A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CROMOSSOMOS E DIVISÃO CELULAR. CARACTERÍSITCAS GERAIS DOS CROMOSSOMOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CROMOSSOMOS E DIVISÃO CELULAR. CARACTERÍSITCAS GERAIS DOS CROMOSSOMOS."— Transcrição da apresentação:

1 CROMOSSOMOS E DIVISÃO CELULAR

2

3

4 CARACTERÍSITCAS GERAIS DOS CROMOSSOMOS

5 TIPOS DE CROMOSSOMOS AUTOSSÔMICOS CROMOSSOMOS SEXUAIS RESPONSÁVEIS POR CARACTERÍSTICAS NÃO RELACIONADAS AO SEXO RESPONSÁVEIS PELA DETERMINAÇÃO DO SEXO AUTOSSÔMICOS + CROMOSSOMOS SEXUAIS = GENOMA

6 CADA SER VIVO POSSUI SEU CONJUNTO PRÓPRIO E ESPECÍFICO DE CROMOSSOMOS.

7 NA FECUNDAÇÃO......UM GAMETA, COM METADE DO NÚMERO DE CROMOSSOMOS DA ESPÉCIE, SE UNE AO OUTRO......REESTABELECENDO O NÚMERO PAR DE CROMOSSOMOS DA ESPÉCIE. n n HAPLÓIDE 2n DIPLÓIDE UM LOTEDE CROMOSSOMOS PARES DE HOMÓLOGOS

8 CARIÓTIPO OU IDIOGRAMA CONJUNTO DE CARACTÉRÍSTICAS MORFOLÓGICAS DOS CROMOSSOMOS DE UMA CÉLULA. 22A + XX (ou 46, XX) 22A + XX (ou 46, XX) 22A + XY (ou 46, XY) 22A + XY (ou 46, XY)

9

10 TÁ... E A DIVISÃO CELULAR?

11 ASPECTOS GERAIS INTÉRFASEFASE M PREPARAÇÃODIVISÃO

12 SUB-FASES DA INTÉRFASE G 1 S G 2 EVENTOS Produção de RNA m e Proteínas (CRESCIMENTO) Duplicação do DNA Produção de RNA m e Proteínas.

13 MITOSE - CONCEITOS BÁSICOS É um processo de divisão celular onde uma célula eucariótica origina duas células filhas, essas células são idênticas entre si e o número de cromossomos permanece constante. 2n MITOSEMITOSE NÃO HÁ VARIABILIDADE GENÉTICA CÉLULAS GENETICAMENTE IDENTICAS

14 PRÓFASE METÁFASE ANÁFASE TELÓFASE FASES DA MITOSE

15 A BABOSEIRA QUE VOCÊ ADORA PROMETo a ANA TELefonar!!!

16

17

18 Duplicação do centrômero. Cada cromossomo com uma só cromátide. Os cromossomos migram para os pólos da célula (ASCENSÃO POLAR)

19 Desespiralização dos cromossomos. Reaparecimento do nucléolo. Reorganização da carioteca. (CARIOCINESE) Ocorre a divisão do citoplasma. (CITOCINESE ou CITODIERESE)

20 Desespiralização dos cromossomos. Reaparecimento do nucléolo. Reorganização da carioteca. (CARIOCINESE) Ocorre a divisão do citoplasma. (CITOCINESE ou CITODIERESE)

21 DIVISÃO EQUACIONAL

22

23 ATENÇÃO!!!

24 FENÔMENOS RELACIONADOS Reprodução assexuada Desenvolvimento embrionário Crescimento do organismo Regeneração Câncer

25 MEIOSE - CONCEITOS BÁSICOS É um processo de divisão celular que se processa em duas etapas, onde uma célula eucariótica origina quatro células filhas com metade do número de cromossomos da célula inicial. HÁ VARIABILIDADE GENÉTICA CÉLULAS GENETICAMENTE DIFERENTES 2n n n n n n n D I V I S Ã O D I V I S Ã O

26

27 ETAPAS DA MEIOSE crossing over

28

29

30

31 (UFRJ 2007) Sim. A permutação (crossing- over) possibilita que o alelo deletério de um membro do par de homólogos seja trocado pelo alelo normal do outro, formando uma cromátide sem alelos deletérios. Esta cromátide dará origem a cromossomos normais nos gametas.

32 (UFRJ 2001)

33 A figura 1 corresponde ao epitélio intestinal, pois a quantidade de ADN incialmente é duplicada e volta ao valor inicial, caracterizando uma divisão celular por mitose. A figura 2 corresponde às células do ovário, pois a quantidade final de ADN é igual à metade da quantidade inicial, indicando a ocorrência da divisão celular por meiose.


Carregar ppt "CROMOSSOMOS E DIVISÃO CELULAR. CARACTERÍSITCAS GERAIS DOS CROMOSSOMOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google