A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO DE ZOOLOGIA MOLUSCOS. CARACTERÍSTICAS GERAIS Mollusca (do latim mollis = mole) Concha, constituída de carbonato de cálcio (CaCO3) Glândulas mucosas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO DE ZOOLOGIA MOLUSCOS. CARACTERÍSTICAS GERAIS Mollusca (do latim mollis = mole) Concha, constituída de carbonato de cálcio (CaCO3) Glândulas mucosas."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO DE ZOOLOGIA MOLUSCOS

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS Mollusca (do latim mollis = mole) Concha, constituída de carbonato de cálcio (CaCO3) Glândulas mucosas são especialmente evidentes no pé, onde lubrificam o substrato facilitando, assim, a locomoção Cromatóforos O esqueleto é representado pela concha externa com uma só peça (univalve) ou com duas peças articuladas (bivalve).

3 O sistema digestivo é completo. Alguns animais (ostras e mexilhões) filtram nas brânquias algas microscópicas, protozoários, bactérias e possuem, no interior do enorme ceco intestinal, o estilete cristalino que secreta enzimas digestivas Rádula

4 Circulação No sangue da maioria dos moluscos existe como pigmento respiratório a hemocianina. A circulação em geral é aberta, sendo exceção os cefalópodes, Respiração Branquial, pulmonar ou cutânea brânquias podem se apresentar em forma de lâminas (mexilhão e ostras) ou de pena, recebendo o nome de ctenídeos ( cefalópodes ). Cavidade do manto é intensamente vascularizada e funciona como um pulmão

5 Excreção A excreção se dá por um ou dois pares de nefrídeos que também são chamados de rins. Sistema nervoso É do tipo ganglionar com vários pares de gânglios: cerebróides, pediosos e viscerais, de onde partem nervos para todo o organismo. Os cefalópodes possuem um cérebro formado pela fusão de vários gânglios; desse cérebro partem algumas fibras nervosas gigantes, não encontradas em outros moluscos. Órgãos dos Sentidos Existem algumas estruturas e órgãos sensoriais, tais como: células sensíveis ao tato; equilibrio (estatocistos) equilíbrio); quimiorreceptores; fotorreceptores (olhos) O olho mais desenvolvido, com íris e cristalino, aparece nos cefalópodes, enquanto nos demais moluscos o olho é rudimentar e aparece na extremidade dos tentáculos

6 Reprodução A maioria dos moluscos apresenta sexos separados e alguns são hermafroditas. Nas formas terrestres, e em alguns cefalópodes, a fecundação é interna e o desenvolvimento é direto. Nos demais, a fecundação é externa e o desenvolvimento é indireto através da larva ciliada de vida livre denominada véliger (nos animais marinhos) ou de larvas conhecidas por gloquídeos, que se fixam e se desenvolvem nas brânquias de certos peixes.

7 Classificação Classe Bivalvia (ou Pelecypoda) são filtradores, tais como: ostras, mexilhões, mariscos, etc. Habitam o ambiente aquático, tanto na água doce quanto na salgada.

8 Classe Gastropoda A classe Gastropoda é a maior classe de moluscos, sendo representada pelos caracóis, caramujos e lesmas. Compreende formas marinhas, de água doce e terrestres. A cabeça é bem desenvolvida, com dois pares de tentáculos sensoriais, um deles provido de olhos nas extremidades. O pé é grande, musculoso e serve para locomoção, enquanto que a massa visceral fica encerrada dentro da concha.

9

10 Classe Cephalopoda Os cefalópodes formam um grupo muito especializado dentro dos moluscos. A classe é representada pelos polvos, lulas, argonautas, náutilos, etc., todos marinhos. A maioria apresenta adaptações para um modo de vida mais ativo, são predadores e nadam com relativa rapidez. A concha é muito reduzida ou ausente, nas lulas e sépias ela é interna e transparente, denominada pena. Contudo, nos náutilos é externa, espiralada

11

12 Classe Amphineura ou Polyplacophora A classe Amphineura ou Polyplacophora é considerada a mais primitiva entre os moluscos. Nela encontram-se os quítons Estes animais vivem no ambiente marinho, fixos sobre rochas, alimentando-se de algas e microorganismos.

13 Classe Scaphopoda Os membros desta classe são moluscos marinhos cavadores, providos de uma concha cilíndrica em forma de presa aberta nas extremidades. Vivem enterrados


Carregar ppt "REVISÃO DE ZOOLOGIA MOLUSCOS. CARACTERÍSTICAS GERAIS Mollusca (do latim mollis = mole) Concha, constituída de carbonato de cálcio (CaCO3) Glândulas mucosas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google