Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDébora Sabado Alterado mais de 10 anos atrás
1
Ciclo Celular O ciclo celular compreende as transformações que decorrem desde a formação da nova célula (célula filha) até o momento em que esta mesma célula se divide, constituindo um processo dinâmico e contínuo de mudanças. CICLO CELULAR Intérfase Fase Mitótica ou período da divisão celular
2
Núcleo interfásico Nucléolo - esféricos compostos de cromatina, grande quantidade de RNA e proteínas - sua função está relacionada a formação dos ribossomos. Nucleoplasma Carioteca - vesículas achatadas compostas por duas membranas, possuem poros - controle das substâncias que entram e saem do núcleo. Cromatina - DNA + Proteínas Básicas (histonas)
4
Intérfase -G1 S G2 S- Duplicação cromossômica-DNA
5
Duplicação cromossômica
6
Variação do teor de DNA durante o ciclo celular
7
MITOSE A mitose diz respeito ao processo de divisão nuclear, originando duas células-filhas iguais a célula inicial quanto a qualidade e quantidade de material genético existente. Considera-se quatro subfases: prófase, metáfase, anáfase telófase.
8
Prófase É de um modo geral o processo mais longo da mitose. Durante a prófase ocorrem mudanças no núcleo e no citoplasma. CONDENSAÇÃO CROMOSSÔMICA Os filamentos de cromatina enrolam-se, tornando-se cada vez mais grossos, curtos, espessos e coráveis. Os dois pares de centríolos atingem os pólos, a membrana nuclear fragmenta-se e os nucléolos desaparecem, terminando assim esta fase.
9
Metáfase Os cromossomos atingem o seu máximo encurtamento devido a forte condensação. Os cromossomos dispões-se com os centrômeros no plano equatorial formando a placa equatorial.
10
Anáfase Ocorre o rompimento de cada um dos centrômeros separando-se as duas cromátides que passam a constituir dois cromossomos. As fibrilas ligadas a eles encurtam-se e estes cromossomos começam a afastar-se migrando para pólos opostos. No final da anáfase, os dois pólos da célula têm coleções completas e equivalentes de cromossomos e portanto de DNA.
11
Telófase Na telófase reorganiza-se de novo a membrana nuclear à volta dos cromossomos de cada célula filha. Os nucléolos reaparecem, dissolve-se o fuso mitótico, e os cromossomos, devido à sua descondensação, alongam-se tornando-se menos visíveis. Ocorre a citocinese. A citocinese corresponde à divisão do citoplasma com formação das células filhas.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.