A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sol e a energia. Ecossistema Fatores bióticos e abióticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sol e a energia. Ecossistema Fatores bióticos e abióticos."— Transcrição da apresentação:

1 Sol e a energia

2 Ecossistema Fatores bióticos e abióticos

3 FATORES ABIÓTICOS

4 LUZ A luz é uma manifestação de energia, cuja principal fonte é o Sol. É indispensável ao desenvolvimento das plantas.

5 A TRAJETÓRIA DA ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS

6 Célula clorofilada Esquema da molécula de clorofila Folha Granum Parede celular Cloroplasto Membrana externa Membrana interna Tilacóide Granum Estroma DNA Núcleo Vacúolo Cloroplasto Tilacóide

7 Plantas e algas (SERES CLOROFILADOS) H2O CO2 Luz Solar Liberam O2 Produzem glicose

8

9

10 CADEIA ALIMENTAR Seqüência de organismos que se relacionam pela alimentação. Ex.: PLANTA HERBÍVORO CARNÍVORO Decompositores

11 Produtores - São sempre seres autótrofos, produzem alimento que será usado na cadeia e são obrigatoriamente a base de qualquer cadeia alimentar. A energia transformada a partir da luz solar e do gás carbônico (fotossíntese) será repassada a todos os outros componentes restantes da cadeia ecológica. Os principais produtores conhecidos são as plantas e algas microscópicas (fitoplâncton). Consumidores - São os organismos que necessitam de se alimentar de outros organismos para obter a energia, uma vez que são incapazes de produzir seu próprio alimento. Se alimentam dos seres autótrofos e de outros heterótrofos. Como exemplo, os herbívoros e carnívoros. Decompositores - São organismos que atuam na transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica, fazendo com que estes compostos retornem ao solo para serem utilizados novamente por outro produtor, gerando uma nova cadeia alimentar. Os decompositores mais importantes são bactérias e fungos.

12 TEMPERATURA e os SERES VIVOS Os animais podem ser classificados em: Ectotérmicos

13 Endotérmicos

14 TEMPERATURA e os SERES VIVOS

15 Cada espécie possui uma temperatura adequada para a realização das suas atividades vitais. Mandacaru: transforma suas folhas em espinhos e armazena água.

16 QUEDA DAS FOLHAS As árvores despem-se de suas folhas apenas no rigor do verão, por causa das grandes secas, que assolam a região. Assim, na Europa e regiões extra tropicais, ela se dá no fim do outono, o mesmo ocorrendo, entre nós, nas províncias do Sul da Minas Gerais e Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

17 COMPORTAMENTO - Animais como, por exemplo, lagartixas, reduzem as suas atividades vitais para valores mínimos, ficando num estado de vida latente.

18 Reserva energética e Pêlos: os que vivem em regiões muito frias apresentam, geralmente, pelagem longa e uma camada de gordura sob a pele. Migração: Animais que se podem deslocar com facilidade como, por exemplo, as andorinhas, migram.

19 HIBERNAÇÃO - é um estado letárgico pelo quais muitos animais de sangue quente passam durante o inverno, principalmente em regiões temperadas e árticas.

20 FONTES: Glossário Ambiental Dicionário de Ecologia


Carregar ppt "Sol e a energia. Ecossistema Fatores bióticos e abióticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google