• 0:00
    /
    0:00
    Loaded: 0%
    0:00
    Progress: 0%
    Stream TypeLIVE
    0:00
     
    1x
    Advertisement

O número de cromossomos é constante em indivíduos da mesma espécie e variável em indivíduos de espécies diferentes. Espécie 2n de cromossomos Drosófila.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O número de cromossomos é constante em indivíduos da mesma espécie e variável em indivíduos de espécies diferentes. Espécie 2n de cromossomos Drosófila."— Transcrição da apresentação:

1 O número de cromossomos é constante em indivíduos da mesma espécie e variável em indivíduos de espécies diferentes. Espécie 2n de cromossomos Drosófila 8 Humano 46 Centeio 14 Macaco 48 Coelho 44 Rato Cobaia 16 Carneiro 54 Avoante Cavalo 64 Caracol 24 Galo 78 Minhoca 32 Carpa 104 Porco 40 Borboleta 380 Trigo 42 Samambaia 1200

2 Este é o caso do ser humano e de muitos outros animais.
Quando um ser vivo possui duas cópias de cada um de seus cromossomos dentro da célula dizemos que ele é diplóide e podemos representar seu número de cromossomos como "2n". Este é o caso do ser humano e de muitos outros animais. Por outro lado, algumas plantas e algas possuem apenas uma cópia de cada cromossomo e são chamadas de haplóides, ou seja, possuem "n" cromossomos. Os gametas (óvulo e espermatozóide) também são células haplóides

3 Eles são idênticos na forma , tamanho e distribuição dos genes.
Cromossomos que formam um par em uma célula diplóide são denominados cromossomos homólogos. Eles são idênticos na forma , tamanho e distribuição dos genes. Cada gene ocupa um lugar definido no cromossomo. Esse lugar definido é denominado locus gênico.

4 Genes Alelos Os genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos são denominados genes alelos.                                                                                                          

5 TIPOS DE CROMOSSOMOS

6 A) Telocêntrico: O centrômero está localizado na região terminal do cromossomo. B) Acrocêntrico: O centrômero está bem afastado do centro do cromossomo, próximo a uma das extremidades, resultando em um braço bem maior que o outro. C) Submetacêntrico: O centrômero está um pouco afastado do meio do cromossomo. D) Metacêntrico: O centrômero se localiza no centro do cromossomo, sendo os braços do mesmo tamanho

7 Cromatídeos CROMÁTIDES CENTRÔMERO

8 Cariótipo é o conjunto de cromossomos de uma célula, organizados de acordo com sua morfologia. Homens e mulheres possuem 22 pares de cromossomos autossomos e 1 par de cromossomos sexuais. Sendo XX a representação do genótipo do cromossomo sexual feminino e XY para o masculino, podemos representar o cariótipo da seguinte forma: Homem: 46, XY ou 22AA + XY Mulher: 46, XX ou 22AA + XX

9 É a fase em que a célula não está se dividindo,
A Interfase É a fase em que a célula não está se dividindo, mas, está em intensa atividade se preparando para o processo de divisão celular. A interfase abrange três períodos: G1, S, e G2. (G significa intervalo gap - do inglês) e S corresponde a síntese.

10

11 MITOSE É o processo pelo qual uma célula se divide
em duas outras novas células. A grande maioria das células conhecidas se reproduzem por mitose

12 A mitose é um processo importante no
crescimento dos organismos multicelulares e nos processos de regeneração de tecidos do corpo. Nos unicelulares, é um tipo de divisão que ocorre quando há reprodução assexuada.

13 Uma célula dividindo-se por mitose dará
origem a duas outras células, com o mesmo número de cromossomos da célula inicial em um processo contínuo, mais para entendimento foi subdividida em quatro principais fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

14 prófase anáfase telófase telófase metáfase

15

16 MEIOSE Meiose é um tipo de divisão celular intimamente associada ao processo de reprodução sexuada. A meiose reduz o número de cromossomos de 2n para n. Desse modo, compensa-se a fecundação e mantêm-se constante o número de cromossomos de uma geração para outra.

17 Na espécie humana, por exemplo, a meiose ocorre no ovário, originando óvulos (haplóides), e no testículo, originando espermatozóides (haplóides). A união do óvulo com o espermatozóide forma a primeira célula diplóide de uma pessoa, o zigoto

18 MEIOSE MEIOSE II CÉLULA 2N CROMOSSOMOS DUPLICADOS DISJUNÇÃO DOS
Sexual CROMOSSOMOS DUPLICADOS DISJUNÇÃO DOS HOMÓLOGOS MEIOSE II

19

20

21 Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos:
     A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos: multiplicação de células, através de mitoses sucessivas (clivagens); diferenciação ou especialização celular, com modificações no tamanho e forma das células que compõem os tecidos. Essas alterações é que tornam as células capazes de cumprir sua funções biológicas.

22 Segmentação ou Clivagem

23 SEGMENTAÇÕES

24 Embriologia Humana Fecundação Nidação Ovulação

25 DESTINO DOS FOLHETOS EMBRIONÁRIOS

26 Anexos Embrionários

27 Desenvolvimento fetal 1º mês

28 Desenvolvimento fetal 2º mês

29 Desenvolvimento fetal 3º mês

30 Desenvolvimento fetal 4º mês

31

32 Desenvolvimento fetal 6º mês

33 Desenvolvimento feta 8º mês


Carregar ppt "O número de cromossomos é constante em indivíduos da mesma espécie e variável em indivíduos de espécies diferentes. Espécie 2n de cromossomos Drosófila."
Anúncios Google