A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Inedi Colégio Inedi Profª Larissa Castilhos - Ciências MoluscoseAnelídeos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Inedi Colégio Inedi Profª Larissa Castilhos - Ciências MoluscoseAnelídeos."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Inedi Colégio Inedi Profª Larissa Castilhos - Ciências MoluscoseAnelídeos

2 Invertebrados – ausência de coluna vertebral 1 – poríferos 2 – cnidários 3 – platelmintos 4 - nematódeos 5 – moluscos 6 – anelídeos 7 – artrópodos 8 - equinodermos

3 MOLUSCOS: Animais de corpo mole, geralmente protegido por uma concha calcária ou valva. MOLUSCOS: Animais de corpo mole, geralmente protegido por uma concha calcária ou valva. escargot, ostra, lula, polvo, marisco, lesma,... Caçarola de moluscos Do latim mollis= mole

4 -malacologia é a ciência que estuda os moluscos; - conquiliologia é o estudo de conchas, especialmente aquelas dos moluscos.

5 HÁBITAT - MARINHOS: lulas, polvos, mariscos; - TERRESTRES: lesmas e caracóis. - ÁGUA DOCE: caramujos.

6 RÁDULA -Conjunto de pequenos dentes quitinosos, na cavidade bucal dos moluscos. Estrutura exclusiva dos moluscos. Usada para a obtenção de alimento, reduz os alimentos a partículas muito pequenas, fato que facilita a ingestão do alimento.

7 UNIVALVE: se a concha do molusco apresentar uma única peça. BIVALVE: se a concha do molusco se dividir em duas partes, não possuem rádula e são filtradores. Ex: mariscos, mexilhões. Alguns não possuem concha. lesma polvo Classificação dos moluscos:

8 Gastrópodes Caracóis e caramujos (aquáticos) e lesmas (terrestres) moluscos que possuem tentáculos contráteis e carapaça em formato de espiral. Outra característica é a superfície achatada do apoio. Exemplos: caramujo e algumas espécies de lesmas.

9 A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Por essa razão, são chamados univalves (uni significa "única", e valve, "peça"). A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Por essa razão, são chamados univalves (uni significa "única", e valve, "peça"). Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo. Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões. A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos. Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo. Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões. A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos.

10 moluscos aquáticos com presença de cabeça não diferenciada; possuem concha dupla. Exemplos: mariscos, ostras e mexilhões. Pelecípodes

11 -moluscos que não possuem concha; -os olhos são desenvolvidos; - seus tentáculos possuem ventosas; -apresentam varias técnicas de defesa e ataque. Exemplos: lulas, nautilus e polvos. Cefalópodes

12 Existem cefalópodes com concha externa (Nautilus) (A), com concha interna reduzida, como as lulas, ou sem concha, como os polvos (B).

13 Lulas gigantes Povo gigante do Pacífico é exposto no aquário de Blankenberge, na Bélgica. O polvo é o maior da espécie, com tentáculos que chegam a mais de 1m de comprimento.

14 Cefalópode é uma palavra de origem grega; vem de Kephale, que significa "cabeça", e de pode, "pé". Designa um grupo de moluscos do qual fazem parte o polvo e a lula. A concha pode não existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no náutilo). Cefalópode é uma palavra de origem grega; vem de Kephale, que significa "cabeça", e de pode, "pé". Designa um grupo de moluscos do qual fazem parte o polvo e a lula. A concha pode não existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no náutilo).

15 O polvo de anéis azuis são moluscos marinhos é conhecido pelos visíveis anéis azuis no seu corpo e pelo veneno muito poderoso que possui. vive nas costas da Austrália e é muito pequeno, possuindo apenas 12 cm; alimentação consiste de caranguejos pequenos e camarão, mas pode também alimentar-se de peixes quando a oportunidade surge; Ele salta para a presa, morde-a e usa o seu bico para a rasgar aos poucos; Suga a carne para fora do exoesqueleto do crustáceo; O polvo de anéis azuis são moluscos marinhos é conhecido pelos visíveis anéis azuis no seu corpo e pelo veneno muito poderoso que possui. vive nas costas da Austrália e é muito pequeno, possuindo apenas 12 cm; alimentação consiste de caranguejos pequenos e camarão, mas pode também alimentar-se de peixes quando a oportunidade surge; Ele salta para a presa, morde-a e usa o seu bico para a rasgar aos poucos; Suga a carne para fora do exoesqueleto do crustáceo;

16 O veneno Polvo de anéis azuis é um grande coquetel de compostos tóxicos conhecidos como tetradotoxina, é capaz de matar as vítimas com grande facilidade, sendo que uma dose é capaz de matar 20 homens. Se equipara ao veneno do Conus, um caracol marinho igualmente venenoso. Embora um animal pequeno e bonito é muito poderoso, é melhor só olhar. O veneno Polvo de anéis azuis é um grande coquetel de compostos tóxicos conhecidos como tetradotoxina, é capaz de matar as vítimas com grande facilidade, sendo que uma dose é capaz de matar 20 homens. Se equipara ao veneno do Conus, um caracol marinho igualmente venenoso. Embora um animal pequeno e bonito é muito poderoso, é melhor só olhar. O veneno do polvo de anéis azuis OBS: olhar vídeo no you tube.

17 FILO ANNELIDA - anelídeos latim: annellus: anel Poliqueta: nereidas - marinhas Hirudineo: sanguessugas – terrestres ou água doce Oligoqueta: minhocas - terrestres Poliqueta: serpulídeo - marinho

18 Características: possuem anéis (segmentos do corpo); vivem em ambientes terrestres e aquáticos; Respiração cutânea, pela pele por isso precisam estar sempre úmidos Respiração por brônquios especiais. CLITELO marca a região próxima aos poros genitais e que tem como função formar o casulo durante a época da fecundação.

19 as minhocas são Hermafroditas (quando duas minhocas se encontram podem trocar espermatozoides e as duas formar casulo); O sangue circula por vasos sanguíneos com presença de corações laterais que distribuem o sangue;

20 Sistema digestório das minhocas é completo, possuem papo e moela, local onde os alimentos são triturados e armazenados. PAPO MOELA

21 Classes de anelídeos 1.Oligoquetos -vivem tanto em ambientes terrestres quanto em água doce; -Respiração cutânea (pela pele). -tamanho das minhocas varia de espécie para espécie, desde 0,5 mm ate 2,10 mts da minhocuçu de Minas Gerais e 3,30 mts da minhocuçu da Austrália. -Exemplo: minhoca e minhocuçu.

22 As minhocas e o solo: Formam húmus, que melhora a qualidade do solo; Arejam o solo e funcionam como verdadeiros arados naturais. O solo se torna fértil.

23 2. Poliquetas grande parte destes anelídeos vive no mar; em cada segmento do corpo possuem apêndices locomotores; Constroem tubos de calcário e vivem dentro deles; cavam buracos na areia. Exemplos: sérpula e neréis.

24 3. Hirudíneos Vivem tanto na água doce como no solo; Apresentam ventosas em cada extremidade do corpo; A respiração ocorre através da pele (respiração cutânea). Exemplo: sanguessuga OBS: olhar vídeo no you tube.


Carregar ppt "Colégio Inedi Colégio Inedi Profª Larissa Castilhos - Ciências MoluscoseAnelídeos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google