A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REINO MONERA Seres vivos procarióticos; unicelulares; autótrofos ou heterótrofos. Representado por Arqueas (espécies que habitam ambientes com condições.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REINO MONERA Seres vivos procarióticos; unicelulares; autótrofos ou heterótrofos. Representado por Arqueas (espécies que habitam ambientes com condições."— Transcrição da apresentação:

1 REINO MONERA Seres vivos procarióticos; unicelulares; autótrofos ou heterótrofos. Representado por Arqueas (espécies que habitam ambientes com condições extremas e filogeneticamente mais próximas aos eucariotos) e Bactérias (espécies anteriormente denominadas de eubactérias).

2 CÉLULA BACTERIANA

3 TIPOS MORFOLÓGICOS E COLÔNIAS

4

5 Mycobacterium tuberculosis Bacillus anthracis Neisseria gonorrhoeaeVibrio cholerae

6 NUTRIÇÃO BACTERIANA Autotróficas: utilizam CO 2 para sintetizar moléculas orgânicas. Proclorófitas e cianobactérias Realizam fotossíntese: CO 2 + H 2 O luz (CH 2 O) + O 2 + H 2 O

7 Sulfobactérias: realizam fotossíntese em que a substância doadora de Hidrogênio é H 2 S. CO 2 + H 2 S (CH 2 O) + 2S + H 2 O

8 Heterotróficas: utilizam moléculas absorvidas do meio como fonte de energia e de átomos de Carbono. Podem ser: Saprofágicas: decomposição da matéria orgânica de cadáveres, folhas caídas, fezes. Importantes para a reciclagem de elementos químicos. Parasitas ou Patogênicas: obtêm alimento a partir de tecidos corporais de seres vivos, causadoras de doenças.

9 Bactérias Aeróbias e Anaeróbias Algumas bactérias só sobrevivem na presença de O 2 - bactérias aeróbias. Outras otêm energia por meio da respiração aeróbia (na presença de O 2 ) ou da fermentação (na ausência de O 2 ) - bactérias anaeróbias facultativas. Certas espécies anaeróbias não toleram o gás O 2, como Clostridium tetani e C. botulinum e morrem. São as bactérias anaeróbias obrigatórias.

10 BIPARTIÇÃOBIPARTIÇÃO

11 Formação de Endósporos: Clostridium e Bacillus são bactérias que na ausência de água ou de nutrientes essenciais, desidratam e formam uma parede espessa e resistente. O que permite que resistam durante longos períodos a condições adversas.


Carregar ppt "REINO MONERA Seres vivos procarióticos; unicelulares; autótrofos ou heterótrofos. Representado por Arqueas (espécies que habitam ambientes com condições."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google