A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

São formados de células. São formados de células. Necessitam de alimento. Necessitam de alimento. Passam por um ciclo de vida. Passam por um ciclo de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "São formados de células. São formados de células. Necessitam de alimento. Necessitam de alimento. Passam por um ciclo de vida. Passam por um ciclo de."— Transcrição da apresentação:

1

2 São formados de células. São formados de células. Necessitam de alimento. Necessitam de alimento. Passam por um ciclo de vida. Passam por um ciclo de vida. São capazes de se reproduzir. São capazes de se reproduzir.

3 Seres Autótrofos: produzem seu próprio alimento. Seres Autótrofos: produzem seu próprio alimento. É o caso das plantas – realizam fotossíntese. É o caso das plantas – realizam fotossíntese.

4 Seres Heterótrofos: NÃO produzem seu próprio alimento. Seres Heterótrofos: NÃO produzem seu próprio alimento. É o caso dos animais – se alimentam de substâncias produzidas por outros seres. É o caso dos animais – se alimentam de substâncias produzidas por outros seres.

5 HERBÍVOROS: são aqueles que só comem plantas (folhas, sementes); HERBÍVOROS: são aqueles que só comem plantas (folhas, sementes); CARNÍVOROS: são aqueles que comem carne. CARNÍVOROS: são aqueles que comem carne. ONÍVOROS: são aqueles que se nutrem de plantas e de outros animais. ONÍVOROS: são aqueles que se nutrem de plantas e de outros animais.

6 Os seres vivos nascem, desenvolvem- se, reproduzem-se, envelhecem e morrem. Os seres vivos nascem, desenvolvem- se, reproduzem-se, envelhecem e morrem. Esse ciclo tem duração variável, de um tipo de ser vivo para outro. Esse ciclo tem duração variável, de um tipo de ser vivo para outro.

7 ARARA = 60 anos CROCODILO = 80 anos CABRA = 17 anos ELEFANTE = 100 anos CHIMPANZÉ = 20 anos LEÃO = 20 anos COELHO = 7 anos PORCO = 10 anos CORUJA = 27 anos RATO = 4 anos

8 Os seres brutos não crescem, embora às vezes pareça que isso acontece. Os seres brutos não crescem, embora às vezes pareça que isso acontece. O aumento nas ondulações das areias do deserto, chamadas dunas, não se trata de crescimento. O aumento nas ondulações das areias do deserto, chamadas dunas, não se trata de crescimento. Na realidade, esse aumento ocorre por causa da deposição da areia transportada pelo vento. Na realidade, esse aumento ocorre por causa da deposição da areia transportada pelo vento.

9 A forma dos seres vivos está relacionada/adaptada ao seu habitat. Hidrodinâmica Hidrodinâmica Aerodinâmica Aerodinâmica Achatada Achatada Cilíndrica Cilíndrica Esférica Esférica Segmentada Segmentada Sem forma definida Sem forma definida

10 Tem a forma de um fuso ( largo no meio e estreito nas extremidades). Tem a forma de um fuso ( largo no meio e estreito nas extremidades). Facilita a deslocação na água. Facilita a deslocação na água. Exemplos: peixes e outros semelhantes. Exemplos: peixes e outros semelhantes.

11 Facilita a deslocação no AR. Facilita a deslocação no AR. Exemplos: a maioria das aves. Exemplos: a maioria das aves.

12 Favorece o contacto com o meio e facilita a procura de alimentos. Favorece o contacto com o meio e facilita a procura de alimentos. Exemplos: estrela-do-mar, escaravelho, escorpião, formiga, aranha, besouros. Exemplos: estrela-do-mar, escaravelho, escorpião, formiga, aranha, besouros.

13 Favorece o deslocamento nos mais variados meios. Favorece o deslocamento nos mais variados meios. Exemplos: cobras, lombrigas. Exemplos: cobras, lombrigas.

14 Em forma de esfera, facilita a proteção do animal Em forma de esfera, facilita a proteção do animal Exemplos: tatu, ouriço-do-mar. Exemplos: tatu, ouriço-do-mar.

15 O corpo é formado por segmentos. O corpo é formado por segmentos. Exemplos: tênia, minhoca, sanguessuga. Exemplos: tênia, minhoca, sanguessuga.

16 São animais em que não se São animais em que não se consegue determinar a forma. Exemplos: Esponjas. Exemplos: Esponjas.

17 É o local onde os seres vivos moram. É o local onde os seres vivos moram. São diversos os tipos de habitat. São diversos os tipos de habitat. AQUÁTICOS AQUÁTICOS TERRESTRES TERRESTRES AÉREOS AÉREOS FLORESTAS FLORESTAS LAGOAS LAGOAS ETC... ETC...

18 Todos os seres vivos têm capacidade de produzir descendentes, através da reprodução. Todos os seres vivos têm capacidade de produzir descendentes, através da reprodução. O mecanismo de reprodução nos seres vivos é muito variado. O mecanismo de reprodução nos seres vivos é muito variado. Tanto os seres unicelulares quanto os pluricelulares podem reproduzir-se de duas maneiras: assexuada e sexuadamente. Tanto os seres unicelulares quanto os pluricelulares podem reproduzir-se de duas maneiras: assexuada e sexuadamente.

19 Nesse tipo de reprodução, um único indivíduo origina outros, sem que haja troca de material genético através de células especiais para a reprodução. Nesse tipo de reprodução, um único indivíduo origina outros, sem que haja troca de material genético através de células especiais para a reprodução.

20 Existem muitos tipos de reprodução assexuada, entre eles a: Existem muitos tipos de reprodução assexuada, entre eles a: CISSIPARIDADE OU BIPARTIÇÃO: são mais freqüentes entre os organismos unicelulares. CISSIPARIDADE OU BIPARTIÇÃO: são mais freqüentes entre os organismos unicelulares. Consiste a célula simplesmente se dividir em duas partes, que passarão a representar dois novos seres. Consiste a célula simplesmente se dividir em duas partes, que passarão a representar dois novos seres.

21 POR ESPOROS POR ESPOROS O indivíduo produz esporos, células que conseguem germinar originando novos indivíduos, sem que haja fecundação. O indivíduo produz esporos, células que conseguem germinar originando novos indivíduos, sem que haja fecundação. Pode ocorrer em organismos unicelulares,e em Pode ocorrer em organismos unicelulares,e em organismos pluricelulares. organismos pluricelulares.

22 POR BROTAMENTO POR BROTAMENTO Também ocorre em organismos unicelulares e organismos pluricelulares. Também ocorre em organismos unicelulares e organismos pluricelulares. Na Esponja e na Hidra, nasce naturalmente um broto, que pode se destacar e dar origem a outro ser idêntico ao original. Na Esponja e na Hidra, nasce naturalmente um broto, que pode se destacar e dar origem a outro ser idêntico ao original.

23 A reprodução sexuada ocorre quando há troca de material genético normalmente entre duas células sexuais chamadas gametas. A reprodução sexuada ocorre quando há troca de material genético normalmente entre duas células sexuais chamadas gametas.

24 Na reprodução sexuada com participação de gametas, podemos reconhecer dois tipos de células: um gameta masculino e outro gameta feminino. Na reprodução sexuada com participação de gametas, podemos reconhecer dois tipos de células: um gameta masculino e outro gameta feminino. Nos animais, os gametas masculinos são os espermatozóides, e o óvulo gameta feminino. Nos animais, os gametas masculinos são os espermatozóides, e o óvulo gameta feminino.

25 Existem dois tipos básicos de fecundação: a fecundação externa e a fecundação interna. Existem dois tipos básicos de fecundação: a fecundação externa e a fecundação interna.

26 Os machos lançam seus espermatozóides na água. Ao mesmo tempo, as fêmeas lançam os seus óvulos. Os machos lançam seus espermatozóides na água. Ao mesmo tempo, as fêmeas lançam os seus óvulos. O encontro desses gametas ocorre na água e, portanto, fora dos organismos produtores de gametas. O encontro desses gametas ocorre na água e, portanto, fora dos organismos produtores de gametas.

27 Em outros animais, o macho lança os espermatozóide dentro do corpo da fêmea. Em outros animais, o macho lança os espermatozóide dentro do corpo da fêmea. O encontro dos gametas ocorre no interior do corpo de um organismo produtor de gametas. O encontro dos gametas ocorre no interior do corpo de um organismo produtor de gametas.

28 Existem os animais hermafroditas. Existem os animais hermafroditas. Eles são, ao mesmo tempo, macho e fêmea. Eles são, ao mesmo tempo, macho e fêmea. Um mesmo organismo produz tanto espermatozóides quanto óvulos. Um mesmo organismo produz tanto espermatozóides quanto óvulos. Os animais hermafroditas geralmente não se auto fecundam

29 Animais de estimação. Animais de estimação. Cadeia alimentar. Cadeia alimentar. Ajudam na decomposição da matéria orgânica. Fungos e bactérias. Ajudam na decomposição da matéria orgânica. Fungos e bactérias.

30 Quando retirados do seu ambiente natural: Caramujos. Quando retirados do seu ambiente natural: Caramujos. Provocam Infecções, Doenças. Provocam Infecções, Doenças.

31 1) Um inseto é um ser vivo e uma pedra não. Que características os diferenciam? 1) Um inseto é um ser vivo e uma pedra não. Que características os diferenciam? 2) Um grão de areia levado pelo vento está em movimento; é característica dos seres vivos a capacidade de movimentação. Mas, embora um grão de areia possa se deslocar, ele não é um ser vivo. Por quê? 2) Um grão de areia levado pelo vento está em movimento; é característica dos seres vivos a capacidade de movimentação. Mas, embora um grão de areia possa se deslocar, ele não é um ser vivo. Por quê?

32 3) Por que o organismo necessita de alimento? 3) Por que o organismo necessita de alimento? 4) Os vegetais são seres vivos que produzem seu próprio alimento sem retirá-lo de outro ser vivo. Como eles fazem isso? 4) Os vegetais são seres vivos que produzem seu próprio alimento sem retirá-lo de outro ser vivo. Como eles fazem isso?

33 5) Diferencie as formas de nutrição dos animais herbívoros, carnívoros e onívoros? 5) Diferencie as formas de nutrição dos animais herbívoros, carnívoros e onívoros? 6) Ao longo de sua vida, uma planta passa por diferentes etapas de desenvolvimento. Indique as semelhanças entre ciclo vital de uma árvore e de um ser humano. 6) Ao longo de sua vida, uma planta passa por diferentes etapas de desenvolvimento. Indique as semelhanças entre ciclo vital de uma árvore e de um ser humano.

34 7) Diferencie Fecundação Interna de Fecundação Externa. 7) Diferencie Fecundação Interna de Fecundação Externa. 8) Cite algumas influências maléficas que alguns seres vivos podem apresentar à natureza (seu ponto de vista). 8) Cite algumas influências maléficas que alguns seres vivos podem apresentar à natureza (seu ponto de vista).

35 LOPES, Sônia. ROSSO, Sergio. Biologia - Volume único – 1 ed. – São Paulo: Saraiva, LOPES, Sônia. ROSSO, Sergio. Biologia - Volume único – 1 ed. – São Paulo: Saraiva, LINHARES, Sergio. GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia: volume único – 1. ed. – São Paulo: Ática, LINHARES, Sergio. GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia: volume único – 1. ed. – São Paulo: Ática, Figuras e Fotos pesquisados e retirados do Google. Figuras e Fotos pesquisados e retirados do Google.


Carregar ppt "São formados de células. São formados de células. Necessitam de alimento. Necessitam de alimento. Passam por um ciclo de vida. Passam por um ciclo de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google