A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico. É o conjunto de técnicas que permite implantar processos nas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico. É o conjunto de técnicas que permite implantar processos nas."— Transcrição da apresentação:

1

2 A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico. É o conjunto de técnicas que permite implantar processos nas indústrias, no cultivo de mudas, dentre outros, pela ação de microrganismos. Possui o conhecimento nas áreas de: microbiologiabioquímicagenéticaengenharia,químicainformática Engenharia Genética é o termo usado para descrever algumas técnicas modernas em biologia molecular que vêm revolucionado o antigo processo da biotecnologia.

3 Tanto o melhoramento quanto a modificação genética são técnicas da biotecnologia, porém com diferenças entre si. Principais diferenças: Melhoramento genético : trabalha com a diversidade genética dentro de uma mesma espécie, ou do mesmo gênero, com grandes semelhanças entre si. Geralmente é realizado por meio de cruzamento sexual, sendo os descendentes desse cruzamento selecionados, escolhendo-se apenas aqueles indivíduos que tenham as características desejadas, como maior produtividade, resistência a insetos ou doenças. Modificação genética: essa técnica, também conhecida como transgenia, foi introduzida em Na transgenia, seqüências do código genético são removidos de um ou mais organismos e inseridos em outro organismo, de espécie diferente. A principal implicação da transgenia é a quebra da barreira sexual entre diferentes espécies, permitindo cruzamentos impossíveis de ocorrerem naturalmente, como entre uma planta e um animal, uma bactéria e um vírus, um animal e um inseto, podendo resultar em efeitos imprevisíveis em seus processos bioquímicos e metabólicos.

4

5 Agricultura - adubo composto, pesticidas, silagem, mudas de plantas ou de árvores, plantas transgênicas, etc. Alimentação - pães, queijos, picles, cerveja, vinho, proteína unicelular, aditivos, etc. Química - butanol, acetona, glicerol, ácidos, enzimas, metais, etc. Eletrônica – bio-sensores Energia - etanol, biogás Meio Ambiente - recuperação de petróleo, tratamento do lixo, purificação da água Pecuária - embriões Saúde - antibióticos, hormônios e outros produtos farmacêuticos, vacinas, reagentes e testes para diagnóstico, etc.

6 É uma medida surgida no século XX, voltada para o controle e a minimização de riscos advindos da prática de diferentes tecnologias, seja em laboratório ou quando aplicadas ao meio ambiente. A Biossegurança é regulada em vários países no mundo por um conjunto de leis, procedimentos ou diretivas específicas. o Brasil, a legislação de Biossegurança engloba apenas a tecnologia de Engenharia Genética que é a tecnologia do DNA ou RNA recombinante estabelecendo os requisitos para o manejo de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), para permitir o desenvolvimento sustentado da Biotecnologia moderna.(OGMs) A Lei 8974 de Janeiro de Lei de Biossegurança estabelece as diretrizes para o controle das atividades e produtos originados pela tecnologia do DNA recombinante. Estabelece ainda que compete aos órgãos de fiscalização do Ministério da Saúde, do Ministério da Agricultura e do Ministério do Meio Ambiente a fiscalização e a monitorização das atividades com OGMs, bem como a emissão de registro de produtos contendo OGMs ou derivados, a serem comercializados ou liberados no ambiente. Home Page: 8974www.ctnbio.gov.br O fundamento básico da Biossegurança é estudar, entender e tomar medidas para prevenir os efeitos adversos da moderna biotecnologia, sendo prioritário proteger a saúde humana, animal e o meio ambiente, para assegurar o avanço dos processos tecnológicos.

7

8 Produção:Hormônio de crescimento humano.InterferonsInsulina humanaVacinasBioinseticidas

9 Tecnologia que utiliza agentes biológicos, particularmente os microrganismos, para remover poluentes tóxicos do ambiente, principalmente do solo e da água. Os poluentes são decompostos em substancias atóxicas por meio do metabolismos microbiano.

10 Técnicas do DNA recombinante. É a técnica que permite a introdução de genes de uma espécie em outra diferente. Os eventuais impactos negativos sobre o ambiente, a saúde pública e a sociedade e seus potenciais valores positivos são controvertidos.

11

12

13

14

15

16 Esquema abaixo Apresenta os padrões de DNA de um casal (mãe e pai) e seus quatro filhos: F1- filho biológico do casal, F2 - filho somente da mãe, F3 - filho biológico do casal F4 - filho adotivo do casal. O exame de paternidade baseia-se na identificação de marcas genéticas específicas que podem ser encontradas no DNA de células sanguíneas da mãe, do filho e do suposto pai. PCR


Carregar ppt "A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico. É o conjunto de técnicas que permite implantar processos nas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google