A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANIMAIS INVERTEBRADOS. EQUINODERMOS TRATA-SE DO ÚNICO FILO EM QUE AS CERCA DE 6 MIL ESPÉCIES CONHECIDAS SÃO TOTALMENTE MARINHAS. TRATA-SE DO ÚNICO FILO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANIMAIS INVERTEBRADOS. EQUINODERMOS TRATA-SE DO ÚNICO FILO EM QUE AS CERCA DE 6 MIL ESPÉCIES CONHECIDAS SÃO TOTALMENTE MARINHAS. TRATA-SE DO ÚNICO FILO."— Transcrição da apresentação:

1 ANIMAIS INVERTEBRADOS

2 EQUINODERMOS

3 TRATA-SE DO ÚNICO FILO EM QUE AS CERCA DE 6 MIL ESPÉCIES CONHECIDAS SÃO TOTALMENTE MARINHAS. TRATA-SE DO ÚNICO FILO EM QUE AS CERCA DE 6 MIL ESPÉCIES CONHECIDAS SÃO TOTALMENTE MARINHAS.

4 CARACTERÍSTICAS SÃO DOTADOS DE UM ESQUELETO INTERNO – ENDOESQUELETO CALCÁRIO QUE EMITE ESPINHOS SALIENTES. SÃO DOTADOS DE UM ESQUELETO INTERNO – ENDOESQUELETO CALCÁRIO QUE EMITE ESPINHOS SALIENTES. ENTRE OS EQUINODERMOS ESTÃO: AS ESTRELAS-DO-MAR; OS OURIÇOS-DO- MAR, AS BOLACHAS-DO-MAR; OS PEPINOS-DO-MAR E OS LÍRIOS-DO-MAR. ENTRE OS EQUINODERMOS ESTÃO: AS ESTRELAS-DO-MAR; OS OURIÇOS-DO- MAR, AS BOLACHAS-DO-MAR; OS PEPINOS-DO-MAR E OS LÍRIOS-DO-MAR.

5 OURIÇO-DO-MAR

6 BOLACHA-DO-MAR

7 PEPINO-DO-MAR

8 LÍRIO-DO-MAR

9 VIVEM NO LEITO DOS OCEANOS, DESLOCANDO-SE LENTAMENTE SOBRE ELES. VIVEM NO LEITO DOS OCEANOS, DESLOCANDO-SE LENTAMENTE SOBRE ELES.

10 O CORPO DA ESTRELA-DO-MAR É REVESTIDO POR UMA FINA EPIDERME E CONTÉM ESPINHOS QUE SE ORIGINAM DO ENDOESQUELETO CALCÁRIO. O CORPO DA ESTRELA-DO-MAR É REVESTIDO POR UMA FINA EPIDERME E CONTÉM ESPINHOS QUE SE ORIGINAM DO ENDOESQUELETO CALCÁRIO. POSSUI UM DISCO CENTRAL E CINCO BRAÇOS AFILADOS. POSSUI UM DISCO CENTRAL E CINCO BRAÇOS AFILADOS. NÃO POSSUI CABEÇA NEM OLHOS. NÃO POSSUI CABEÇA NEM OLHOS.

11 APRESENTA NA EXTREMIDADE DE CADA BRAÇO, UMA ESTRUTURA CAPAZ DE DETECTAR DIFERENÇAS NA INTENSIDADE DE LUZ. APRESENTA NA EXTREMIDADE DE CADA BRAÇO, UMA ESTRUTURA CAPAZ DE DETECTAR DIFERENÇAS NA INTENSIDADE DE LUZ. A MAIORIA TEM SISTEMA DIGESTÓRIO COMPLETO, COM BOCA E ÂNUS. A MAIORIA TEM SISTEMA DIGESTÓRIO COMPLETO, COM BOCA E ÂNUS. POSSUI UM SISTEMA DE LÂMINAS, CANAIS E VÁLVULAS, DENOMINADO SISTEMA AQUÍFERO OU AMBULACRÁRIO. POSSUI UM SISTEMA DE LÂMINAS, CANAIS E VÁLVULAS, DENOMINADO SISTEMA AQUÍFERO OU AMBULACRÁRIO. ESSE SISTEMA RELACIONA-SE COM A LOCOMOÇÃO, A RESPIRAÇÃO, A CIRCULAÇÃO, A EXCREÇÃO E A PERCEPÇÃO TÁTIL. ESSE SISTEMA RELACIONA-SE COM A LOCOMOÇÃO, A RESPIRAÇÃO, A CIRCULAÇÃO, A EXCREÇÃO E A PERCEPÇÃO TÁTIL.

12 A CIRCULAÇÃO DE ÁGUA NO SISTEMA AMBULACRÁRIO PERMITE A CAPTAÇÃO DO OXIGÊNIO E ELIMINAÇÃO DO GÁS CARBÔNICO E RESÍDUOS DO METABOLISMO. A CIRCULAÇÃO DE ÁGUA NO SISTEMA AMBULACRÁRIO PERMITE A CAPTAÇÃO DO OXIGÊNIO E ELIMINAÇÃO DO GÁS CARBÔNICO E RESÍDUOS DO METABOLISMO. ESSE SISTEMA COMEÇA COM UMA ESTRUTURA CHAMADA MADREPORITO, SITUADA NA PARTE SUPERIOR POR ONDE A ÁGUA PENETRA NO CORPO DO ANIMAL. ESSE SISTEMA COMEÇA COM UMA ESTRUTURA CHAMADA MADREPORITO, SITUADA NA PARTE SUPERIOR POR ONDE A ÁGUA PENETRA NO CORPO DO ANIMAL. EM SEGUIDA, A ÁGUA ALCANÇA UMA SÉRIE DE CANAIS E CHEGA AOS PÉS AMBULACRÁRIOS PERMITINDO A LOCOMOÇÃO. EM SEGUIDA, A ÁGUA ALCANÇA UMA SÉRIE DE CANAIS E CHEGA AOS PÉS AMBULACRÁRIOS PERMITINDO A LOCOMOÇÃO.

13

14 CLASSES DOS EQUINODERMOS O FILO DIVIDI-SE EM CINCO CLASSES: O FILO DIVIDI-SE EM CINCO CLASSES: ASTERÓIDES; ASTERÓIDES; EQUINÓIDES; EQUINÓIDES; OFIURÓIDES; OFIURÓIDES; CRINÓIDES; CRINÓIDES; HOLOTURÓIDES. HOLOTURÓIDES.

15 ASTERÓIDES SÃO AS ESTRELAS-DO-MAR; SÃO AS ESTRELAS-DO-MAR; O CORPO É FORMADO POR CINCO BRAÇOS; O CORPO É FORMADO POR CINCO BRAÇOS; SE ALIMENTAM DE CRUSTÁCEOS, CORAIS E MOLUSCOS; SE ALIMENTAM DE CRUSTÁCEOS, CORAIS E MOLUSCOS; ELA AGARRA A PRESA COM OS BRAÇOS, EXPELE O ESTÔMAGO PELA BOCA PARA O MEIO EXTERNO E LIBERA O SUCO DIGESTÓRIO NA PRESA QUE SÃO ABSORVIDOS PELO ESTÔMAGO E RECOLHIDO PARA O INTERIOR DO CORPO. ELA AGARRA A PRESA COM OS BRAÇOS, EXPELE O ESTÔMAGO PELA BOCA PARA O MEIO EXTERNO E LIBERA O SUCO DIGESTÓRIO NA PRESA QUE SÃO ABSORVIDOS PELO ESTÔMAGO E RECOLHIDO PARA O INTERIOR DO CORPO.

16

17

18 OS EQUINÓIDES OURIÇOS-DO-MAR E AS BOLOCHAS-DA- PRAIA; OURIÇOS-DO-MAR E AS BOLOCHAS-DA- PRAIA; ALIMENTAM-SE DE ALGAS E DETRITOS; ALIMENTAM-SE DE ALGAS E DETRITOS; POSSUEM ESPINHOS. POSSUEM ESPINHOS.

19

20 OFIURÓIDES SERPENTES-DO-MAR; SERPENTES-DO-MAR; BRAÇOS MAIS FINOS E FLEXÍVEIS; BRAÇOS MAIS FINOS E FLEXÍVEIS; ALIMENTAM-SE DE PEQUENOS CRUSTÁCEOS, MOLUSCOS E DETRITOS. ALIMENTAM-SE DE PEQUENOS CRUSTÁCEOS, MOLUSCOS E DETRITOS.

21

22 CRINÓIDES LEMBRAM UMA PLANTA; LEMBRAM UMA PLANTA; LÍRIOS-DO-MAR; LÍRIOS-DO-MAR; VIVEM PRESAS A ROCHAS; VIVEM PRESAS A ROCHAS; ALIMENTAM-SE DE MICRORGANISMOS OU DETRITOS. ALIMENTAM-SE DE MICRORGANISMOS OU DETRITOS.

23

24 HOLOTURÓIDES PEPINOS-DO-MAR; PEPINOS-DO-MAR; O CORPO É COMPRIDO; O CORPO É COMPRIDO; VIVEM ENTERRADOS NA AREIA E EM LODOS DO MAR; VIVEM ENTERRADOS NA AREIA E EM LODOS DO MAR; PRODUZEM UMA SUBSTÂNCIA PEGAJOSA NOS PÉS QUE GRUDA A PRESA NO SEU CORPO; PRODUZEM UMA SUBSTÂNCIA PEGAJOSA NOS PÉS QUE GRUDA A PRESA NO SEU CORPO; SE DEFENDEM DE PREDADORES LANÇANDO SOBRE ELES ESSA SUBSTÂNCIA PEGAJOSA. SE DEFENDEM DE PREDADORES LANÇANDO SOBRE ELES ESSA SUBSTÂNCIA PEGAJOSA.

25


Carregar ppt "ANIMAIS INVERTEBRADOS. EQUINODERMOS TRATA-SE DO ÚNICO FILO EM QUE AS CERCA DE 6 MIL ESPÉCIES CONHECIDAS SÃO TOTALMENTE MARINHAS. TRATA-SE DO ÚNICO FILO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google