A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Karol.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Karol."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Karol

2 Temperatura: variação pequena em profundidades maiores
INVERTEBRADOS água 96,5% Água do mar outras substâncias 3,5% Temperatura: variação pequena em profundidades maiores

3 COMUNIDADES MARINHAS População - grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem em determinada área ao mesmo tempo. Comunidade - Conjunto das diversas populações que vivem em determinado local ao mesmo tempo. Necton - comunidade na qual os organismos são capazes de nadar livremente. Bentos - comunidade na qual os animais se locomovem ou passam grande parte da sua vida no fundo do mar fixos em substrato sólido. Plâncton - seres flutuantes.

4 COSTÕES ROCHOSOS São áreas litorâneas com presença de rochas que sofre a ação das marés. Os organismos que ai vivem ficam sujeitos a variações de temperaturas e umidade. Algumas espécies encontradas nos costões rochosos são: esponjas, estrelas - do- mar, ouriços – do - mar, caramujos, mariscos e etc.

5 FILO CELENTERADO Celenterados ou cnidários
Representantes: água viva, anêmona – do – mar e coral. Na água doce hidras.

6 Cnidários formas de vida: pólipos e medusas.
Pólipos fixos Medusas flutuantes

7 Polipo e Medusa

8 CARACTERISTICAS DOS CNIDÁRIOS
Corpo cilíndrico, oco aberto na parte superior. Boca com tentáculos - serve de defesa e captura de alimentos. Cnidócitos - células que produzem substâncias tóxicas.

9 CARACTERISTICAS DOS CNIDÁRIOS
Circulação - ocorre na cavidade digestória. Sistema digestório incompleto: possuem uma abertura única para entrada e saída de dejetos. Formação de corais: os cnidários possuem esqueleto externo de carbonato de cálcio que serve de abrigo para o animal, quando o animal morre essa estrutura não se desfaz e serve de base para o crescimento de novos corais.

10 EQUINODERMOS Seres marinhos de vida livre e alguns fixos em rochas;
Os representantes desse grupo são: ouriços – do – mar, estrelas – do – mar, crinóides, lírios – do - mar, pepinos – do – mar.

11 EQUINODERMOS Corpo coberto por espinhos;
Possuem esqueleto interno coberto por placas cálcarias, desse esqueleto partem os espinhos. Possuem tudo digestório completo (boca, ânus) A boca se localiza na parte inferior do corpo e o ânus na parte superior, juntamente com a boca de alguns equinodermos há cinco estruturas cônicas que funcionam como dentes, formando um aparelho mastigador completo. Possuem pés ambulacrários- sistema de tentáculos que se distendem e possuem ventosas na extremidade = auxilio na locomoção, circulação e excreção.

12 EQUINODERMOS Respiração branquial.
Reprodução sexuada e fecundação externa, passam pela forma intermediaria de larva. Obs. Estrelas – do- mar: Alimentação da estrela- do- mar: os pés ambulacrários auxiliam na alimentação abrindo as conchas de suas presas e lança sobre elas o próprio estomago, que envolve e digere a massa visceral da presa, terminada a digestão o estomago volta para dentro do corpo da estrela. As estrelas têm a capacidade de regenerar que é diferente de reprodução assexuada.

13 FILO PORÍFEROS Seres portadores de poros, aquáticos e imóveis.
Também chamados de espongiários ou esponjas. Corpo simples com poros (entrada e saída de alimentos). Alimentam de partículas microscópicas Não possuem sistema nervoso, produzem fibras de carbonato de cálcio ou de sílica que enrijecem seu corpo. Reprodução Assexuada – com formação de brotos Reprodução Sexuada -por óvulo e espermatozóide que forma uma larva.


Carregar ppt "Ciências Karol."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google