A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de Fossilização. CONDIÇÕES FAVORÁVEIS AO PROCESSO DE FOSSILIZAÇÃO Soterramento rápido após a morte; Ausência de decomposição bacteriológica; A composição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de Fossilização. CONDIÇÕES FAVORÁVEIS AO PROCESSO DE FOSSILIZAÇÃO Soterramento rápido após a morte; Ausência de decomposição bacteriológica; A composição."— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Fossilização

2 CONDIÇÕES FAVORÁVEIS AO PROCESSO DE FOSSILIZAÇÃO Soterramento rápido após a morte; Ausência de decomposição bacteriológica; A composição química e estrutural do esqueleto (partes biomineralizadas por carbonatos, fosfatos, silicatos) Organismos constituídos por materiais orgânicos resistentes, como a quitina e a celulose; O modo de vida; As condições químicas que imperam no meio. Quantidade e tipos de substâncias dissolvidas na coluna de água ou nas águas que percolam os sedimentos. Na grande maioria dos casos é justamente o processo de precipitação de compostos minerais que promove a fossilização dos organismos. –Após o fóssil ser formado: fatores que favorecem sua destruição nas rochas: águas percolantes, agentes erosivos, vulcanismo, eventos tectônicos e metamorfismo;

3

4 Tipos de fossilização Vestígios (icnofóssil): pegadas, coprólitos, impressão, molde, contramolde; Restos (somatofóssil): –Partes duras: De Sílica (SiO2): espículas de algumas esponjas; De carbonato de cálcio (CaCO3): –calcita ou aragonita: placas esqueléticas de equinodermas e conchas de moluscos; –de quitina: exoesqueleto dos insetos; Restos vegetais apresentam-se sempre dissociados no registro fóssil, dificultando o estuda da planta como um organismo completo. –Partes moles: raro. Águas ricas em cálcio, âmbar, dessecação ou mumificação e criopreservação.

5 Vestígios – Impressão

6

7 Sem adição de material IMPRESSÃO Vestígios – Impressão

8 Vestígios – Pegadas

9

10 Vestígios – Coprólitos

11 Vestígios – Molde

12 Vestígios – Contra-molde

13 Trilhas Trilhas

14 Pág. 26

15 Tipos de Fossilização Restos p. 25

16 Conservação Total Âmbar (Terciário) Sem adição de material

17 Conservação Total Criopreservação Sem adição de material

18 Conservação Total – partes moles Mumificação Sem adição de material

19 Conservação Parcial – partes duras Incrustação

20

21 Conservação Parcial – partes duras Permineralização Recristalização

22 Conservação Parcial – partes duras Substituição

23 Conservação Parcial – partes duras Substituição

24 Conservação Parcial – partes duras Substituição

25 Processos de Fosssilização O Registro Fóssil

26 Condições desfavoráveis ao processo de fossilização: agentes erosivos (ventos, iluminação intensa, altas temperatura); agentes erosivos (ventos, iluminação intensa, altas temperatura); vulcanismo; eventos tectônicos (terremotos, orogenia, maremotos) metamorfismo águas percolantes corrosivas solos de natureza ácida (florestas tropicais)


Carregar ppt "Tipos de Fossilização. CONDIÇÕES FAVORÁVEIS AO PROCESSO DE FOSSILIZAÇÃO Soterramento rápido após a morte; Ausência de decomposição bacteriológica; A composição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google