A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEIOSE Processo de divisão celular no qual células diplóides, ou seja, com dois lotes de cromossomos, dão origem a quatro células haplóides, com apenas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEIOSE Processo de divisão celular no qual células diplóides, ou seja, com dois lotes de cromossomos, dão origem a quatro células haplóides, com apenas."— Transcrição da apresentação:

1

2 MEIOSE Processo de divisão celular no qual células diplóides, ou seja, com dois lotes de cromossomos, dão origem a quatro células haplóides, com apenas um lote de cromossomos.

3 Essa forma de divisão possibilita a formação dos gametas (células sexuais). Nas células humanas diplóides existem 46 cromossomos. Através da meiose, elas passam a ter 23 cromossomos.

4 No processo de fecundação humana, ocorre a união de dois gametas dos pais, resultando em um ovo com 46 cromossomos.

5 A meiose é responsável pela diversificação do material genético nas espécies. A reprodução sexuada permite a mistura de genes de dois indivíduos diferentes da mesma espécie para produzir descendentes que diferem entre si e de seus pais em uma série de características.

6 A meiose ocorre em duas etapas que, por sua vez, se subdividem em: – prófase – metáfase –anáfase – telófase.

7 A fase que antecede a meiose é conhecida como interfase, quando os cromossomos da célula se duplicam e se apresentam como filamentos duplos, as cromátides. Dividimos em duas etapas: Meiose I e Meiose II.

8 Resumidamente, a meiose é um mecanismo destinado à distribuição das unidades hereditárias ou genes, permitindo sua recombinação independente e ao acaso. Com a distribuição aleatória dos homólogos maternos e paternos entre as células- filhas na divisão meiótica I, cada gameta recebe uma mistura diferente de cromossomos maternos e paternos.

9 Deste processo, um indivíduo poderia, a princípio, produzir 2n gametas diferentes, onde n é o número de haplóide de cromossomos. Em seres humanos, por exemplo, cada indivíduo pode produzir, no mínimo, 223 = 8,4 x 106 gametas geneticamente diferentes.

10 Porém, o número de variantes é muito maior, devido ao crossing- over, fenômeno que ocorre durante a longa prófase da divisão meiótica I. Este processo proporciona uma mistura da constituição genética de cada um dos cromossomos nos gametas.

11 A recombinação genética que decorre do crossing-over pode, eventualmente, traduzir- se numa vantagem evolutiva a uma espécie, ao longo dos anos.

12 A prófase I da meiose I foi dividida em 5 subfases consecutivas: –Leptóteno –Zigóteno –Paquíteno –Diplóteno –Diacinese.

13 As fases da Meiose I Prófase I: - Leptóteno: Cada cromossomo é formado por duas cromátides. No leptóteno, os cromossomos duplicados iniciam a sua condensação, podendo- se notar a presença de regiões mais condensadas, chamadas cromômeros.

14 - Zigóteno: A condensação dos cromossomos progride e os homólogos pareiam-se num processo denominado Sinapse. O início do pareamento ocorre no zigóteno e se completa no paquíteno. Na mitose não há pareamento de homólogos.

15 - Paquíteno: Os cromossomos homólogos já estão perfeitamente emparelhados, sendo possível visualizá-los melhor. Cada par de cromossomos homólogos possui 4 cromátides, constituindo uma tétrade ou bivalente, formada por:

16 -Cromátides- irmãs: Originam de um mesmo cromossomo; - Cromátides- homólogas: Originam de cromossomos homólogos.

17 Duas cromátides homólogas podem sofrer uma ruptura na mesma altura e os dois pedaços podem trocar de lugar, realizando assim, uma Permutação ou Crossing-Over.

18 Em virtude do crossing-over, ocorre recombinação gênica, processo importante no aumento da variabilidade gênica da espécie.

19 - Diplóteno: Cromossomos homólogos começam a se afastar, mas permanecem ligados por regiões onde ocorreu crossing- over. Tais regiões constituem os quiasmas. O número de quiasmas fornece, então, o número de permutações ocorridas.

20 - Diacinese: Continua a ocorrer condensação dos cromossomos e a separação dos homólogos. Com isso, os quiasmas vão escorregando para as pontas das cromátides, processo denominado Terminalização dos Quiasmas.

21 Metáfase I: Os cromossomos duplicados e pareados permanecem dispostos no equador da célula. Os cromossomos atingem o máximo de condensação e os quiasmas mantêm os cromossomos homólogos unidos

22 Anáfase I: - Caracteriza-se pelo deslocamento dos cromossomos para os pólos. O par de cromossomos homólogos separa- se, indo um cromossomo duplicado de cada par para um pólo da célula.

23 Não ocorre divisão do centrômero. Essa é uma importante diferença entre a anáfase da mitose e da meiose. Encontram-se 2n cromossomos não duplicados em cada pólo da célula e na meiose I encontram-se n cromossomos duplicados a esses cromossomos duplos da meiose I, isto é, às duas cromátides ligadas pelo centrômero dá-se o nome de Díades.

24 Telófase I: -Com a chegada das díades aos pólos, termina a anáfase I e tem início a telófase I. O que ocorre na telófase I da meiose é bastante semelhante ao que acontece na telófase da mitose: os cromossomos desespiralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e ocorre a citocinese.

25 As Fases da Meiose II: - É extremamente semelhante à mitose. A formação de células haplóides a partir de outras haplóides só é possível porque ocorre, durante a meiose II, a separação das cromátides que formam as díades. Cada cromátide de uma díade dirige-se para um pólo diferente e já pode ser chamada cromossomo- irmão.

26 FASES DA MEIOSE INTÉRFASE (G1) INTÉRFASE (G2) PRÓFASE I (LEPTÓTENO) PRÓFASE I (ZIGÓTENO)

27 PRÓFASE I (PAQUÍTENO) PRÓFASE I (DIPLÓTENO) PRÓFASE I (DIACINESE) METÁFASE I

28 ANÁFASE I TELÓFASE I

29 ANÁFASE II Divisão citoplasmática (citocinese) TELÓFASE II PRÓFASE II METÁFASE II

30

31 METÁFASE DA MITOSE METÁFASE I DA MEIOSE

32 ANÁFASE DA MITOSE ANÁFASE I DA MEIOSE


Carregar ppt "MEIOSE Processo de divisão celular no qual células diplóides, ou seja, com dois lotes de cromossomos, dão origem a quatro células haplóides, com apenas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google