A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR: CARLOS ROBERTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR: CARLOS ROBERTO"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR: CARLOS ROBERTO
MOLUSCOS OSTRA ANGELINA JAIME TEBET BIOLOGIA

2 OBJETIVOS Identificar as principais características morfofisiológicas dos Moluscos. -Identificar a classificação das principais classes de moluscos. - Citar exemplos de moluscos.

3 MOLUSCOS: Animais de corpo mole, geralmente protegido por uma
concha calcária ou valva. Do latim ‘mollis’= mole escargot, ostra, lula, polvo, marisco, lesma,... Caçarola de moluscos

4 A malacologia é a ciência que estuda os moluscos; a conquiliologia é o estudo de conchas, especialmente aquelas dos moluscos.

5 UNIVALVE: se a concha do molusco apresentar uma única peça.
BIVALVE: se a concha do molusco se dividir em duas partes. Alguns não possuem concha. polvo lesma

6 HÁBITAT - MARINHOS: lulas, polvos, mariscos;
- TERRESTRES: lesmas e caracóis. - ÁGUA DOCE: caramujos.

7 PARTES DO CORPO DO CARACOL
- CABEÇA:boca, olhos e 2 pares de tentáculos. MASSA VISCERAL:fica envolvida pela concha, e é formada pelos orgãos da digestão,circulação , excreção, respiração e reprodução. PÉ: permite sua locomoção e que ele cave na areia.

8 ANATOMIA INTERNA DO CARACOL

9

10 ANATOMIA EXTERNA DO CARACOL
TENTÁCULOS

11 A forma e o tipo da concha são alguns dos
OS GRUPOS DE MOLUSCOS A forma e o tipo da concha são alguns dos critérios usados na classificação dos moluscos. Atualmente, esses animais estão divididos em três classes: GASTRÓPODES PELECÍPODES OU BIVALVES CEFALÓPODES

12 FORMAÇÃO DA PÉROLA Corpos estranhos entre o manto e a concha Nácar ou madrepérola

13 RÁDULA - Conjunto de pequenos dentes quitinosos, na cavidade bucal dos moluscos. - Estrutura exclusiva dos moluscos. Usada para a obtenção de alimento, reduz os alimentos a partículas muito pequenas, fato que facilita a ingestão do alimento.

14

15 CARAMUJO AFRICANO

16 INCINERAÇÃO DO CARAMUJO AFRICANO

17 CLASSE CEPHALOPODA

18

19 POLVO

20

21 Lulas gigantes

22 Gastrópodes A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Por essa razão, são chamados univalves (uni significa "única", e valve, "peça"). Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo. Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões. A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos. Caracol e seus tentáculos

23 Cefalópodes Cefalópode é uma palavra de origem grega; vem de Kephale, que significa "cabeça", e de pode, "pé". Designa um grupo de moluscos do qual fazem parte o polvo e a lula. A concha pode não existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no náutilo). Náutilo

24 lesma

25 Bivalves (Pelecípodes)
Os bivalves apresentam concha com duas peças fechadas por fortes músculos (bi significa "duas", e valve, "peça"). São seres aquáticos e, em geral, vivem no ambiente marinho.

26 O polvo de anéis azuis são moluscos marinhos ( Hapalochlaena maculosa ) é conhecido pelos visíveis anéis azuis no seu corpo e pelo veneno muito poderoso que possui.O polvo de anéis azuis vive nas costas da Austrália e é muito pequeno, possuindo apenas 12 cm. Alimentação Polvo de aneis azuis A sua dieta consiste tipicamente de caranguejos pequenos e camarão, mas pode também alimentar-se de peixes quando a oportunidade surge. Ele salta para a presa, morde-a e usa o seu bico para a rasgar aos poucos. Suga a carne para fora do exoesqueleto do crustáceo. Em condições de laboratório foram vistos em atos de canibalismo, comendo elementos da mesma espécie, embora isto não seja observado na natureza. Hapalochlaena maculosa

27 Veneno Polvo de anéis azuis
O veneno Polvo de anéis azuis é um grande coquetel de compostos tóxicos conhecidos como tetradotoxina, é capaz de matar as vítimas com grande facilidade, sendo que uma dose é capaz de matar 20 homens. Se equipara ao veneno do Conus, um caracol marinho igualmente venenoso. Embora um animal pequeno e bonito é muito poderoso, é melhor só olhar.

28 Quíton brânquias ventral brânquias ventral dorsal


Carregar ppt "PROFESSOR: CARLOS ROBERTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google