A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Divisão Celular A divisão celular assegura: a reprodução dos organismos; o crescimento dos organismos; a regeneração de tecidos e orgãos; a cicatrização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Divisão Celular A divisão celular assegura: a reprodução dos organismos; o crescimento dos organismos; a regeneração de tecidos e orgãos; a cicatrização."— Transcrição da apresentação:

1 A Divisão Celular A divisão celular assegura: a reprodução dos organismos; o crescimento dos organismos; a regeneração de tecidos e orgãos; a cicatrização de tecidos e orgãos. A principal característica é a sua natureza cíclica

2 O Ciclo Celular (...) Quando surge uma célula, ela proveio de outra célula, tal como os animais provêm de outros animais e as plantas de outras plantas. Em organismos unicelulares: Há pressão selectiva para que cada célula cresça e se divida o mais rápido possível A reprodução celular é responsável pelo aumento do número de indivíduos. Nos organismos multicelulares A produção de novas células através da duplicação permite a divisão do trabalho. Os grupos de células tornam-se especializados em determinada função.

3 O Ciclo Celular O ciclo celular compreende os processos que ocorrem desde a formação de uma célula até sua própria divisão em duas células filhas.

4 Etapas da Interfase 1.Intervalo G1 ou pós-mitótico (fim da mitose e início da replicação de DNA): - Intensa actividade bio-sintética (protéinas, enzimas e RNA) ; - Formação de organitos celulares. 2.Periodo S ou periodo de síntese de DNA: - Auto-replicação de cada uma das moléculas de DNA; ! células animais: duplicação de centríolos. 3.Intervalo G2 ou pré-mitótico (final da síntese de DNA e início da mitose ): -Síntese de bio-moléculas necessárias à divisão celular. Dependendo da espécie, do tecido e do estádio de desenvolvimento, estas etapas apresentam duração variável.

5 Fase Mitótica 1.Mitose ou cariocinese – divisão nuclear; 2.Citocinese – divisão do citoplasma –Profase –Metafase –Anafase –Telofase ! Acontece apenas em células animais, uma vez que a parede celular das células vegetais impede este processo.

6 Fases da Mitose 1.Profase –Os filamentos de cromatina enrolam-se, tornando- se cada vez mais grossos e mais curtos; –Cada cromossoma é constituido por dois cromatídeos unidos pelo centrómero; –Os dois pares de centríolos começam a afastar-se para pólos opostos, formando-se entre eles o fuso acromático; –Quando os centríolos atingem os pólos, o invólucro nuclear fragmenta-se e os nucléolos desaparecem.

7 Fases da Mitose 2. Metafase –Os cromossomas atingem o seu máximo encurtamento devido a uma grande condensação; –Os pares de centríolos estão nos pólos das células; –O fuso acromático completa o seu desenvolvimento, notando-se que algumas das suas fibrilas se ligam aos cromossomas, enquanto que outras vão de pólo a pólo; –Os cromossomas dispôem-se com os centrómeros no plano equatorial, voltados para o centro desse plano e com os braços para fora – placa equatorial.

8 Fases da Mitose 3. Anafase –Dá-se a clivagem de cada um dos centrómeros, separando-se os cromatideos, que passam a constituir dois cromossomas independentes; –As fibrilas ligadas aos cromossomas encurtam-se e estes começam a afastar-se, migrando para pólos opostos; –No final os dois pólos da célula têm colecções completas e equivalentes de cromossoma, e portanto, de DNA.

9 Fases da Mitose 4. Telofase –A membrana nuclear reorganiza-se à volta dos cromossomas de cada pólo da célula; –Os nucléolos reaparecem; –O fuso acromático dissolve-se; –Os cromossomas descondensam-se e alongam-se, tornando-se menos visíveis; –A celula fica contituida por dois nucleos, terminando assim a Mitose.

10 Mitose: o filme


Carregar ppt "A Divisão Celular A divisão celular assegura: a reprodução dos organismos; o crescimento dos organismos; a regeneração de tecidos e orgãos; a cicatrização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google