A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 13 Ciclo celular.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 13 Ciclo celular."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 13 Ciclo celular

2 Compreende 2 fases: Interfase Mitose

3 DURAÇÃO MÉDIA DO CICLO CELULAR
G1(gap/intervalo) - antes da síntese de DNA - 9 a 11 horas Síntese de RNA Crescimento da célula; S (durante a síntese de DNA) - 8 a 10 horas Duplicação dos cromossomos G2 (depois da síntese de DNA) - 4 a 5 horas - Pouca síntese de DNA e proteínas MITOSE min a 1 hora Total: 24 horas

4

5 FASES DA INTÉRFASE FASE G1 Intensa síntese de RNA e proteínas;
Aumento do citoplasma; FASE S Duplicação do DNA; Síntese proteica. FASE G2 Pequena síntese de RNA e proteínas.

6 Ei, pra dividir MITOSE vem aí, MITOSE vem aí, opá
Ei, pra dividir MITOSE vem aí, MITOSE vem aí, opá! (2X) A INTÉRFASE vai preparar, e em G1 produz RNA no S DNA vai duplicar, G2 mais proteínas, pra tudo começar... E agora não erro mais não (não erro mais não) Quero entender como é a divisão Se for MITOSE 4 fases tem E pra formar tecido a mesma sempre vem (a mesma sempre vem) Ei, pra dividir MITOSE vem aí, MITOSE vem aí, opá! (2X) PRÓFASE os cromossomos já duplicados começam a espiralar nucléolo e carioteca vão desaparecer mas em compensação vai fuso aparecer Na METÁFASE é bem legal (é bem legal) tudo na placa equatorial e a máxima espiralização centrômeros no entanto já se duplicarão (já se duplicarão) refrão Na ANÁFASE já separadas e as cromátides pros pólos são puxadas e pra ocorrer por tanto a migração são as fibras do fuso que se encurtarão Na TÉLOFASE pra encerrar (pra encerrar) os cromossomos já vão descondensar nucléolo e carioteca vão REAPARECER são duas celulinhas que agora vamos ter (que agora vamos ter) refrão Mas na MEIOSE é outro papo de uma célula agora formam 4 são 8 fases pra reprodução esporos ou gametas já aparecerão (já aparecerão).

7 CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR
MITOSE CITOCINESE INTERFASE FASE MITÓTICA CICLO CELULAR

8 MITOSE Mitose= é um tipo de divisão celular em que uma célula diplóide da origem a duas novas células geneticamente idênticas à célula mãe. É um processo de multiplicação da célula que se caracteriza por uma duplicação cromossômica e uma divisão celular. O resultado é que as células-filhas possuirão o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe.

9 MITOSE Diplóide ou 2n=que possuem 46 Células somáticas=células do 2n
o número duplo de cromossomos Células somáticas=células do corpo 2n

10 Prófase Metáfase Anáfase Telófase (PROMETA A ANA TELEFONAR)
FASES DA MITOSE Prófase Metáfase Anáfase Telófase (PROMETA A ANA TELEFONAR)

11 PRÓFASE Duplicação de centríolos e migração para os pólos opostos da célula. Durante a migração, forma-se entre os centríolos uma rede de fibras proteicas denominadas fuso mitótico ou acromático. Desaparecimento da carioteca e do nucléolo.

12 - Fase mais longa;

13 - Cromossomos começam a se condensar;
- Centríolo duplica-se.

14

15 METÁFASE Os centríolos já estão nos polos opostos. O fuso mitótico está formado. Os cromossomos estão no grau máximo de espiralização. Os cromossomos estão alinhados na placa equatorial (região central da célula). Os cromossomos estão ligados ao fuso mitótico pela região de maior espiralização denominada centrômero. Observação – É durante a metáfase que estudamos os cromossomos devido ao seu grau de espiralização, pois ficam mais visíveis.

16 ANÁFASE Os cromossomos são tracionados para os pólos. O centrômero divide-se e cada cromossomo que se encontrava duplicado transforma-se em dois cromossomos, cada um formado por uma única molécula de DNA. Observação – O fenômeno da divisão dos centrômeros é responsável pela manutenção do número de cromossomos constante nas células-filha. No momento da separação, momentaneamente, a célula acha-se com o dobro do número normal de cromossomos.

17

18 TELÓFASE Cromossomos chegam aos pólos desespiralizando-se. -Os centríolos estão individualizados e desaparece o fuso mitótico. -parecem a carioteca e o nucléolo. -O citoplasma divide-se num movimento chamado citocinese.

19 TELÓFASE

20 SEPARAÇÃO DAS CÉLULAS-FILHAS
CITOCINESE OU SEPARAÇÃO DAS CÉLULAS-FILHAS

21 CITOCINESE

22 CITOCINESE

23 - Citocinese é a divisão do citoplasma no final da mitose; é centrípeta.

24

25 MEIOSE Meiose= um tipo de divisão celular em que uma célula 2n dá origem a 4 novas células, geneticamete diferentes. Ocorre nas células germinativas (sexuais). Resulta em uma maior variabilidade genética.

26

27 MEIOSE I

28 PRÓFASE I subdivisões: leptóteno zigóteno paquíteno diplóteno diacinese LINDA ZEBRA PASTANDO DURANTE O DIA

29 Leptóteno Cromossomos visíveis como delgados fios pontilhados por grânulos (cromômeros); Começa a condensação da cromatina; Emaranhado de cromossomos;

30 Zigóteno Cromossomos homólogos duplicados lado a lado emparelhados em todo seu comprimento (emparelhamento cromossômico) = complexo sinaptonêmico.

31 “Crossing-over → troca!”
Paquíteno (CROSSING-OVER) Cromossomos perfeitamente emparelhados, parecendo um só (bivalente ou tétrade); Pareamento completo; “Crossing-over → troca!”

32 Diplóteno QUIASMAS Afastamento dos cromossomos homólogos – constituindo tetravalente; Dois cromossomos de cada tetravalente mantêm-se unidos pelos quiasmas; Quiasmas – regiões onde houveram trocas

33 Diacinese TERMINALIZAÇÃO
Aumenta a Condensação cromossômica; Cromossomos presos pelos quiasmas se afastam para as extremidades = terminalização dos quiasmas; 2 pares de centríolos em polos opostos e formação do fuso acromático; Última etapa da prófase I.

34 METÁFASE I Desaparecimento da membrana nuclear e nucléolos;
Formação do fuso acromático e do áster; Cromossomos alinhados na placa equatorial.

35 ANÁFASE I Separação dos cromossomos homólogos;
Cromossomos homólogos são puxados para os pólos..

36 TELÓFASE I Os dois conjuntos haplóides de cromossomos se agrupam nos polos opostos da célula.

37 MEIOSE II Início nas células resultantes da telófase I, sem que ocorra a Intérfase

38 PRÓFASE II A partir da telófase I, depois da formação do fuso;
desaparecimento da carioteca, as células entram em metáfase II.

39 METÁFASE II Os 23 cromossomos homólogos subdivididos em duas cromátides-irmãs unidas por um centrômero prendem-se ao fuso.

40 ANÁFASE II Após a divisão dos centrômeros as cromátides-irmãs de cada cromossomo homólogo migram para polos opostos.

41 TELÓFASE II A carioteca se reorganiza ao redor de cada conjunto de cromátides-irmãs e os nucléolos reaparecem; Ocorre a citocinese II, centrípeta (cel animal) e centrífuga (cel vegetal).


Carregar ppt "Aula 13 Ciclo celular."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google