A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR"— Transcrição da apresentação:

1 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares.

2 Possui duas funções básicas: regular as reações químicas
armazenar as informações genéticas Período em que a célula não se encontra em divisão é denominado interfase (núcleo interfásico).

3 O núcleo interfásico O núcleo recebe esta denominação pois, só pode ser observado durante a interfase. Membrana nuclear (cariomembrana ou carioteca): membrana dupla, porosa e apresenta ribossomos aderidos. Carioplasma (nucleoplasma ou cariolinfa): gel protéico encontrado dentro do núcleo; nele estão imersos os componentes nucleares. Nucléolo: enovelado de RNAr (ribossômico), principal componente químico dos ribossomos, de onde os mesmos surgem. Cromatina: conjunto de moléculas de DNA que se encontram na forma desespiralizada.

4 É a fase em que a célula não está se dividindo,
A Interfase É a fase em que a célula não está se dividindo, mas, está em intensa atividade se preparando para o processo de divisão celular. A interfase abrange três períodos: G1, S, e G2. (G significa intervalo gap - do inglês) e S corresponde a síntese.

5

6 cromossomos Os cromossomos nada mais são que moléculas de DNA na forma espiralizada, enroladas em proteínas, chamadas de histonas, como linha em carretel.

7 Telômeros Braço Curto Centrômero Braço Longo Cromátide Telômeros

8 O número de cromossomos é constante em indivíduos da mesma espécie e variável em indivíduos de espécies diferentes. Espécie 2n de cromossomos Drosófila 8 Humano 46 Centeio 14 Macaco 48 Coelho 44 Rato Cobaia 16 Carneiro 54 Avoante Cavalo 64 Caracol 24 Galo 78 Minhoca 32 Carpa 104 Porco 40 Borboleta 380 Trigo 42 Samambaia 1200

9 Este é o caso do ser humano e de muitos outros animais.
Quando um ser vivo possui duas cópias de cada um de seus cromossomos dentro da célula dizemos que ele é diplóide e podemos representar seu número de cromossomos como "2n". Este é o caso do ser humano e de muitos outros animais. Por outro lado, algumas plantas e algas possuem apenas uma cópia de cada cromossomo e são chamadas de haplóides, ou seja, possuem "n" cromossomos. Os gametas (óvulo e espermatozóide) também são células haplóides

10 Eles são idênticos na forma , tamanho e distribuição dos genes.
Cromossomos que formam um par em uma célula diplóide são denominados cromossomos homólogos. Eles são idênticos na forma , tamanho e distribuição dos genes. Cada gene ocupa um lugar definido no cromossomo. Esse lugar definido é denominado locus gênico.

11 Genes Alelos Os genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos são denominados genes alelos.                                                                                                          

12 CICLO CROMOSSÔMICO

13 TIPOS DE CROMOSSOMOS

14 A) Telocêntrico: O centrômero está localizado na região terminal do cromossomo. B) Acrocêntrico: O centrômero está bem afastado do centro do cromossomo, próximo a uma das extremidades, resultando em um braço bem maior que o outro. C) Submetacêntrico: O centrômero está um pouco afastado do meio do cromossomo. D) Metacêntrico: O centrômero se localiza no centro do cromossomo, sendo os braços do mesmo tamanho

15 Cromatídeos CROMÁTIDES CENTRÔMERO

16 Cariótipo é o conjunto de cromossomos de uma célula, organizados de acordo com sua morfologia. Homens e mulheres possuem 22 pares de cromossomos autossomos e 1 par de cromossomos sexuais. Sendo XX a representação do genótipo do cromossomo sexual feminino e XY para o masculino, podemos representar o cariótipo da seguinte forma: Homem: 46, XY ou 22AA + XY Mulher: 46, XX ou 22AA + XX

17 MITOSE É o processo pelo qual uma célula se divide
em duas outras novas células. A grande maioria das células conhecidas se reproduzem por mitose

18 A mitose é um processo importante no
crescimento dos organismos multicelulares e nos processos de regeneração de tecidos do corpo. Nos unicelulares, é um tipo de divisão que ocorre quando há reprodução assexuada.

19 Uma célula dividindo-se por mitose dará
origem a duas outras células, com o mesmo número de cromossomos da célula inicial em um processo contínuo, mais para entendimento foi subdividida em quatro principais fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

20 prófase anáfase telófase telófase metáfase

21

22 Célula animal Célula Vegetal Centríolo Cêntrica Acêntrica Áster Astral Anastral Citocinese Centripeta Centrifuga


Carregar ppt "NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google