A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clonagem A palavra "clone" vem do grego "klón", que significa "rebento" ou "broto". Os cientistas removem o material genético de uma óvulo não- fertilizado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clonagem A palavra "clone" vem do grego "klón", que significa "rebento" ou "broto". Os cientistas removem o material genético de uma óvulo não- fertilizado."— Transcrição da apresentação:

1 Clonagem A palavra "clone" vem do grego "klón", que significa "rebento" ou "broto". Os cientistas removem o material genético de uma óvulo não- fertilizado e o substituem pelo DNA de uma célula diplóide do ser que se deseja clonar. Para a criação da Dolly, em 1997, primeira experiência bem- sucedida de clonagem de um mamífero, foram extraídas células da mama de uma ovelha e delas retiradas seu núcleo, que contém as informações genéticas. Esses núcleos foram injetados em oócitos --células que dão origem ao óvulo--, os quais tiveram sua função reprodutora reativada. Como só foi usado o DNA de uma fêmea, o resultado foi outra fêmea.

2

3 Clonagem terapêutica Um dos propósitos da clonagem humana é a clonagem terapêutica, processo pelo qual o DNA de uma pessoa é utilizado para criar um embrião. Ao invés de inserir este embrião em uma mãe de aluguel, suas células são usadas para produzir células-tronco que são capazes de evoluir para diversos tipos de células do corpo.

4 1. O DNA é extraído de uma pessoa doente. 2. O DNA é então implantado no óvulo de uma doadora, desprovido de núcleo. 3. O óvulo então divide-se como uma fertilização típica e forma um embrião. 4. Células-tronco são removidas do embrião. 5. Qualquer espécie de tecido ou órgão pode ser formada a partir destas células-tronco para tratar o doente. Como funciona a clonagem terapêutica

5 O QUE É UM ORGANISMO GENETICAMENTE MODIFICADO? Um organismo geneticamente modificado (OGM ou transgênico) caracteriza-se por apresentar uma fração do DNA de outro organismo integrado ao seu próprio DNA. Em outras palavras, o OGM apresenta uma nova parte do DNA, o que o diferencia do seu original. A nova parte do DNA em geral, contém um ou mais genes que foram modificados para que sejam capazes de manifestar-se no novo organismo. Geralmente, esses genes adicionados determinam a presença de novas proteínas.

6

7

8 O Projeto Genoma Genoma é o conjunto básico de cromossomos que aparece nos gametas; no caso da espécie humana, como vimos, é formado por 23 cromossomos, nos quais estão localizados todos os genes da espécie Determina a seqüência dos 3 bilhões de letras na fita dupla do DNA. Contudo, desse total de bases, somente 10% formam genes, ou seja, segmentos que codificam proteínas. A empresa de pesquisas genéticas Ventura, completou em 2000 o sequênciamento genético de todos os genes humanos. Foram identificadas todas as bases (moléculas químicas que formam o DNA ).


Carregar ppt "Clonagem A palavra "clone" vem do grego "klón", que significa "rebento" ou "broto". Os cientistas removem o material genético de uma óvulo não- fertilizado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google