4 É o resultado da interação entre os processos de biossíntese e biodegração da matéria: (Biossíntese x Biodegradação = Reciclagem) –Garantia do equilíbrio de materiais; –Condição fundamental para a continuidade da vida.


Carregar ppt "Ciências do Ambiente NECESSIDADES BÁSICAS DOS SERES VIVOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google