A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cnidários ou Celenterados. Características Gerais Aquáticos, em sua maioria marinhos Aquáticos, em sua maioria marinhos Dotados de cnidócitos Dotados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cnidários ou Celenterados. Características Gerais Aquáticos, em sua maioria marinhos Aquáticos, em sua maioria marinhos Dotados de cnidócitos Dotados."— Transcrição da apresentação:

1 Cnidários ou Celenterados

2 Características Gerais Aquáticos, em sua maioria marinhos Aquáticos, em sua maioria marinhos Dotados de cnidócitos Dotados de cnidócitos Durante o ciclo vital, a maioria passa por uma fase de medusa com vida livre e outra de pólipo com vida séssil (fixa) Durante o ciclo vital, a maioria passa por uma fase de medusa com vida livre e outra de pólipo com vida séssil (fixa) Pluricelulares Pluricelulares Isolados ou coloniais Isolados ou coloniais Com cavidade digestiva (com uma abertura única para boca e ânus) Com cavidade digestiva (com uma abertura única para boca e ânus)

3 O que são cnidócitos? são células especiais, dotadas de uma cápsula - nematocisto - contendo toxinas e um filamento inoculador enovelado. Na superfície externa do cnidócito há um cnidocílio que, quando estimulado, provoca a abertura do nematocisto. Os cnidócitos se distribuem pela epiderme e degeneram após serem disparados.

4 Esquema de um nematocisto

5 Digestão Extracelular Intracelular

6 As medusas respiram? Possuem cérebro? O sistema nervoso é difuso. Não apresentam cérebro ou centro coordenador dos impulsos nervosos. Os celenterados apresentam respiração e excreção por difusão simples e em qualquer parte da superfície corporal.

7 Formas do corpo Pólipo:

8 Como são os pólipos? sésseis; vivem isolados ou formando grandes colônias. Ex.: corais; existem ainda, as colônias flutuantes. Ex.: caravelas (Physalia sp); tentáculos ao redor da boca.

9 Como são as medusas? Forma semelhante a "guarda-chuva". É livre natante. A boca é voltada para baixo e pode estar circulada por tentáculos onde se concentram cnidócitos.

10 Quais são as classes dos cnidários? Hidrozoários

11 Cifozoários

12 Antozoários

13 Como é a reprodução dos cnidários? Reprodução Assexuada

14 Alternância de fases assexuada e sexuada

15 Reprodução Sexuada

16 SALVEM OS RECIFES DE CORAIS!


Carregar ppt "Cnidários ou Celenterados. Características Gerais Aquáticos, em sua maioria marinhos Aquáticos, em sua maioria marinhos Dotados de cnidócitos Dotados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google