A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução."— Transcrição da apresentação:

1 Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução ASSEXUADA. É importante no crescimento do organismo e na regeneração de tecidos. Meiose – 1 célula dá origem a 4 céluas com a metade do nº de cromossomos da célula inicial.

2 I – Células diplóides (2n): os cromossomos ocorrem em pares.
II – Células haplóides (n):NÃO possuem pares.

3 Cromossomos Homólogos: em células diplóides, os cromossomos de cada par possuem, em posições correspondentes, genes relacionados aos mesmos caracteres. Células Somáticas: são diplódeis e formam o corpo. Gametas: células haplóides que se destinam á perpetuação das espécies.

4

5 MITOSE INTÉRFASE: intervalo entre uma divisão e outra.
É composta por 3 fases: * G1- não há atividade de divisão; * S – ocorre duplicação do DNA, o que propicia as células se manterem com 2n. * G2 – fim da síntese do DNA.

6 PRÓFASE: os cromossomos duplicados começam a se condensar.
As cromátides-irmãs permanecem unidas pelo centrômero.

7 Os centríolos se duplicam e começam a produzir os FUSOS ACROMÁTICOS ou fibras polares.
A carioteca se rompe e a prófase termina

8 METÁFASE: as fibras do fuso acromático unem-se aos centrômeros dos cromossomos fazendo com que os cromossomos homólogos se pareiem na região equatorial da célula.

9 ANÁFASE – inicia-se a separação dos centrômeros, separando as cromátides-irmãs que passam a se chamar cromossomos-irmãos. - As fibras dos fusos se encurtam e puxam os cromossomos irmãos para os pólos.

10 TELÓFASE – os cromossomos se descondensam, as fibras cromossômicas desaparecem, as cariotecas se reorganizam formando os dois novos núcleos-filhos.

11 CITOCINESE CENTRÍPETA – a separação das células acontece de fora para dentro com um estrangulamento da região equatorial. CENTRÍFUGA – Acontece em células vegetais com a firmação de uma lâmina que cresce do centro para a periferia da célula.

12

13

14 DEVER DE CASA DESENHE E EXPLIQUE CADA FASE DA MITOSE.


Carregar ppt "Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google