A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mitose É o processo que permite que um núcleo se divida, originando dois núcleos-filhos, cada um contendo uma cópia de todos os cromossomas do núcleo original.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mitose É o processo que permite que um núcleo se divida, originando dois núcleos-filhos, cada um contendo uma cópia de todos os cromossomas do núcleo original."— Transcrição da apresentação:

1

2 Mitose É o processo que permite que um núcleo se divida, originando dois núcleos-filhos, cada um contendo uma cópia de todos os cromossomas do núcleo original e, consequentemente, de toda a informação genética. A Mitose é uma das fases do ciclo celular e está dividida em quatro etapas: Profase Metafase Anafase Telofase

3 1ª etapa: Profase É a etapa mais longa da mitose.
Os cromossomas enrolam-se, tornando-se progressivamente mais condensados, curtos e grossos. Os centrossomas afastam-se para os polos opostos, formando o fuso acromático. No final da profase, o(s) nucléolo(s) e o invólucro nuclear desagrega-se.

4 2ª etapa: Metafase Os cromossomas atingem o máximo da condensação e ligam-se às fibras do fuso acromático pelos centrómeros e formam a placa equatorial. Os centrómeros encontram-se voltados para o centro do plano equatorial e os braços dos cromossomas voltados para fora.

5 3ª etapa: Anafase O centrómero rompe-se e, os dois cromatídeos separam-se, constituíam cada um dos cromossomas. Os cromossomas iniciam a ascensão polar ao longo das fibrilas dos microtúbulos. No final da anafase, cada polo possui um conjunto de cromossomas exactamente igual.

6 4ª etapa: Telofase Inicia-se a organização dos núcleos-filhos e forma-se um invólucro nuclear em torno dos cromossomas de cada núcleo-filho. Os cromossomas começam um processo de descondensação (ficam mais finos e longos). As fibrilas do fuso acromático desorganizam-se. A mitose termina, a célula possui agora dois núcleos.

7 Vídeo explicativo das várias fases da Mitose


Carregar ppt "Mitose É o processo que permite que um núcleo se divida, originando dois núcleos-filhos, cada um contendo uma cópia de todos os cromossomas do núcleo original."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google