A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fósseis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fósseis."— Transcrição da apresentação:

1 Fósseis

2 INDICE Introdução Como se chamam as pessoas que estudam os fósseis?
Como se estudam fósseis? Qual a importância da paleontologia? Tipos de fossilização Importância dos fósseis e seus tipos

3 Introdução Fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, como moldes do corpo ou partes deste e pegadas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registo fóssil.

4 A palavra "fóssil" deriva do termo latino "fossilis" que significa "ser desenterrado". A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia. A fossilização raramente ocorre porque a matéria orgânica dos seres vivos tende a ser rapidamente decomposta.

5 Logo, para que um organismo seja fossilizado, os restos devem ser cobertos por sedimentos o mais rápido possível. Existem diferentes tipos de fósseis e diferentes processos de fossilização.

6 Como se chamam as pessoas que estudam os fósseis?
Os cientistas que fazem o papel de detectives de fósseis são chamados de Paleontólogos, pois o ramo da Geologia que se dedica ao estudo dos fósseis chama-se Paleontologia.

7 Qual a importância da paleontologia?
A paleontologia é a ciência que estuda os organismos que povoaram a terra ao longo do tempo e cujo os restos e marcas de actividade se encontram preservados nos sedimentos. A paleontologia interessa à biologia pois permite estudar a evolução dos seres vivos. Para o estudo dos animais que outrora habitaram o planeta não são só os seus fósseis que são importantes mas também as marcas deixadas da sua actividade ou seja, as pegadas e as pistas.

8 Os tipos de fossilização são:
Moldagem: As partes duras dos organismos vão desaparecendo deixando nas rochas as suas marcas (impressões), ou seja, o organismo é destruído mas o molde persiste. Como é conhecido existem dois tipos principais de moldes, o externo em que a concha fica imprimida nos sedimentos sendo posteriormente removida, e o interno em que os sedimentos cobrem a concha que depois é removida ficando apenas o molde da superfície interna. Existem ainda o contra-molde que é o molde do molde externo.

9 Mumificação: ou preservação total:
Os restos dos organismos preservam-se total ou parcialmente, normalmente em materiais como o âmbar (resina fóssil), o gelo, turfa, etc. Mineralização: As partes duras dos organismos tais como ossos, conchas desaparecem ficando no lugar deles minerais. São transportados em águas subterrâneas. Os troncos das árvores são bons exemplos deste tipo de fossilização.

10 Marcas fósseis: São pegadas ou até excrementos fossilizados.

11 Importância dos fósseis e seus tipos
Os fósseis não têm todos a mesma importância nos estudos geológicos. Uns são indispensáveis para datar acontecimentos à escala mundial, outros para definir ambientes de sedimentação. Por isso, eles foram classificados em dois tipos, de acordo com a sua importância geológica: Fósseis de idade: espécies que só existiram durante um curto espaço de tempo, e que assim servem para determinar com precisão as características desse período. Fósseis de ambiente (ou de fácies): espécies que só conseguiram viver num determinado tipo de habitat e que assim servem para determinar com precisão as características desse habitat.


Carregar ppt "Fósseis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google