A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cnidários. Definição Os cnidários são animais exclusivamente aquáticos, na grande maioria marinhos, fixos ou de vida livre, isolados ou coloniais. O filo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cnidários. Definição Os cnidários são animais exclusivamente aquáticos, na grande maioria marinhos, fixos ou de vida livre, isolados ou coloniais. O filo."— Transcrição da apresentação:

1 Cnidários

2 Definição Os cnidários são animais exclusivamente aquáticos, na grande maioria marinhos, fixos ou de vida livre, isolados ou coloniais. O filo é representado por cerca de 11 mil espécies, de hidras de água doce e medusas de apenas alguns milímetros a grandes medusas, que nadam livremente em mar aberto e chegam a alguns metros.O nome do filo (cnido = urtiga) refere-se a presença de células especiais, os cnidoblastos, cujo conteúdo, uma substância tóxica, paralisante, pode ser eliminado através de um longo filamento.

3 Alimentação Alimentação é feita através dos tentáculos, que capturam e encaminham para a boca os animais e plâncton. Movimentos da parede do corpo e dos flagelos das células digestivas permitem a mistura das secreções digestivas, liquefazendo as partes moles do alimento. As células digestivas recolhem, então, as pequenas partículas com a ajuda de pseudópodes, terminando a digestão intracelularmente. As partes duras, não afetadas, são libertadas pela boca, que funciona igualmente como ânus.

4 Locomoção A locomoção ocorre graças a fibrilas contrácteis das células epiteliais gastrodérmicas que permitem aos celenterados movimentos de contração e distensão do corpo e tentáculos. Nas formas medusóides, a contração do corpo provoca a expulsão de jatos de água através da boca; a medusa se desloca no sentido oposto ao jato de água, alternando contrações e distensões. Algumas formas polipóides (Hydra) deslocam-se por meio de verdadeiras cambalhotas: fixando a região oral soltam a região basal do substrato para novamente fixá-la em outro ponto.

5 Reprodução Reprodução assexuada: Brotamento.. Nesse processo a parede do corpo sofre uma evaginação, formando um broto que cresce e, após algum tempo, forma tentáculos e boca. Finalmente a base do broto se estrangula e o pequeno pólipo se destaca do genitor, tornando-se independente. Exemplo: hidras de água doce e em certas anêmonas marinhas. Reprodução sexuada: Os espermatozóides e os óvulos se formam a partir das células intersticiais. Os espermatozóides são libertados na água e nadam à procura do óvulo. Este, em certas espécies, também é liberado na água; em outras, porém, fica aderido ao corpo da mãe.A fecundação do óvulo por um espermatozóide origina o zigoto, que produz um embrião. Este se desenvolve e origina as formas adultas.

6 Ciclo reprodutivo Certas espécies de cnidários apresentam desenvolvimento direto. O zigoto origina diretamente um novo indivíduo, semelhante aos pais.

7 Característica do corpo de um cnidário Os animais pertencentes a este filo, embora já se possa falar em verdadeiros tecidos, não possuem órgãos. A sua simetria é geralmente radiada, podendo estes animais apresentar polimorfismo. Por vezes, há a formação de um esqueleto calcário - como nos corais. A forma do corpo dos cnidária varia segundo três tipos: pólipos e medusa. Enquanto os primeiros são sedentários de corpo tubular, com duas extremidades: uma onde se agarra às rochas e outra por onde se alimenta, os segundos já são de vida livre, de forma convexo-côncavo, com a boca na face côncava. É de referir que não existe ânus em qualquer das formas

8 Características Os cnidários são revestidos por uma epiderme. As células epitélio-musculares, desempenham uma função de proteção e contração da parede do corpo que ajuda a digestão extracelular. Possuem células sensoriais, que captam informação do meio externo. Os cnidoblastos e que se distinguem pelo fato de apresentarem um nematocisto utilizado para captura de alimento e para defesa, pois quando entra em atividade, provocada por um toque no cnidocilio, lança um filamento urticante com um líquido urticante tóxico - hipnotoxina - que paralisa a vítima a um simples contato.

9 Muito Perigosos

10 Alunos: Crislaine Olga Rivair dos Santos


Carregar ppt "Cnidários. Definição Os cnidários são animais exclusivamente aquáticos, na grande maioria marinhos, fixos ou de vida livre, isolados ou coloniais. O filo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google