A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os cromossomos. Na divisão celular a carioteca e o nucléolo desparecem, a cromatina se condensa formando o cromossomo Os cromossomos são constituídos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os cromossomos. Na divisão celular a carioteca e o nucléolo desparecem, a cromatina se condensa formando o cromossomo Os cromossomos são constituídos."— Transcrição da apresentação:

1 Os cromossomos

2 Na divisão celular a carioteca e o nucléolo desparecem, a cromatina se condensa formando o cromossomo Os cromossomos são constituídos por longas moléculas de DNA, RNA e por proteínas. Os genes são segmentos de DNA, ao longo do cromossomo, que carregam a informação genética para determinada característica ou mais de uma característica. A metade dos cromossomos de uma célula provém do pai, e a outra metade da mãe. Cada um dos cromossomos de uma metade (pai) forma um par com o cromossomo da outra metade (mãe), que possui os mesmos tipos de genes (cromossomos homólogos).

3

4 Cada cromossomo duplicado (como aparece na figura ao lado) é formado por dois filamentos (cromátides) unidos em uma região chamada centrômero. Os cromossomos duplicam- se (fazem cópias de si mesmos) quando uma célula se encontra na intérfase (o intervalo entre duas divisões sucessivas).

5 A forma dos cromossomos Centrômero, também chamado de constrição primária, que divide o cromossomo em dois braços, para a fixação dele nas fibras do fuso, na divisão celular. Em alguns cromossomos ocorre à constrição secundária, um estreitamento usado para reconhecer e caracterizar os cromossomos no cariótipo. Nesta mesma área está localizada a Zona SAT, que está relacionada com a síntese do nucléolo. Na parte extrema do material cromossômico, está o Satélite, que se separa do cromossomo pela constrição secundária.

6 Tipos de cromossomos Acrocêntrico – quando o centrômero está próximo a uma das extremidades. Metacêntrico – quando o centrômero está no meio. Sub-metacêntrico – quando centrômero está submediano Telocêntrico – quando centrômero está nas extremidades

7 O número de cromossomos Células diplóides são aquelas que possui os cromossomos organizados em pares (representados por 2n) enquanto as haplóides são aquelas que não possuem pares homólogos (representadas por n). Assim sendo podemos afirmar que as células somáticas são diplóides e os gametas são haplóides.

8 Cariótipo Definimos cariótipo como o conjunto de cromossomos contidos nas células de um organismo. Na espécie humana, o cariótipo de uma célula diplóide, por exemplo, é constituído por 46 cromossomos, sendo o último par definidor sexual (XX ou XY), diferindo o gênero macho e fêmea (homem e mulher) e os outros 22 pares (autossômicos - AA) responsáveis por decodificar as demais características. Assim, temos para um cariótipo normal da espécie humana, as seguintes representações possíveis: Cariótipo de um homem 22AA + XY ou 46,XY Cariótipo de uma mulher 22AA + XX ou 46,XX

9


Carregar ppt "Os cromossomos. Na divisão celular a carioteca e o nucléolo desparecem, a cromatina se condensa formando o cromossomo Os cromossomos são constituídos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google