A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOLUSCOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOLUSCOS."— Transcrição da apresentação:

1 MOLUSCOS

2 O que são moluscos? Os moluscos constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres, que compreende seres vivos como os caramujos, as ostras e as lulas. Tais animais têm um corpo mole e não-segmentado, muitas vezes dividido em cabeça, um pé muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta uma concha. 

3 Digestão O tubo digestório é completo:boca, estômago, glândula digestório,e intestino, que se abre pelo ânus. Possuem uma estrutura que serve para ralar ou raspar os alimentos denominada rádula. A digestão ocorre quase que totalmente no interior do tubo digestivo

4

5 Respiração A respiração nos moluscos pode ser cutânea, branquial ou pulmonar.

6 Circulação e excreção A circulação nos moluscos é do tipo aberta ou lacunar, pois o sangue que são do coração cai em cavidades ou lacunas que vão banhar as células.  E a excreção é feita por metanefrídios.

7

8 Coordenação O sistema nervoso é formado por vários pares de gânglios unidos por cordões nervosos.

9 Reprodução Podem ser hermafroditas ou dióicos, a fecundação pode ser interna ou externa e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto.

10 Classificação

11 Gastrópodes Gastrópodes: animais que possuem concha com morfologia espiralada (caramujos e caracóis), retraindo-se para o interior dessa quando em situações adversas (perigo). Apresentam pés adaptados ao deslizamento sobre a superfície. 

12 Bivalves Moluscos formados por duas valvas articuladas, semelhante a uma dobradiça com característica elástica. Vivem enterrados ou fixados em substratos submersos de água salgada ou doce. 

13 Cefalópodes Organismos marinhos, com algumas espécies apresentando concha interna (lula e sépia) e outras desprovidas de conchas (polvo), manifestando aparelho locomotor modificado em tentáculos dotados de ventosas. 

14 Escafópodes Animais formados por concha única com formato cônico, aberta nas extremidades. São exclusivamente marinhos, vivendo enterrados na areia, hábito proporcionado a especialidade dos pés, conferindo a capacidade de escavar. 

15 Poliplacóforos Classe de moluscos marinhos cujo corpo é recoberto,em sua face dorsal, por oito placas calcárias articuladas. Ex:Quíton

16 Alunos: Dariane, Ruan e Sueli
Créditos Alunos: Dariane, Ruan e Sueli Prof°: Terezinha


Carregar ppt "MOLUSCOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google