A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

-Clonagem Reprodutiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "-Clonagem Reprodutiva"— Transcrição da apresentação:

1 -Clonagem Reprodutiva

2 Reprodução Reprodução sexuada Reprodução assexuada

3 Reprodução Uma das características consideradas exclusivas dos seres vivos é a reprodução, ou seja, a capacidade que os seres vivos têm de originar outros seres portadores de uma informação genética semelhante à dos progenitores. Pela reprodução essa informação genética passa de uma geração seguinte.

4 Reprodução sexuada Este processo é caracterizado pela intervenção de células reprodutoras sexuadas – os gâmetas – que por fecundação dão origem a um ovo. Nele intervém geralmente dois progenitores.

5 Reprodução assexuada Este processo ocorre sem a intervenção de gâmetas ou células reprodutoras sexuadas. Não acompanhada de fecundação. Nele intervém apenas um progenitor.

6 Clonagem Natural Artificial Vegetal Animal Vegetal Animal Mergulhia Reprodutiva Terapêutica Processo assexuado de divisão celular Reprodutiva Bioarticão Gemulação Estaca Alporquia Enxertia

7 Clonagem A clonagem é um procedimento técnico de reprodução, mediante a qual é manipulado o material genético de uma célula ou de um organismo (vegetal ou animal) com a finalidade de obter um indivíduo ou um conjunto de indivíduos geneticamente idênticos ao primeiro.

8 Clonagem Natural Forma de reprodução assexuada;
Frequente na maioria dos protozoários, algumas leveduras e plantas; é também natural, em certos casos, em mamíferos, como no tatu e, mais raramente, nos gémeos uni vitelinos, que são parte de um clone. Nos dois casos, embora haja reprodução sexuada na formação do zigoto, os descendentes idênticos têm origem a partir de um processo assexuado de divisão celular.

9 Clonagem induzida artificialmente
Aplicada em vegetais e animais; o termo aplica-se a uma forma de reprodução assexuada; Produzida em laboratório de forma artificial; A partir de uma célula mãe, ocorre a produção de uma ou mais células (idênticas entre si e à original). Óvulo onde está a ser introduzido um núcleo de uma célula somática.

10 Clonagem Induzida Artificialmente (Animal)
Neste sub-tema reside o tema principal do nosso trabalho, visto que a clonagem animal induzida artificialmente pode dividir-se em clonagem terapêutica e Clonagem Reprodutiva.

11 Clonagem Reprodutiva A Clonagem Reprodutiva é uma forma de reprodução assexuada; basea-se na recolha de um óvulo de uma dadora, ao óvulo é retirado o núcleo com toda a sua informação genética. Nesse óvulo será fundida uma célula somática, préviamente recolhida de um dador, que atravéz de pequenos choques de corrente elétrica se funde com o óvulo. Desta forma a célula ovo desenvolve-se de acordo com a informação genética do núcleo da célula somática implantada, formando assim um ser fisicamente igual ao dador da célula somática - um clone.

12 Esquema da Clonagem Reprodutiva

13 Dolly A ovelha Dolly ( 5 de Julho de de Fevereiro de 2003) foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. Dolly foi criada por investigadores do Instituto Roslin, na Escócia, onde viveu toda a sua vida. O seu nome é uma referência à actriz Dolly Parton. Dolly – primeiro mamífero clonado

14 “Vantagens” da clonagem Reprodutiva – Clonar Espécies extintas.
Um grupo de cientistas está a estudar uma possibilidade de clonar espécies extintas, duas das quais: Tigre da Tansmania; Pequeno tigre da tansmania extremamente bem conservado em álcool. Tigre da Tansmania

15 Mamute. Ossadas de um Mamute

16 “Desvantagens” da Clonagem Reprodutiva – Envelhecimento precoce/mutações.
Envelhecimento precoce da Dolly. "Parece-me claramente condenável. Todos os grupos que trabalharam na clonagem de animais registraram um índice muito elevado de abortos naturais, mortalidade pós-natal e outros inconvenientes", comentou Griffin. Entre esses inconvenientes figuravam órgãos internos maiores do que o normal e o nascimento de animais duas vezes maiores do que deveriam ser.

17 Realizado por: Daniel Carvalho Inês Reis Rui Cura


Carregar ppt "-Clonagem Reprodutiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google