A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filo Anelida (Anelídeos)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filo Anelida (Anelídeos)"— Transcrição da apresentação:

1 Filo Anelida (Anelídeos)
Os animais desse grupo tem o corpo cilíndrico e dividido em anéis. São representados pelas minhocas, sanguessugas e poliquetos. Vivem em solo úmido, e ambientes de água doce e marinho. Podem ser parasitas ou de vida livre.

2 Características Gerais
» A digestão é extracelular e o tubo digestório é completo, ou seja, tem boca e ânus. » De modo geral, respiram pela pele, que é muito fina e úmida. » Alguns são hermafroditas e outros apresentam sexos separados. » Muitos anelídeos podem apresentar cerdas, pequenos filamentos que auxiliam na locomoção. A classificação desse grupo é feito com base no número de cerdas. As três classes principais são: Oligoquetos, hirudíneos e Poliquetos.

3 Oligoquetos: Minhocas
» As minhocas são Oligoquetos que apresentam poucas cerdas. Vivem no interior do solo e se movimentam por contração da musculaturas, auxiliado pelas cerdas . » A respiração é cutânea. A pele deve permanecer sempre úmida para facilitar as trocas gasosas com o meio externo. » O sistema digestório é composto de boca, faringe, papo, intestino e ânus. Alimentam-se de restos de plantas e animais. » Apresentam sensibilidade a luz. Possuem um par de gânglios cerebrais e um longo cordão nervoso. » A circulação é fechada, pois o sangue está sempre circulando nos corações ou nos vasos. » Possuem um anel mais largo, denominado Clitelo, órgão importante na reprodução.

4 Reprodução das Minhocas
» As minhocas são hermafroditas, realizam fecundação cruzada. Após a fecundação, um casulo formado no clitelo é eliminado do organismo das minhocas, liberando os ovos que darão origem a pequenas minhocas (desenvolvimento direto).

5 Hirudíneos: Sanguessugas
» Os Hirudíneos, representado pelas sanguessugas tem o corpo achatado dorsoventralmente, não possuem cerdas. Apresentam duas ventosas, uma em cada extremidade do corpo, que auxiliam no deslocamento do animal e na absorção de alimento. »São parasitas, nutrem-se de sangue de outros animais. Fixa-se à pele do hospedeiro por meio das ventosas . São capazes de sugar uma quantidade de sangue cerca de oito vezes superior a seu peso. Produzem substâncias anticoagulante e anestésica. Antigamente eram muito usadas na medicina, para o controle da pressão arterial alta. » Vivem principalmente em água doce e solos úmidos, mas há espécies marinhas. » São hermafroditas e a reprodução é semelhante à das minhocas.

6 Poliquetos: Sérpula e Nereida
» Os Poliquetos são anelídeos marinhos que possuem corpo com muitas cerda. » Apresentam espécies de vida livre, como os nêreis e espécies séssies, como as sérpulas . » A sérpula se aloja num tubo calcário, fixo em rochedos. Da extremidade desses tubos partem diversos filamentos branquiais. Já a nereida é encontrada na maré baixa, sobre as pedras. A respiração é brânquial. São animais filtrdores. » Podem ser hermafroditas e de sexos separados. Fecundação interna e externa, o desenvolvimento é indireto, formam larvas.


Carregar ppt "Filo Anelida (Anelídeos)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google